Após treze anos à frente da Diocese de Juazeiro, Dom José Geraldo anuncia seu substituto

0

DOM JOSÉ GERALDO3

Prestes a completar 75 anos, o Bispo da Diocese de Juazeiro (BA), Dom José Geraldo da Cruz, anunciou na manhã de hoje (17), em entrevista coletiva, que deixará o posto e que em seu lugar assumirá o novo Bispo Frei Carlos Alberto Breis Pereira, de 50 anos, que atualmente ministra a Província Santo Antônio, no Recife. Dom José Geraldo explicou que o motivo de sua saída está diretamente ligada ao Direito Canônico, que prevê que ao completar 75 anos, no dia do aniversário, o Bispo seja substituído.

novo bispoSegundo Dom José Geraldo, que está prestes a completar treze anos à frente da Diocese de Juazeiro, o novo Bispo só tomará posse no dia de sua saída, marcada para 8 de agosto próximo, mesma data de seu aniversário. O novo Bispo é Franciscano, natural de Santa Catarina, e tem longa trajetória na região Nordeste, sobretudo em Pernambuco.

Deixando claro que Dom Frei Carlos não foi o nome sugerido por ele, Dom José Geraldo informou que a região ganhará muito. Ele acredita que o novo Bispo desenvolverá um bom trabalho na cidade. “A gente não faz o nosso sucessor, mas vocês estão recebendo um grande presente. A gente não ia trazer gente de fora, alheia à nossa realidade nordestina”, comentou Dom José Geraldo. “Antes de assumir, ele não terá autoridade para tomar decisões, pois será nomeado Vigário Geral, para depois assumir como Bispo, mas isso só no dia 8 de agosto”, frisou.

DOM JOSÉ GERALDODurante a coletiva, Dom José Geraldo falou sobre seu trabalho à frente da Diocese e disse que sua mãe não acreditava que ele pudesse ser feliz num local “tão pequeno” como Juazeiro. “Ela dizia que aqui era muito pequeno pra mim, mas eu nunca enxerguei assim. Agora, eu sou juazeirense e é aqui que vou continuar morando”, pontuou.

Conquistas

Como representante maior da Diocese, o Bispo destacou vários trabalhos e conquistas, a exemplo da revitalização de pastorais, acompanhamento das comunidades, Pastoral Rural, elaboração dos Distritos Diocesanos e também na questão da regularização fundiária, “reivindicando o que é direito da Igreja”, disse.

Dom José Geraldo ainda destacou a construção do Palácio Episcopal (residência oficial do Bispo), que está com obras em fase de conclusão e deve ser inaugurada até o final de março próximo, mês em que o novo Bispo deve fazer sua primeira visita a Juazeiro para o  Encontro Diocesano. O perfil completo do novo Bispo pode ser conferido acessando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

dezesseis − 5 =