Após obras no Lacen, Bahia poderá realizar mil testes para o novo coronavírus por dia

por Carlos Britto // 24 de abril de 2020 às 17:30

Foto: Paula Fróes/GOVBA

O Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) em Salvador entregou, nesta sexta-feira (24), sua nova ala. Com isso, aumenta a capacidade do Estado de processar testes para o novo coronavírus (Covid-19), saltando de 400 para 1.000 exames por dia.

Para o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, “o investimento superior a R$ 2 milhões, em obras e equipamentos, tornou o Lacen o maior laboratório do País em capacidade de realização de exames da Covid-19, e foi idealizado de forma preventiva para o Estado, ainda em janeiro, quando a China divulgou o início da pandemia mundial”.

Ainda de acordo com Vilas-Boas, “esse primeiro pilar, que é o do diagnóstico, compreendeu a construção deste prédio, a ampliação do laboratório de biologia molecular, a aquisição de novos equipamentos e a contratação de insumos. Isso alçou o Lacen da Bahia ao principal laboratório público estadual do Brasil na capacidade de realizar exames para coronavírus”.

De acordo com a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, a unidade tem recebido uma média de 400 exames diariamente, e, com a ampliação, a expectativa é atender até mil pacientes por dia. “Essa nova ala comporta não apenas o setor de biologia molecular, que faz todos os exames de coronavírus, HIV, hepatites e outras doenças, mas, também na parte superior, está montado um laboratório de vigilância sanitária, que faz análises químicas de água, de alimentos, produtos de limpeza, entre outros”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários