Após destruírem objetos de terreiro de candomblé em Juazeiro, vândalos deixam recado ameaçador: “Vamos derrubar sua casa”

15
Recado ameaçador deixado por vândalos. (Foto: Divulgação)

O Terreiro de Candomblé Abaça Caiango Macuajô, ainda em construção no Bairro Sol Levante, em Juazeiro (BA), foi novamente alvo de intolerância religiosa. Segundo o babalorixá Emerson Oliveira da Silva Maia, 35 anos, o fato aconteceu na última terça-feira (26). Durante a ação, vários objetos sagrados foram destruídos.

Emerson procurou a Polícia Civil (PC) e fez um Boletim de Ocorrência (BO). Além disso, ele denunciou o fato junto ao Conselho da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Juazeiro. Um grupo de conselheiros esteve no local, ontem (28), e constatou os atos de violência. Agora, o COMPIR encaminhará a acusação ao Ministério Público da Bahia (MPBA). Peritos da PC também já estiveram no local e em 15 dias deverão divulgar o laudo técnico.

Segundo Maia, desde março deste ano o local vem sendo alvo de atos dessa natureza. “Já ocorreram três investidas“, afirma o babalorixá. Nessa última investida, a ação foi ainda pior. Num pedaço de madeira, os invasores deixaram uma frase ameaçadora, escrito a lápis: “da próxima vez, vamos derrubar sua casa“.

Outra denúncia

Essa foi a segunda denúncia de violência contra terreiros recebida pela COMPIR neste mês de junho. A acusação anterior foi contra o terreiro Ilê Abasy de Oiá Gnan, liderado pela Yalorixá Adelaide Santos, 66 anos, localizado na Rua dos Coqueiros, 245, bairro do Kidé.

Conselheiras do COMPIR fazem visita ao terreiro do babalorixá Emerson Oliveira (Foto: Divulgação)

O local continua sendo apedrejado – como este Blog já mostrou -, mesmo após formalização da denúncia junto às policias Civil e Militar e ao MPBA. Inclusive, no último dia 14 de junho o COMPIR e representantes de vários segmentos religiosos fizeram uma vigília no terreiro e todos ouviram o som de pedras jogadas contra o telhado.

15 COMENTÁRIOS

  1. Bom, violência jamais…. até porque cada um dará conta de sí para DEUS!
    Agora, todos sabem e é público que terreiros invocam satanás.
    Nem satanás aceita que não se diga porque satanás tem orgulho de ser quem é.
    Então, as consequências espirituais são terríveis porque todo o bem que SATANÁS faz SEMPRE será de todo,mal porque SATANÁS trabalha com a vingança e quer SEMPRE sangue.
    Não se deve mexer com SATANÁS porque é próprio dele matar roubar destruir para obter seus objetivos, para uns e para outros.
    Engana-se quem pensa que as coisas com SATANÁS se resolvem.
    Exemplo- uma pessoa ofendida pede ajuda p SATANÁS ou dinheiro posição, SATANÁS ajuda tirando de outro pois nada de si tem, SATANÁS trabalha com o desamor. Aí, se a outra parte pedir ajuda para SATANÁS e não para DEUS, SATANÁS vai ajudar também a outra parte e a guerra não para e o diabo vai rindo pois o que lhe IMPORTA é sempre a desgraça
    Taí bem desenhado.
    Me fiz inimigo por falar a VERDADE?
    Precisamos de deixar os caminhos odientos e parar de odiar pois o ódio é a matéria prima de satanás!
    Glória à DEUS!?

    JESUS CRISTO RESSUSCITADO, O REI DOS REIS, O SENHOR DOS SENHORES, O PRÍNCIPE DA PAZ É QUEM PODE DAR A VITÓRIA VERDADEIRA E SÓ DARÁ NA NOVA E ETERNA ALIANÇA!
    ORO POR TODOS.
    DO AMIGO DAVID

    • Meu amigo que comentário mais infeliz de sua parte .
      Tenha conhecimento e não discrimine aquilo que você não conhece e muito menos tem potencial para dizer algo .
      O candomblé não mexe com Satanás , primeiro porque Satanás é uma figura cristã judaica e não africana .
      No candomblé se cultua a natureza e ancestrais mais se adora a Deus .
      Somos monoteístas assim como os judeus , cresça na graça e no conhecimento colega antes de afirmar algo .
      Agora também vou lhe informar algo que talvez você não saiba , o rei da Nigéria é crente protestante como você mais respeita o candomblé .
      Seja o último se quiser seroprimeiro !

      • Caro Rafael, o tolo se faz de sábio, só se faz para se aparecer, pois não é capaz de compreender e nem diferenciar o que é monoteístas de politeístas e tão pouco o qual ele faz parte se do pentecostal ou do neopentecostal apenas falar tolices e assim nos fazem sentir a vergonha aleia diante dos seus comentários pobres e chulos que teme o satanás aleio porem não teme o satanás que abita nele.. é simples! o repeito é base de tudo, não vejo ninguém aqui no brasil ir a uma mesquita muçulmana aferir ofensas, pq ? nesse ponto eles já sabem que a terceira lei de Newton funciona.

    • Que comentário mais pobre. Espero que o Senhor goste de ler e procure saber mais sobre a história e como é a religião alhei e independente de qualquer coisa quem julga é Deus é não o homem. Eu tenho certeza que o Senhor não iria querer ver seu templo destruído por pessoas que não conhecem a sua verdade.

  2. Isso é um absurdo! Onde iremos parar meu povo, cada um tem seu livre arbítrio. Futuramente quem fez isso será cobrado, por que Deus é os orixás não dormem. Quem planta vento colhe tempestade. #Diga não ao preconceito religiosos.

  3. Mesmo assim adoraremos os orixás podem derubar os templos aonde os orixás são invocado mais não podem derubar os orixás do tempo aonde todos serão punidos por tempestades terremoto etc.

  4. Boa tarde. Nossa é muito triste mesmo ver notícias tristes como esta. Que os Orixás se apiedem destes seres de coração tão escuro. e mostrem a eles que hoje somos pedras amanhã podemos ser vidraça. o Terreiro que eles destroem hoje, pode ser o auxílio que vão precisar amanhã.

  5. Se as autoridades não entrarem de forma ostensiva, vai começar a ter problema de verdade. A Bahia não pode deixar sua identidade cultural sofrer assim….um abuso. Tem debidenrificar os agressores. Câmeras de segurança pública devem ser instaladas em bairros que contém os terreiro para que a história é patrimônio sejam preservados. Isso é crime e um ultraje!

  6. Sou cristão, porém respeito a fé e a crença de cada um,possuo amigos em diversas religiões, inclusive ateus, graças a Deus eu convivo bem com todos eles, pois sei que todos nós somos filhos de Deus e Ele é Dono e sabe de todas as coisas,a Paz a todos, mais amor por favor.

  7. Não posso acreditar em intolerância religiosa,esim em maldade mental , o espiritimos o cristianismo , evangelho, são crença para reforça , alimentar a necessidade de cada um , deixá-los a umbanda , candomblé , cristã e o evangélico alimentar a união e não a desavenças entre ser humanos,nas paz irmãos de carne .

  8. Esse retardado, falando de satanás. Justificando a própria maldade com comentário infeliz desse, acha que está agradando a Deus???? É sério isso? Tu estás a cometer tanto delírio que penso ser o enviado do satanás! Vá se tratar seu doente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome