Após cerca de 10 anos, embarcação finalmente é retirada da Orla de Juazeiro

0
(Foto: Divulgação)

Após cerca de 10 anos, finalmente a embarcação Costa e Silva foi retirada da Área de Preservação Permanente (APA) da Orla de Juazeiro (BA). A conclusão dos trabalhados aconteceu hoje (1º/11), após a justiça conceder uma liminar determinando a retirada da barca do local.

Como este Blog mostrou outras vezes, o processo para retirada contou com notificações e multas lavradas pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), mas com a não realização foi preciso a Prefeitura Municipal acionar o Ministério Público para que os responsáveis pudessem cumprir a determinação.

Segundo a Prefeitura, na última quarta-feira (30/10) os responsáveis começaram a suspender a embarcação para lançá-la ao Rio São Francisco, mas por um erro de cálculo a embarcação ficou a menos de 2m da água. Uma equipe de fiscalização da Semaurb realizou visita no local e em conversa com os responsáveis pela embarcação foi decidido que até este fim de semana ela seria retirada, trabalho que foi concluído na manhã desta sexta-feira.

Parque Fluvial

Com a área livre será possível concluir a obra do Parque Fluvial que teve que ser interrompido no espaço onde a barca estava. Com a retirada, a Secretaria de Obras do município poderá conduzir a construção da pista para ciclovia e caminhada, bem como dar andamento às demais fases do parque.

Para o secretário da Semaurb, Jadson Barros, a saída da embarcação é um marco para a cidade. “A embarcação estava há anos ancorada e além de proporcionar insegurança para as pessoas que usam a orla para caminhada ou contemplar a beleza do Rio São Francisco, proporcionava ainda um cenário de não beleza contradizendo com o que representa a nossa Orla, as margens do velho Chico. Agora a embarcação voltou para seu lugar de origem. O lugar dela é no rio”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome