Aplicativo do HU alerta pacientes com atendimento agendado

por Carlos Britto // 22 de março de 2019 às 06:40

Desde o mês de novembro de 2018, os pacientes do Hospital Universitário (HU) vêm recebendo mensagens em seus celulares com lembretes sobre o agendamento de consultas ambulatoriais e exames. A ferramenta foi desenvolvida pela unidade médica para evitar a abstenção aos atendimentos, que chegaram a uma média de 41% no ano passado, para as primeiras consultas.

Segundo o chefe da Unidade de Processos e Sistemas do HU, Renato Cruz, são enviados em média 200 mensagens de texto por dia, alertando sobre a data e o horário marcados para o comparecimento do paciente. O HU é o primeiro da rede de hospitais universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) a usar este tipo de sistema.

Em 2018 o HU realizou 32.140 consultas médicas, de 24 especialidades, e 237.832 exames. Apesar disso, a unidade não consegue atender a grande demanda por atendimentos da população do Vale do São Francisco.

Recebemos pacientes de 53 municípios e, infelizmente, não temos condições de atender a todos. Quando um paciente marca uma consulta e não comparece, ele prejudica dezenas de pessoas que estão aguardando na fila de espera. Com a ferramenta de mensagens, reduzimos significativamente as ausências. Além disso, esperamos que as pessoas nos informem quando não poderem comparecer para que possamos reorganizar as marcações”, explicou a chefe da Unidade de Regulação Assistencial, Giselle Melo.

Contato

Para esclarecimentos de dúvidas ou agendamentos, os usuários devem procurar a Policlínica do HU-Univasf no endereço Rua: André V. de Negreiros, bairro Maria Auxiliadora, Petrolina-PE, telefones: (87) 2101-6511/2101-6514/2101-6585.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *