Aplicativo desenvolvido em Pernambuco alerta e calcula risco de contaminação pelo novo coronavírus

0

Está disponível mais uma solução no combate ao novo coronavírus: o Dycovid – Dynamic Contact Tracing. Trata-se de um aplicativo que realiza o mapeamento do risco de contaminação por meio da identificação de proximidade entre os celulares das pessoas de forma totalmente anônima e com garantia total de privacidade, levando em consideração a duração desse encontro. 

O APP, que já está disponível de maneira gratuita para celulares Android e em breve na loja da Apple, foi desenvolvido durante o Desafio Covid-19 – iniciativa de inovação aberta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Porto Digital e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que apoia o desenvolvimento de tecnologias para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Os principais benefícios do Dycovid são interromper a transmissão contínua e reduzir a propagação de uma infecção, alertar os contatos sobre a possibilidade de infecção e oferecer aconselhamento preventivo ou cuidados profiláticos, diagnóstico, aconselhamento e tratamento a indivíduos já infectados e aprender sobre a epidemiologia de uma doença em uma população específica.

“A partir do momento que o usuário é sinalizado como portador do novo coronavírus, nós espalhamos para o grupo de pessoas que tiveram contato com ele um alerta sobre o seu risco de contaminação, com dicas de prevenção e, futuramente, necessidade de realização de testes”, diz Matheus Rodrigues, um dos desenvolvedores da ferramenta. Além de acompanhar o seu nível de risco, o usuário tem acesso à um guia customizável com informações sobre o novo coronavírus, que é possível compartilhar com amigos e familiares. “O guia, por exemplo, se adapta ao risco que o usuário está passando”, completa Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome