Apicultores sertanejos participam até amanhã de encontro estadual em Araripina (PE)

0

apicultoresProdutores de mel do Sertão do Araripe estão reunidos até amanhã (13), no município de Araripina (PE), no 9º Encontro estadual de Apicultura. O evento começou na manhã desta quarta-feira (12) com mesas redondas, seminários e palestras com representantes do Sebrae-PE, apicultores convidados e pessoas ligadas à área.

O evento acontece no Centro Tecnológico do Araripe, no bairro Vila Santa Isabel, e tem como tema “Pernambuco: uma colmeia de desenvolvimento”. A programação é composta de minicursos, palestras e exposições, além de visitas técnicas e debates com produtores, empreendedores e pesquisadores.

Uma das propostas do encontro é o incentivo em relação às práticas apícolas e fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura, tanto no Sertão do Araripe como no restante do Estado.

Entre os temas que serão discutidos estão a atuação nacional e regional do Sebrae no setor apícola; a viabilidade da atividade no Estado; o manejo apícola de alta produtividade; a colheita higiênica do mel, entre outros.

Economia

A apicultura é uma atividade econômica viável que não degrada o meio ambiente, sendo considerada uma das poucas que incentivam a preservação da flora. Em Pernambuco, apesar da forte estiagem que prejudicou a atividade em 2011 e 2012, a cadeia está se reerguendo, recebendo investimentos de instituições de fomento, desenvolvimento e pesquisa.

Reconhecido pela vocação no setor apícola, o Sertão do Araripe é formado por onze municípios produtores de mel que respondem por 75% da produção do Estado. Em 2011, a região produziu 1.753 toneladas do produto, fazendo com que Pernambuco passasse de 9º para 8º maior produtor de mel do Brasil, com 2.350 toneladas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome