Apesar de números galopantes, Petrolina tem mais curados que infectados pelo novo coronavírus

3
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

O boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou nesta segunda-feira (29) mais 46 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina, chegando ao total de 861. Esse número corresponde a 667 confirmações por testes rápidos da prefeitura. Os novos pacientes são 25 do sexo feminino (entre 6 meses de vida e 79 anos) e 15 do sexo masculino (entre 33 e 62 anos); destes, 8 são detentos. Ainda foram computados 6 resultados laboratoriais. Os pacientes são 4 do sexo feminino (entre 45 e 48 anos) e dois do sexo masculino (61 e 40 anos). Apesar dos números galopantes, nem tudo é só preocupação.

O número de pessoas curadas da covid-19 superou o número de casos ativos em Petrolina. O boletim de hoje mostra que a cidade registrou 434 curados, enquanto outros 401 pacientes seguem em acompanhamento – 93,1% em isolamento domiciliar e 6,9% em hospitalização. Esse número de recuperados representa 54% do total de casos confirmados até o momento.

Os dados apontam um crescimento linear em relação ao número de óbitos por Covid-19 em Petrolina, diferentemente de outras cidades do Estado, que mostram uma curva exponencial. Por isso, a maior cidade do Sertão continua tendo a segunda menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre as aquelas do Nordeste com mais de 200 mil habitantes: 3,02% (26 óbitos).

Critério de cura

Petrolina segue as recomendações do Ministério da Saúde e utiliza o padrão mundial, que leva em conta o tempo passado desde o diagnóstico (quarentena) e 72 horas sem sintomas. Após análise dos casos, aqueles que estão dentro desse critério são considerados curados clinicamente.

Internamentos

A prefeitura divulgou também a ocupação dos leitos para a Covid-19 nas redes pública e privada de Petrolina.

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber qual é bom protocolo utilizado quando uma pessoa chega no hospital relatando que está com sintomas do covid?
    Se é mandado pra casa tomar dipirona, e instruído a voltar quando estiver mal, ou seja, quando a doença já se tiver progredido para uma fase pior, ou medicando devidamente com drogas que suprimem a doença?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome