Anvisa autoriza liberação de testes de vacina chinesa contra o novo coronavírus

5
EFE/EPA/Matteo Corner

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (3) a realização de testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. O pedido de liberação, feito pelo Instituto Butantan, foi anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria, no dia 11 de junho. Em nota, a Anvisa diz que os testes devem ser desenvolvidos em diferentes locais do Brasil.

A vacina CoronaVac, produzida a partir de cepas inativadas do novo coronavírus, está na terceira fase de testes, quando a vacina já pode ser administrada a um número maior de pessoas. O estudo clínico envolverá 9 mil voluntários distribuídos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Parte delas receberá a vacina e outro grupo deve receber um placebo, sem efeito. O objetivo é verificar se há o estímulo à produção de anticorpos para proteção contra o vírus.

A Anvisa afirma que os estudos da primeira e segunda fases, realizados em humanos saudáveis e em animais, mostraram segurança e capacidade de provocar resposta imune “favoráveis“.

Na segunda-feira, 29/06, o Instituto Butantan disse que, após o aval da Anvisa, o programa de testagem ainda terá de passar por um conselho ético que vai validar a metodologia da testagem em humanos. Segundo a assessoria do instituto, a validação poderá ser feita pelo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), ligada ao Ministério da Saúde, ou pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPesq), que é vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

Custo

O custo da testagem é estimado em R$ 85 milhões e prevê a transferência de tecnologia para que a vacina chinesa possa ser produzida no Brasil. Esta é a segunda vacina a receber autorização para testes no País. Em junho, a Anvisa liberou a realização de ensaios clínicos de uma vacina produzida na Universidade de Oxford, na Inglaterra. (Fonte: Agência Estado)

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não tomaria essa vacina Chinesa nem que fosse a única na face da Terra, só esse Dória que é canalha igual a eles, foi enganado pelos Chineses, compraram respiradores que não funcionam e, ainda continuam acreditando nos malditos CHINESES COMUNISTAS. Eles criaram o Covid19 e, como não está de acordo com o que eles imaginaram, estão mandando um reforço pra matar mais pessoas e mais rápido. São canalhas esses Chineses, não merecem confiança nenhuma, só petistas COMUNISTAS confiam neles, todos esses vírus, SARS, Gripe suína, HAN1 foram todos originados da China e, já tem outro novo por lá depois do Covid19 que promete matar mais gente!

    • Bolsonaro isentou chineses de visto, vendeu ativos de energia elétrica para a China, liberou a Huawei de participar de oferecer 5G ao Brasil, e tu ficou calado né bovino?

  2. O Bozo, assim como “Nove Dedos” possui uma massa que coloca da forma que quer. Além de manobrados, são cegos e muitíssimos limitados da capacidade de reflexão.
    O povo brasileiro pagou um preço muito alto para tirar os ladrões do dinheiro público do poder.
    Quem tem um mínimo de discernimento vai tentar outra mudança.
    Embora ainda não tenha se revelado, mas deve existir pessoa com habilidade política, honestidade, coragem e liderança para entrar nessa tarefa e merecer nosso voto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome