Ambientalista Vitório Rodrigues prevê cenário preocupante sobre Velho Chico: “Eu já alertava há 20 anos”

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2014 às 15:01

vitórioEm seu Facebook, o ambientalista e radialista Vitório Rodrigues divulgou um cenário preocupante sobre a forte estiagem que atinge o Rio São Francisco.

Segundo Vitório, estudos realizados por pesquisadores do Alto São Francisco dizem que, se não chover em novembro na região das nascentes do Velho Chico, pelo menos cerca de 40 km dele deverão secar por completo, acima da barragem de Três Marias (em Minas Gerais).

“Olha gente, eu venho alertando há mais de 20 anos, para o problema do Velho Chico e muitas vezes fui tachado de ‘ecoxiita’, só que nunca imaginei que fosse viver o suficiente para testemunhar a morte desse grandioso manancial. Sempre apontei que isso poderia acontecer num futuro bem distante, infelizmente estou presenciando isso agora, mas não fui eu que já vivi demais, pois só tenho 58 anos, é a morte do rio que está se antecipando. As pessoas sempre acusam as estiagens prolongadas como responsáveis pelo “secamento” das nascentes, e isso tem fundo de verdade, mas as estiagens são naturais e sempre existiram e vão continuar existindo. Porém o agravamento se dá por conta do uso sem critério de seus recursos ambientais/naturais. Tais como, desmatamento sem controle, extração mineral, praticas agrícolas e pecuárias desordenadas, exploração imobiliária quase que dentro do rio, poluição etc. Na condição de defensor da vida desse rio, só Deus sabe o que eu tenho sofrido. Mas eu não vou desistir, eu preciso que meus netos também usufruam das benesses oferecidas pelo nosso amigo ‘Velho Francisco’. Creio em Deus e Ele vai permitir sua sobrevivência”, escreveu Vitório.

Ambientalista Vitório Rodrigues prevê cenário preocupante sobre Velho Chico: “Eu já alertava há 20 anos”

  1. cesar disse:

    O pior de tudo é os politicos até o momento não ter nem um projeto de revitalização do rio.

  2. manuel passos disse:

    Os culpados: Lula, PT, Dilma e as ONGs amestradas e sedentas por mordomias. Não investiram em ações para recuperar o Rio.
    Sabe quando o povo vai acordar: quando ocorrer colapso no serviço de agua e de energia.

  3. Cicero Lopes disse:

    Algumas ações: retirar os esgotos do Rio.
    Transposição do Tocantis para o São Francisco.
    Iniciar a recuperação das matas ciliares em toda a bacia (levará uns cinco anos, pois arvores não crescem da noite pro dia)
    Disciplinar o uso de agua.
    INVERTER a matriz energetica: somos a unica região semiárida que exporta agua em forma de anergia (por Paulo Afonso) para as metropoles, as custas do nosso povo sofrido.
    Ou isso é feito ou bye bye civilização do Vale do São Francisco

  4. Juliana Moraes disse:

    A culpa é do governo anterior a este, que não investiu em ações de revitalização.
    Há, e do anterior ao anterior também, pelo mesmo motivo

  5. amigo disse:

    tudo é impossível até que alguém deem o primeiro passo. Acredito na sociedade organizada, dando o primeiro passo. tudo que tem acontecido no Brasil, de melhora sempre iniciativa da população.

  6. Jussi disse:

    É culpa é do governo sim quando não se cria políticas publica para a manutenção das matas ciliares, dos esgotos jogados no Rio sem o devido tratamento, das margens que são desmatadas. mais principalmente do povo que faz mal uso da agua acham que não vai acabar. A sociedade tem que ter responsabilidade e educação e cuidar do pouco que ainda temos.

  7. Jussi disse:

    Sou a prova que o professor Vitório Rodrigues a anos que luta e tenta sensibilizar os políticos e o povo quanto a situação do nosso Rio São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários