Aliada a tecnologia, Unimed ajuda pacientes a não faltar consultas

por Carlos Britto // 10 de setembro de 2020 às 14:32

Foto: CLAS Comunicação/divulgação

Esquecimento, imprevistos, desconhecimento da importância do retorno ou até uma simples melhora do quadro clínico. São muitos os motivos quando o assunto é a falta do paciente à consulta marcada. Considerada uma das reclamações mais constantes dos consultórios médicos, a confirmação de consulta e o não comparecimento do paciente também causa uma série de outros problemas e prejuízos ao setor de saúde, desencadeando um ciclo de reações em série. A falta ao compromisso agendado compromete o tempo das consultas, as filas de espera, os pedidos de exames, os acompanhamentos médicos e até a conclusão de tratamentos.

Com um índice de absenteísmo estimado em até 40%, em média, o não comparecimento no Brasil varia de acordo com o tipo de paciente e a especialidade médica.

De acordo com o diretor de Marketing da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Aires, existem diversos mecanismos para manter uma relação de confiança e credibilidade entre o paciente, o médico e a organização de saúde. “Partimos do princípio em que o paciente atravessa um momento delicado que invariavelmente gera ansiedade. Em resposta, devemos lançar mão de recursos tecnológicos para otimizar todo o processo de atendimento”, ressaltou.

O diretor acrescentou ainda que hoje são feitas ligações telefônicas para confirmação de consultas e contatos WhatsApp. Algumas clínicas mantêm envio de mensagens SMS e até e-mail para pacientes. A próxima ferramenta será o aplicativo próprio da Unimed VSF, com notificações e confirmação automática no sistema, sem interferência de funcionário ou call center. “Estamos implantando uma plataforma ligada ao aplicativo via celular nos serviços próprios e posteriormente com todos médicos cooperados que aderirem. Com este recurso o beneficiário pode confirmar ou desmarcar com antecedência. Assim o paciente dificilmente deixará de avisar quando não puder comparecer a uma consulta ou procedimento”, concluiu Francisco Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários