A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará na próxima semana uma eleição suplementar da Mesa Diretora para escolher o novo 4º secretário da Casa, posto deixado pelo deputado Alberto Feitosa (PL) no mês passado após ele assumir a presidência da comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ).
De acordo com o regimento interno da Alepe, Feitosa não poderia ocupar os dois espaços simultaneamente. Ele renunciou ao posto na direção assim que assumiu a presidência da comissão, no dia 15 de fevereiro. O favorito para assumir a 4ª presidência agora é o deputado Izaías Régis (PSDB), que era líder do governo até o final da legislatura passada.
A articulação em torno do nome de Izaías foi conduzida pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, seu correligionário de PSDB. A opção recebeu amplo respaldo entre os parlamentares, sem postulantes de oposição, e deve ser concretizada por consenso.
A eleição suplementar deverá ser convocada pelo presidente Álvaro e deve ocorrer na próxima terça-feira (11).
Apoio dos pares
Izaías já começou a receber apoio público de vários parlamentares. A deputada Socorro Pimentel (União Brasil), atual líder do governo no Legislativo, disse que o ex-prefeito de Garanhuns tem respeito entre os pares. Segundo ela, a governadora Raquel Lyra (PSDB) também apoiou a indicação.
“Um nome de consenso, do quilate de Izaías, só tratará benefícios à unidade da Casa, a qual devemos buscar de forma incessante. Um deputado experiente, amigável, bem-quisto pelos colegas e que só irá somar à Mesa Diretora da Alepe. Izaías Régis tem o meu apoio e também o aval da nossa governadora”, afirmou.
Izaías Régis agradeceu a indicação e a receptividade ao seu nome por parte dos demais membros da Casa. “Fico honrado com esse gesto de apoio dos meus colegas e do presidente Álvaro Porto. Acredito no diálogo e na construção conjunta para que possamos continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Pernambuco e pelo bom andamento dos trabalhos na Alepe”, declarou. (Fonte: JC Online)