Águas do Rio Tocantins poderão ser usadas para abastecer transposição do Velho Chico

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2014 às 13:00

rio são franciscoCom a redução de águas em praticamente toda a Bacia do São Francisco, agravada pela seca severa nas nascentes em Minas Gerais, o governo já estuda levar águas do rio Tocantins para ajudar a abastecer o megaprojeto de transposição para o semiárido. As obras de transposição do São Francisco, que deveriam ter terminado em 2012, já custam R$ 8,2 bilhões e ainda falta cerca de um terço (64,6% estão prontas).

A água correu menos de 10 km em cada canal e não passou das estações de bombeamento. O Ministério da Integração Nacional confirmou que analisa, no Programa Nacional de Segurança Hídrica, “alternativas para garantir ainda mais segurança hídrica aos moradores do semiárido, entre elas a de integrar a Bacia do Tocantins à Bacia do Rio São Francisco”.

O principal projeto prevê a retirada da água na altura do município de Palmeirante (TO). A água sairia pelo Maranhão até o reservatório de Sobradinho (BA), onde estão as principais barragens do Velho Chico. É perto dali, no reservatório de Itaparica, que começa a transposição para o semiárido. O trajeto evita a região do Jalapão, cujo projeto já foi considerado ambientalmente inviável, por atingir as nascentes do Tocantins.

Em setembro passado, começou a tramitar na Câmara dos Deputados como parte do “Plano Nacional de Viação” um projeto do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). Patriota afirmou que não tem outra alternativa para concretizar a transposição das águas do Rio São Francisco senão usando águas do Tocantins e que foi chamado pelo Ministério da Integração para discutir o tema. A nascente secou e isso fez cair a ficha de todos, mas a Bacia do São Francisco está castigada. É preciso repensar os usos das águas do Rio São Francisco — afirma o vice-presidente do Comitê, Wagner Soares Costa.

Segundo Costa, 146 municípios da Bacia do São Francisco já decretaram situação de emergência e calamidade pública devido à seca em Minas. O Comitê vai pedir redução da vazão no reservatório de Três Marias, para evitar que ele atinja o volume morto em outubro. Os municípios terão que alterar sistemas de captação de água e o custo deverá ser arcado pela Defesa Civil. A seca tornou urgente a discussão sobre o rio São Francisco. Com os eventos climáticos, a tendência é que o semiárido fique ainda mais seco. O governo federal já iniciou estudos para mapear e acompanhar áreas de desertificação no Nordeste. O rio já perdeu de 30% a 40% de seu caudal. (Fonte: O Globo)

Águas do Rio Tocantins poderão ser usadas para abastecer transposição do Velho Chico

  1. Ronaldo disse:

    é incrível como o comitê da bacia do rio são francisco sempre fecha os olhos para os fatos reais, sempre só fala em racionamento d´agua quando na verdade o que está matando o rio são francisco é o desmatamento fazendo com que a areia deixe o rio cada vez mais raso, o que move é atitude não propaganda na televisão e rádio.

  2. Ronaldo disse:

    novamente vão primeiro explorar de forma irresponsável um outro rio pra depois de morto falar no razoável, que é racionar água, na verdade deveria preservar o velho chico pra não precisar, cometer mais um crime contra a natureza e o bolso do povo, porque uma obra desse porte vai ser mais um elefante branco.

  3. Eildo disse:

    Acho que uma simples dragagem do rio e reflorestamento das matas ciliares já eram de bom tamanho!

  4. Ueverton O Lindo disse:

    vai ser só assim?
    secou a nossa e simplesmente vai pegar a do vizinho?
    e a nossa nascente? como fico?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários