Águas de chuvas devem começar a chegar ao Lago de Sobradinho, afirma meteorologista

por Carlos Britto // 08 de outubro de 2015 às 20:00

lago de sobradinhoO meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Professor Mário Miranda, informou que o Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, deve começar a receber águas das chuvas que estão caindo no Estado de Minas Gerais e também no norte baiano nos próximos dias. Segundo Miranda, a vazão da barragem de Três Marias, em Minas, foi aumentada porque já está chovendo por lá.

Já tem água entrando no Rio São Francisco, vindo em direção ao Lago de Sobradinho. Essas águas demoram 30, 40 dias para chegar. Elas percorrem mais de mil quilômetros para chegar até o lago”, afirmou.

Sobre as projeções feitas pelo governo federal, que dizem que o lago pode vir a chegar ao ‘volume morto’ nos próximos três meses, o meteorologista da Univasf disse que isso não deve acontecer. “Só se parar de chover no Sudeste. Mas isso é muito difícil, pelo menos de acordo com as projeções que são feitas para os próximos três meses”, garantiu.

Baixo volume 

De acordo com Mário Miranda, a população do Vale do São Francisco – especialmente de Juazeiro e Petrolina – ainda está assustada porque vê o baixo volume do Velho Chico, isso por conta da vazão, que continua reduzida. Miranda disse que, em 2001, a barragem ficou com bem menos água do que tem hoje. O atual cenário deve mudar à medida que o lago for enchendo e a vazão for normalizada.

Águas de chuvas devem começar a chegar ao Lago de Sobradinho, afirma meteorologista

  1. marina disse:

    Ta querendo enganar?. O lago nunca esteve nessa situação. Saia e veja a situação em remanso e casa nova. O rio tá chegando ao leito natural. Hoje o lago tem menos de 7%.
    em trinta dias estará com 2%= volume morto.

  2. alerta geral disse:

    Para conhecimento
    Afluentes do Rio São Francisco secam pela primeira vez
    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/10/07/interna_gerais,695561/afluentes-do-rio-sao-francisco-secam-pela-primeira-vez.shtml

    Afluencia em tres marias: 79 m3/s. Defluencia: 510 m3/s (http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/usinas/Paginas/Tr%C3%AAs_Marias_dados.aspx)

    Fenomeno El Nino 2015-16 pode ser um dos maiores: seca na bacia do Rio e enchentes no sul do pais.

  3. Pacato Cidadão disse:

    Mario Miranda endoideceu de vez. Deve ter sido o sol dos últimos dias. Em Três Marias, está entrando menos de 80 m3 de água e saindo 500 m3. É só ver no site http://www.cemig.com.br. Não está chovendo no Norte de Minas Gerais. Basta ver no site http://www.climatempo.com.br. Só se começou a partir de hoje. Não está chovendo no Oeste baiano, basta ver no site http://www.chesf.gov.br. O mínimo que Sobradinho chegou em 2001, ano do apagão, foi 6,39%, no mês de outubro. Basta ver no site http://www.ons.com.br. Sobradinho está com 7,2%. Em 10 dias, estará com menos de 6%. Ou então Carlos Brito escreveu tudo diferente.

    1. Luis Fernando disse:

      Estão tentando minimizar a falta de água para que não seja racionada para os projetos, já que muitos políticos possuem grandes fazendas de fruticultura. E ainda defendem a instalação de flutuantes para aumentar a capacidade de retirada de água. Ainda bem que há muita gente esclarecida neste blog, que não acredita nessas historinhas.

      1. Pacato Cidadão disse:

        Meu caro Luis Fernando, os produtores do Vale não são os responsáveis pela situação em que se encontra a barragem de Sobradinho e o rio São Francisco. A captação para os projetos agrícolas é de no máximo 16 m3.

  4. Maciel disse:

    Marina, em 1986 chegou 5%.

  5. ALCIDES MOREIRA DOS SANTOS disse:

    Esta é conversa para boi dormir, hoje com 46 anos, morador em Sobradinho, nunca vi tantos bancos de areias, tanto na montante, como na jusante do Rio.
    Só DEUS na causa!!!
    Cadê a revitalização? Ficam querendo enganar o povo, dizendo que o Rio está morrendo, acorda para Jesus, o Velho Chico está “Morto”.

  6. Maguim disse:

    Pense num povo pessimista vamos acreditar Que vai chagar agua sim…Eu espero.

  7. Enio Silva disse:

    Confesso que não entendo nada de meteorologia, mas o professor Mario Miranda tem de forma canhestra feito e refeito essa comparação bizarra entre o que aconteceu em 2001 e o momento atual. Caro professor não é preciso ser estudioso para saber que são momentos distintos do rio, e que há uma diferença gritante da forma como a natureza pode reagir as diversas formas de agressão que vem sofrendo ao longos desses 14 anos de diferença.

  8. Péricles F Nunes disse:

    Você sabia:
    1. Que a evaporação média anual no lago de Sobradinho é da ordem de 150 m³/s (5 vezes o que seria retirado pela transposição com uma vazão de 27 m³/s)?
    2. Que ao falarem que nunca esteve nesta situação são ignorantes? Sabiam que neste mesmo mês, outubro de 1955, sua vazão era da ordem de 595 m³/s (hoje a vazão vertida em em Sobradinho é de 938 m³/s)?
    3. Que em 1979 chegou a 18 mil m³/s?
    4. Que outubro de 2001 chegou a quase 5% de sua (Sobradinho) capacidade exatamente neste mês de Outubro? Que hoje temos um pouco acima de 7%?
    5. Sabia que em somente 4 de cada 10 anos, portanto em 40% dos casos, teríamos vazão suficiente, historicamente, para encher o lago?
    6. Que em janeiro de 2008 (época de cheia), atravessava-se de moto em sua foz, exatamente na cidade de Propriá?

    1. Pacato Cidadão disse:

      Bom, eu sei que a sua ignorância começa logo no item 1. Os dois canais de irrigação juntos têm capacidade para retirar 127 m3 (99 m3 no eixo que leva água para o Ceará e 28 m3, no que leva para a Paraíba). Em relação ao item 2, mostra toda o seu pedantismo. Quem é que vai lembrar de como era o rio de 1955!!!. No item 4, mostra a sua má-fé. O site da ONS diz que ao final de outubro de 2001, o lago de Sobradinho fechou em 6,39%. Por fim, vc não tem compromisso com a verdade. Em 2001, o Brasil não tinha as termelétricas etc. para dá segurança ao sistema hidroelétrica. Hoje mesmo com essa segurança a incompetência to PT permite essa situação calamitosa.

      1. Péricles F Nunes disse:

        Vejam no que dá ignorantes discutirem sobre temas que não conhecem.
        Não citei capacidade máxima que seria usada em grandes cheias. Usei um termo técnico. Vazão operacional.Vazão de consumo. Ignorantes não sabem que um canal com com uma vazão de 127 m³/s não consomem esta vazão?
        Eixo Norte: Na região de Brígida, uma ramificação do canal de transposição com cerca de 200 km de extensão está previsto para conduzir parte das águas até os açudes de Entre Montes e Chapéu. O projeto prevê uma vazão máxima de 99 m³/s e uma vazão de operação de 16,4 m³/s.
        Eixo Leste: A vazão máxima prevista é de 28 m³/s, mas a vazão média operacional será de 10 m³/s.
        Em 1995 somente um dos exemplos de grade seca. Eu imaginando aqui que a Bíblia conta história de milhares de anos. Que Beethoven nasceu em 1770.
        Ah. Beethoven era surdo mas não cego. cegos não sabem ler aproximações. “Quase” 5%. Concordo, “enorme” diferença para 6,39012346231 m³/s.
        Ah. Beethoven jamais escreveria “para dá” e sim para dar.

        1. Pacato Cidadão disse:

          Não sei se você ignora a realidade ou tenta maquiá-la. Documento administrativo diz que, se a Barragem de São Francisco estiver vertendo, os canais vão trabalhar com vazão de 127 m3/s. Caso contrário, 26 m3/s. Um questionamento: em situação normal, Sobradinho vertia de 4 e 4 anos. Quem vai acreditar que o governo vai pegar uma superestrutura dessa e utilizá-la apenas de 4 em 4 anos? levando em conta que só a manutenção do sistema ficará em torno de 400 milhões por ano. Uma pergunta: já está em qual página do livro Minha Vida de Adolf Hitler? Pelo jeito, está aprendendo bem: “se não pode ganhar um debate, tente desqualificar o seu oponente em questões outras. Sucesso na leitura do líder máximo nazista.

          1. Péricles F Nunes disse:

            Insisto. Nisto é que dá discutir sobre o que não entendemos. Em lugar de “vertendo” leia-se o sinônimo “sangrando”.
            Isto. Realmente uma estupidez utilizar somente de 4 em 4 anos.
            Como os operadores não são estúpidos utilizarão a vazão operacional mínima de 26 m³/s ao máximo de 126 quando estiver sangrando!
            E mais. Hitler jamais escreveu Minha Vida e sim “Mein Kampf” ou Minha Luta (Meu Credo). Não vamos falar do que não entendemos.

  9. Eu disse:

    Rapaz de uma coisa tenho certeza é que quando não tinha este garoto propaganda do tempo aqui chovia!

  10. Péricles F Nunes disse:

    Vejam no que dá ignorantes discutirem sobre temas que não conhecem.
    Não citei capacidade máxima que seria usada em grandes cheias. Usei um termo técnico. Vazão operacional.Vazão de consumo. Ignorantes não sabem que um canal com com uma vazão de 127 m³/s não consomem esta vazão?
    Eixo Norte: Na região de Brígida, uma ramificação do canal de transposição com cerca de 200 km de extensão está previsto para conduzir parte das águas até os açudes de Entre Montes e Chapéu. O projeto prevê uma vazão máxima de 99 m³/s e uma vazão de operação de 16,4 m³/s.
    Eixo Leste: A vazão máxima prevista é de 28 m³/s, mas a vazão média operacional será de 10 m³/s.
    Em 1995 somente um dos exemplos de grade seca. Eu imaginando aqui que a Bíblia conta história de milhares de anos. Que Beethoven nasceu em 1770.
    Ah. Beethoven era surdo mas não cego. cegos não sabem ler aproximações. “Quase” 5%. Concordo, “enorme” diferença para 6,39012346231 m³/s.
    Ah. Beethoven jamais escreveria “para dá” e sim para dar.

  11. José Lopes da Silva disse:

    Segundo informações, não minha,que não sei de nada, cada dez anos temos no NÉ, uma grande seca e estamos atravesando umás no momento, o que quero dizer que nunca se apontou um culpado agora tem o PT e a Dilma hora façam favor. A cheia no sul a crise do mundo, tudo é culpa do governo e do PT. Que não vale merda nem PT nem governo isso é fato mais não vamos jogar a culpa de todas mazelas do mundo neles.

    1. Contratado Jumento de Carga disse:

      José, a culpa pela seca podemos até atribuir a São Pedro, mas a decisão de manter 900 m3/s de vazão, na barragem de Sobradinho, em um cenário caótico, é da gestão humana.

  12. galega disse:

    A culpa é do próprio homem que destrói tudo a sua volta. Assim, com discurses bestas como essa de vocês, já que são tão inteligentes por que não dão uma solução. Ao envés de falarem merda como sitar nazistas na conversa. Isso tudo nada mais e do que a natureza dando a resposta a quem não soube da valor e amor a que tanto deu e nada de bom recebeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários