Água salobra volta a ser alvo de polêmica em Petrolina

por Carlos Britto // 25 de janeiro de 2016 às 12:00

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

riacho vitória captação petrolina

As últimas chuvas em Petrolina estão trazendo de volta uma antiga polêmica na cidade. A população começa a reclamar novamente da água com excesso de turbidez e gosto salubre. O motivo tem relação com o Riacho Vitória, onde a captação da água é feita pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). É possível que o problema seja o mesmo de quase dez anos atrás, quando as chuvas da época causaram o teor excessivo de sal na água do Riacho Vitória.

O novo problema levou o deputado estadual Odacy Amorim (PT) a se manifestar. Quando foi prefeito de Petrolina, entre 2007 e 2008, Odacy interviu no sistema de captação do Vitória, acabando com a água salobra na cidade. Lamentando a situação, o parlamentar disse que vai pedir explicações à Compesa.

Odacy também irá em busca de uma resposta da Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup) – que tem como finalidade fiscalizar, entre outros serviços, a atuação da empresa que opera o sistema de abastecimento d’água e a qualidade do líquido oferecido à população. O deputado quer saber se houve desatenção da Armup na cobrança pela limpeza e manutenção da área de captação do Vitória. “Realizamos a ação há quase 10 anos e esse sistema teria que passar por manutenção constante. A Armup foi o órgão criado para acompanhar a atuação da Compesa e seus serviços prestados aos petrolinenses. Vamos em busca de uma resposta para o problema ter voltado e pedir providências urgentes à Compesa”, informou Odacy.

O deputado agendou para a manhã de hoje (25) um encontro com o gerente regional da Compesa, João Raphael, para discutir o problema. Ele deve ir junto com João Raphael ver de perto o problema e tentar buscar uma nova solução.

Água salobra volta a ser alvo de polêmica em Petrolina

  1. Adão disse:

    Odacy está de parabéns.O problema dessa agua contaminada é muito sério.
    É questão de saúde publica.

  2. Jeanne disse:

    A água barrenta aqui em Jatoba também.

  3. Edy Araujo disse:

    A água ta uma porcaria nem para cozinhar presta só sai barro da torneira.

  4. Petro disse:

    Novidade?
    A água aqui em Petrolina sempre foi horrível! !

  5. José Lindemberg Alves da Silva disse:

    Podemos entrar com uma ação contra a compesa ? quem souber informa aí por favor.

  6. Fernando Silva Oliveira disse:

    Não estou entendendo mais nada,em dezembro de 2009,o vereador Ibamar Fernandes defendeu com unhas e dentes o seu irmão,que na época o gerente da compesa era o senhor Itamar Fernandes,e inclusive houveram esses mesmos problemas por varias vezes,e que, esse cidadão falou que iria transferir o sistema de captação de água para outro local após o riacho da vitória,foi só chover que o problema voltou,ou será que ele fez esse serviço,e as chuvas trouxeram o sistema de captação para o mesmo local de antes.

  7. Fernando Silva Oliveira disse:

    O vereador Ibamar Fernandes (PRTB) não conteve o que estava preso na garganta, e na última sessão da Casa Plínio Amorim, segunda-feira (07), soltou o verbo em defesa da Compesa – e principalmente do seu irmão Itamar, gerente regional da empresa.

    Segundo Ibamar, o líder do Governo Lóssio na Casa, vereador Dr.Pérsio Antunes (PMDB), “foi infeliz” ao afirmar que a Compesa presta um “desserviço” a Petrolina.

    Ibamar não parou por aí. Disse desconfiar que nos meios de comunicação locais haja “pessoas compradas” só para falar mal da Compesa. Desabafou pesado.

  8. Cidadão disse:

    É uma b………. a água que sai da torneira e o serviço da compesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários