Agentes de Saúde de Juazeiro recebem treinamento de primeiros socorros

0
(Foto: Divulgação)

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Juazeiro (BA) estão recebendo treinamento de Primeiros Socorros´Básicos. A primeira turma já passou pela capacitação, idealizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas, através da Gerência de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde em parceira com a Escola de Gestão de Pessoas de Juazeiro (Egesp) e a Escola de Formação Técnica de Saúde Drª Valquiria Saturnino. A capacitação terá quatro turmas com participação de todos os ACS e, na primeira contou com mais de 80 profissionais.

Os participantes tiveram aula teórica e aulas práticas. Foram abordados os cuidados com higienização do profissional, da vítima, isolamento de ferimento, manobras de respiração e como proceder em situações que necessitem realizar os primeiros socorros para salvamento.

Para Dalinda Leite, coordenadora que atua na direção da Escola Técnica de Saúde Valquiria Saturnino, “essa é uma parceria que realmente nos motiva devido à contribuição da escola com seus conhecimentos técnicos para que esses profissionais de saúde se habilitem para atuar em uma visita domiciliar, na comunidade ou até em seu domicílio. É importante saberem como identificar os sinais vitais, identificar como conter uma hemorragia e isso enquanto é chegado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que é o serviço que deve ser acionado em qualquer caso de urgência ou emergência. Os primeiros socorros básicos são essenciais para conter a vítima, garantir e assegurar os sinais vitais”, acrescentou.

Para a superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria da Saúde, Lorena Pesqueira, o cuidado com o profissional é essencial para o bom desenvolvimento no ambiente de trabalho e também na vida pessoal. “As gerências de Educação Permanente e de Humanização estão sempre atentas às necessidades dos nossos profissionais e têm um cronograma de atividades e capacitações com finalidade de aperfeiçoar e qualificar os profissionais da rede pública municipal da saúde. A capacitação de hoje é uma necessidade sentida pela equipe e que foi atendida em parceria com a EGESP e a Escola Técnica de Saúde, vamos contemplar todos os Agentes Comunitários de Saúde”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome