Agentes de endemias de Juazeiro participam de capacitação em doenças de Chagas e Esquistossomose

1

agentes-de-endemias-juazeiro-capacitacao

Cerca de 150 agentes de endemias participaram de capacitação para o combate das doenças de Chagas e Esquistossomose. O evento, que durou três dias e se encerrou na quarta-feira (14),  teve como objetivo apresentar os procedimentos com as melhores formas do agente endêmico proceder no controle de infestação do mosquito e infecção causada por verme parasita.

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica do Município, Klynger Farias, a capacitação dos agentes é importante para o combate às doenças, pois a equipe adquire mais técnicas de contenção ao barbeiro e as repassarão para a comunidade em geral.

A programação contou com palestras, noções de vigilância epidemiológica, noções de entomologia, organização das operações de campo, técnicas de visita domiciliar, além da presença do grupo de teatro ‘Necom’, que levou uma mensagem de motivação aos agentes de endemias.

As doenças

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma africano, responsável pela doença do sono. O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente no ‘barbeiro’. A doença é considerada um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e México.

A esquistossomose é uma moléstia que leva a problemas de saúde crônica. A infecção é adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos microscópicos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. Seus ovos ficam presos nos tecidos e a reação do corpo a eles pode causar grandes danos à saúde. (foto: Ascom PMJ/divulgação)

1 COMENTÁRIO

  1. SOMENTE AGORA EM VÉSPERA DE ELEIÇÃO… PROPAGANDA POLITICA, MAS CADÊ O MATERIAL DIÁRIO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO COM EFICIÊNCIA? CADÊ FARDAMENTO ADEQUADO? CADÊ O NOSSO PRÊMIO ANUAL QUE ERA PARA SER PAGO NA FOLHA DE JULHO E ESTÃO ESPERANDO PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome