Ações gratuitas oferecem serviços de diagnóstico e tratamento de hanseníase em Petrolina

0
Foto: Divulgação

Dedicada à conscientização, prevenção e luta contra a hanseníase, foi realizada nesta segunda-feira (27) mais uma ação da campanha ‘Janeiro Roxo’, na Praça Maria Auxiliadora, no Centro de Petrolina. A iniciativa, que é uma parceria da prefeitura com a Faculdade Soberana, ocorreu durante toda a manhã e ofereceu diversos serviços de saúde para a população.

Quem passou pelo local contou com avaliação dermatoneurológica, aferição de pressão arterial, testes rápidos para detecção do HIV, avaliação bucal e orientação sobre câncer de pele. “Na avaliação com o odontologista é possível identificar sinais tanto do câncer de boca como da hanseníase, e encaminhar ao profissional médico para o diagnóstico precoce”, comentou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Vale ressaltar que essas doenças têm cura, no entanto, é preciso diagnóstico precoce e tratamento. “No caso da hanseníase, se não tratada, pode evoluir com sequelas e, quanto mais cedo é detectado o problema, mais rápida é a recuperação, por isso o diagnóstico precoce é fundamental. Lembrando que o contágio da doença acontece com contato íntimo e prolongado”, esclareceu Marlene.

A secretária ainda orienta que as pessoas procurem um posto de saúde assim que perceberem o aparecimento de sinais e sintomas, como: manchas brancas ou avermelhadas com perda de sensibilidade, dormência ou fisgada nas extremidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome