Acerola produzida em Sobradinho começa a ser exportada para Europa e EUA

0
Foto: Divulgação

Produtores de acerola, na zona rural de Sobradinho (BA), norte do Estado, comercializam desde novembro do ano passado sua produção para os mercados europeu e norte-americano. O cultivo da fruta, que recebeu o apoio da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), é basicamente feito por agricultores familiares.

O destaque vai para as acerolas verdes, que têm o concentrado de vitamina C extraído pela empresa Sono Brazil, responsável pelas exportações. No mercado internacional, a fruta passa então a ser utilizada nas indústrias farmacêuticas, de cosméticos, alimentícias e de conservantes.

Geovan Souza, articulador de campo da cooperativa e responsável pela logística de transporte e armazenamento das acerolas, reconhece que nesse início do projeto o volume negociado – algo em torno de 7 toneladas por semana – ainda é pequeno, mas  se mostra entusiasmado com o futuro da iniciativa, quando um número maior de produtores estiverem com mais áreas cultivadas.

Ele lembrou que o processo de exportação está começando agora, mas a cooperativa já está oferecendo incentivos para os produtores que colhem mais acerolas verdes, e que, quando a produção for totalmente armazenada e processada na agroindústria de Sobradinho, vai reduzir os custos de logística e promover mais desenvolvimento para a região.  “Atualmente cada propriedade está empregando cinco pessoas em média, isso já está fazendo uma diferença no município. Em pouco tempo, a meta é gerar mais de 2 mil empregos”, estima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome