Ação de reintegração de posse a indígenas no Sertão de Itaparica revolta vereador de Petrolina

por Carlos Britto // 14 de setembro de 2018 às 07:54

Foto: WhatsApp reprodução

Uma ação de reintegração de posse no município de Jatobá (PE), Sertão de Itaparica, acabou repercutindo também na Câmara Municipal de Petrolina.

Durante sessão plenária de ontem (13) na Casa Plínio Amorim, o vereador Ronaldo Silva (PSDB), que tem raízes familiares na região, criticou duramente a ação cumprida por policiais civis e militares.

Há relatos de que foram usados até sprays de pimenta, bombas de gás e balas de borracha para forçar as mais de 300 famílias a deixarem o local onde seus antepassados se instalaram na área há 200 anos. Essa área localizada no Distrito de Bem Querer, zona rural do município, será devolvida à tribo indígena Pankaruru, por decisão judicial.

Indignado, Ronaldo Silva (PSDB) soltou o verbo. “Eu não poderia me calar diante de uma injustiça dessas. Cadê o governador Paulo Câmara? Já até morreu gente no distrito”, desabafou.

Desespero

Mais da metade das famílias, segundo informações recebidas pelo Blog, não têm para onde ir, já que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) não teria resolvido a questão do assentamento. Muitas delas também não receberam a indenização, o que deve agravar ainda mais o problema, já que os pais de família do distrito ficarão sem emprego e sem benefícios sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários