Abertas as inscrições para o 2º Concurso de Redação ‘Meio Ambiente e Paz’

0

“Meio ambiente, paz e o novo coronavírus: o que eu tenho a ver com isso?”. É com essa temática que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em conjunto com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), realizará o 2º Concurso de Redação – Meio Ambiente e Paz para estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas e privadas, de duas regiões de ensino da Bahia. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 16 de outubro.

Podem participar estudantes da rede pública e privada matriculados no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) ou no ensino médio (1º ao 3º ano), e que residam em um dos 29 municípios que estão incluídos nos Núcleos Tecnológicos de Educação (NTE) 10, na região de Juazeiro, e no NTE 21, na região de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Os interessados devem enviar para o e-mail 2concurso.paz2020@gmail.com ou para o WhatsApp (71) 98425-8703 o formulário de inscrição preenchido (Anexo A); a redação com 20 a 30 linhas manuscrita no formulário e posteriormente escaneada (Anexo B) e o Termo de Autorização preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis (Anexo C e D).

O concurso pretende alcançar diversos objetivos, tais como promover a paz, a melhoria da qualidade de vida e da saúde nestes tempos de pandemia; fomentar a leitura e a produção textual; estimular a formação de uma consciência crítica e reflexiva dos estudantes; ampliar a consciência ecológica, preservação ambiental e a contemplação da natureza; chamar a atenção para a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente os ODS 04, 05, 13, 15, 16 e 17 que tratam da saúde, educação com qualidade, igualdade de gênero e raça, vida na água e na floresta, mudanças climáticas, paz e justiça.

Nesta edição, o concurso também oferecerá atividades de formação online, com 14 temáticas diversas. Entre elas, minicursos de redação para estudantes do ensino fundamental e médio; meio ambiente; plantio de árvores; relacionamentos interpessoais; marketing digital. Esses cursos acontecerão de 1º de setembro a 31 de outubro, e a participação não é obrigatória.

A avaliação dos trabalhos será realizada entre os dias 1º e 16 de novembro e a divulgação do resultado será no dia 20 de novembro. As premiações serão classificadas por segmento (Escolas Públicas e Privadas) e por categorias (Ensino Fundamental II e Ensino médio). Serão premiados os estudantes que se classificarem em 1º, 2º e 3º lugar. Os professores, escolas e estudantes premiados receberão certificados digitais e os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugar serão premiados com tablets, bicicletas, artigos esportivos e livros, na última semana de novembro. Mais informações estão disponíveis no Edital Nº 1/2020, que regulamenta o concurso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome