Cadastramento biométrico chega a 60% em Petrolina e ganha reforço do Exército

5

IMG_0241_640x480

A um mês do fim do prazo, muitos eleitores de Petrolina ainda não fizeram  o cadastramento biométrico. De acordo com o chefe de cartório da 145º Zona Eleitoral da cidade, Edvanilson Araújo, até o momento o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  realizou a biometria em 123 mil eleitores do município o que representa 60% do eleitorado.

Segundo Edvanilson, o objetivo do TRE é atender 80% do eleitorado petrolinense e para isso o órgão vai colocar mais um posto de atendimento no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

Até o momento nós já atendemos cerca de 123 mil eleitores o que corresponde a cerca de 60% do eleitorado de Petrolina. Nosso objetivo é bem maior esperamos atender mais de 80%, para isso temos ainda um mês e tivemos também a instalação de um posto no Centro de Convenções que está prestes a entrar em atividade. Estamos aguardando apenas a instalação da internet que deve acontecer em breve”, explica.

Exército em ação:

Na reta final do cadastramento, a novidade é a ajuda do Exército que entrou em ação para agilizar o atendimento na cidade. Segundo Edvanilson, 30 militares já estão trabalhando para ajudar na biometria da cidade.

O exército já está nos ajudando. Não só em Petrolina, mas em todo o Estado de Pernambuco. Aqui em Petrolina nó recebemos o apoio de trinta militares e eles já estão em atividade já estão nos ajudando, inclusive, no atendimento ao público” conta.

O chefe do cartório também explica que alguns políticos estão ajudando no transporte de eleitores do interior, o que não representa ato ilícito. “A esta altura da democracia no Brasil o transporte de eleitores não é um motivo determinante para a captação de votos. Juridicamente as condutas vedadas para os administradores públicos incidem normalmente três meses antes da eleição. Há crime eleitoral quando um político transporta eleitor na véspera, no dia ou na data posterior à eleição, segundo a Lei. O TRE está seguro que esta ação não é nenhum ilícito”, explicou em entrevista ao programa ‘Manhã no Vale’ da rádio Jornal Petrolina.

O cadastramento biométrico termina no próximo dia 31 de Março, sem prorrogação. Mas, apesar da pressa, os eleitores que vão retirar o título pela primeira vez ou apenas fazer transferência podem respirar mais aliviados, isso porque o prazo para estes dois procedimentos segue até o dia 4 de Maio.

Quem perder o prazo terá o título cancelado e ficará em debito com a justiça eleitoral, não podendo assim, fazer matrículas em universidade, retirar passaporte, fazer empréstimos, entre outros prejuízos.

 O Fórum Eleitoral de Petrolina fica localizado na Rua Justina Freire, na Vila Moco, área central da cidade. O atendimento é feito das 7h as 19h durante a semana e das 8h às 12h no sábado.

5 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal, vamos divulgar no FACE, WHATSAPP, LOCAL DE TRABALHO, etc………..Petrolina tem cerca de 203 mil eleitores, caso este total seja cadastrado poderá haver segunda turno se um candidato não atingir maioria absoluta nas próximas eleições para prefeito, o que torna o debate mais seletivo e com maior qualidade. Carlos Britto, relembre o pessoal aqui no blog.

  2. O agendamento será aberto a partir de fevereiro de 2015, ops….. já passou, agora não tem mais vaga, é correr pra fila, lição pra quem deixa tudo pra última hora, antes tinha vaga sobrando, agora resta pegar fila.

  3. votar ~e dever e todos; não tem o que reclamar os que vota em branco e nulo; o voto tem como objetivo. a livre escolha.a democracia, permite; liberdade;de agir com forme as leis em vigou; se auguem condena a\ democracia brasileira.é por que nunca viveu fora do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

9 − um =