A pedido de FBC, comissão do Congresso vai fazer audiência sobre crise hídrica no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2017 às 10:30

A pedido do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional realizará audiência pública para o acompanhamento da crise hídrica no Vale do São Francisco e no reservatório da barragem da usina hidroelétrica de Sobradinho (norte baiano). Aprovado na terça-feira (29) pela CMMC, o debate ocorrerá já na primeira quinzena de setembro com a participação de representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) de Petrolina.

Estamos vivenciando o pior período hidrológico do rio e os reservatórios encontram-se em situação crítica, como é o caso da Barragem de Sobradinho, que está com menos de 9% do volume útil”, alerta Fernando Bezerra, que foi presidente e relator da CMMC em 2015 e 2016, respectivamente. Líder do PSB e vice-líder do governo no Senado, o parlamentar quer ouvir, das autoridades convidadas à audiência pública, sugestões de medidas para o enfrentamento da crise hídrica na região.

O senador acredita que o período hidrológico desfavorável no Vale do São Francisco poderá terminar este ano, com a antecipação das chuvas no mês de novembro. “Assim, poderemos ultrapassar este momento com o menor transtorno possível à população e às atividades agrícolas nos perímetros irrigados produtores de frutas, responsáveis pela geração de milhares de empregos”, ressalta o senador. (foto: Assessoria/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *