Um marco histórico para o município de Bezerros (Agreste de Pernambuco) foi alcançado na madrugada de domingo (28) com a chegada da água do Rio São Francisco pela primeira vez à cidade. A conquista foi viabilizada graças à conclusão das obras e avanço dos testes do trecho da Adutora do Agreste (Lote 5B), que integra um conjunto de ações para levar água do Velho Chico, a partir da Estação de Tratamento de Água Salgado, em Caruaru, até a ETA Bezerros. Nessa etapa inicial dos testes, já foi alcançado o volume de 100 litros de água por segundo, mas a vazão esperada é de 200 L/s, o suficiente para assegurar abastecimento diário aos 70 mil moradores da cidade.
“Estamos celebrando esse momento histórico. Com a Adutora do Agreste levando água da Transposição do São Francisco para Bezerros, a falta de água ficará no passado, mesmo em tempos de estiagem. O sistema dará segurança hídrica ao município, cumprindo o objetivo dessa obra que é tão importante para a região, e que vem ganhando celeridade em razão dos esforços da governadora Raquel Lyra“, destacou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Douglas Nóbrega.
A Adutora do Agreste (Lote 5B) estava em testes há 45 dias, passando pelo processo de enchimento da tubulação. A constatação da chegada da água do São Francisco à Estação de Tratamento de Água marca um novo momento para a cidade, que estava dependendo apenas do sistema Brejão/Araçá, após a crise de Jucazinho que está com apenas 0,88% de sua capacidade total em razão da falta de chuvas na região da barragem durante este ano.
Mesmo após a chegada da água, a Companhia continua o período de testes para que possam ser corrigidos vazamentos, equilibrar as pressões, até que o sistema opere sem intercorrências. Além de Bezerros, as obras do Lote 5B da Adutora do Agreste integram ações para atender, na sequência, ao município de Gravatá. O investimento é de R$ 92 milhões. O total de tubulações assentadas corresponde a 26.904 metros. A previsão é de que o trecho Bezerros-Gravatá seja concluído no primeiro trimestre do próximo ano.


