Decidido a melhorar serviços de água e esgoto em Petrolina, Miguel Coelho inicia processo para nova concessão

por Carlos Britto // 15 de janeiro de 2018 às 17:01

Como já havia adiantado semana passada, durante entrevista no talk show de estreia do Blog, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho decidiu iniciar os procedimentos para uma concessão dos serviços de água e esgoto no município. A medida tomada pelo gestor deve-se às dificuldades apresentadas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) – que responde atualmente pelo setor – para gerenciar as redes de esgotamento e abastecimento.

A primeira ação foi publicar um edital, na semana passada, para instituições públicas ou privadas do setor realizarem estudos técnicos sobre os serviços. As interessadas devem se cadastrar neste mês para apresentar, até maio, as propostas que melhorem o abastecimento d’água e o saneamento de Petrolina.

Os estudos técnicos de viabilidade são apenas a primeira etapa de um processo que resultará em uma nova forma de gerenciar a água e o esgoto da cidade. Após receber as propostas, a prefeitura irá definir um plano municipal de saneamento e abastecimento para o município.

O petrolinense é exigente, não tolera serviço de baixa qualidade. Eu sempre disse que não me omitiria de enfrentar essa questão, seja cobrando resultados, buscando investimentos em Brasília como fizemos, ou optando pela decisão de buscar um novo caminho. Queremos apenas garantir o serviço de qualidade, por isso a nova concessionária terá de fazer o saneamento em bairros que vivem com o esgoto na porta e expandir o abastecimento”, explicou Miguel Coelho.

Depois de definir o plano municipal para água e esgoto, a Prefeitura de Petrolina abrirá uma concorrência pública para a concessão desses serviços. A expectativa é de que em agosto o edital seja publicado com todas as exigências e metas para as empresas interessadas.

Segundo Miguel Coelho, a Compesa continuará autorizada a operar as redes de água e esgoto enquanto todos os trâmites para o novo serviço não forem concluídos. “Desde o começo do ano, tentamos uma solução pelo diálogo. Reuni-me diversas vezes com os diretores da Compesa. Reconhecemos que no começo houve melhoria, mas depois a situação voltou a ser de insatisfação de toda a população. É inadmissível que a cidade fique sem água por semanas, como ocorreu recentemente, ou sem as obras de saneamento que tiveram ordem de serviço assinada em junho. Por isso, decidimos por abrir um novo processo licitatório“, justifica o prefeito.

Responsável por acompanhar todas as fases de implantação da nova concessionária, o presidente da Comissão de Parcerias Público-Privadas (PPPs), Emício Junior, acredita que em novembro será iniciada a nova gestão de água e esgoto em Petrolina. “Temos um calendário de etapas a serem cumpridas. Pode parecer um tempo longo para a população que vem sofrendo com o serviço de baixa qualidade, mas é preciso ter responsabilidade e muito planejamento para esse processo de transição e mudança. Petrolina é uma cidade muito complexa, com mais de 300 mil moradores, então, não é simples fazer tudo isso. O mais importante é que estamos buscando enfrentar um problema grave que se arrasta há anos“.

Etapas

As etapas da nova concessão são as seguintes:

1 – Até o final de janeiro, abertura para cadastro de instituições públicas ou privadas para formulação de estudos sobre a abastecimento e saneamento de Petrolina;

2 – As instituições cadastradas terão 90 dias para realizarem os estudos de viabilidade e projetos (sem custos para a Prefeitura). Essas propostas devem apresentar os problemas e soluções para esgoto e água na cidade, além de custos e tarifas para operar o serviço em Petrolina;

3 – Em maio, a Prefeitura analisará os estudos para definir um plano de água e esgoto para a cidade;

4 – Em junho, será lançado o edital público para as instituições concorrerem à concessão de água e esgoto em Petrolina;

5 – caso o processo licitatório não sofra interferências, como recursos entre outros processos, até novembro será conhecida a concessionária de água e esgoto de Petrolina;

6 – Anunciada a vencedora da concorrência, ainda em novembro, a nova concessionária deve começar a operar os serviços.

Decidido a melhorar serviços de água e esgoto em Petrolina, Miguel Coelho inicia processo para nova concessão

  1. marco silva disse:

    Como assim? Agora a Compesa não presta?

    Já vimos essa novela, Fernando Bezerra quando era prefeito de Petrolina começou esse mesmo processo. O tema foi parar no STF que deu vitória a Prefeitura de Petrolina. Nesse meio tempo o candidato a governador de Pernambuco Eduardo Campos se elegeu e simplesmente Fernando Bezerra desistiu de tudo que fez pra reaver a Compesa (Governada por Jarbas) e assinaram um novo contrato dando mais dezenas de anos pra Compesa gerir o abastecimento de água de nossa cidade.

    O ex prefeito Julio Lossio começou também esse processo, mais não logrou êxito. E enquanto trilhava por esse caminho (Já tentado por FBC e agora por Miguel) recebeu dezenas de criticas do grupo de FBC. E agora? O que esse mesmo grupo irá dizer? a um ano atrás para eles a Compesa era padrão primeiro mundo, o que será q mudou?

    1. Defensor da Liberdade disse:

      O que mudou é que este grupo almeja o governo do estado, agora irão fazer demagogia para conquistar o eleitorado. Se FBC for eleito para o governo do estado a Compesa volta pata Petrolina e continua tudo como antes. Miguel tem 1 ano de governo, por que não começou este processo logo no início, já sabendo que o STF havia dado carta branca?

  2. S disse:

    estar provado de que a Compesa local; não acompanhou o desenvolvimento populacional de Petrolina; a falta de investimentos torna deficitário o desempeno; da Compesa em Petrolina; a proposta do gestor de petrolina; de sanar este problema; visa contribui para o bem-estar dos habitantes dessa cidade;parabéns prefeito;

  3. diego disse:

    é so conversa,duvido tirar os poderes da compesa!!

  4. Maria disse:

    Vai trocar seis por meia dúzia? Porque se não sanar o problema de investimentos não vai adiantar em nada. Petrolina cresceu e os prefeitos anteriores não se preocuparam em também ampliar a capacidade de água e esgoto, preferindo fazer puxadinhos a cada nova rua ou bairro criado, e o resultado? Está aí! Prefeitura joga responsabilidade na compesa e compesa joga responsabilidade na prefeitura e a prefeitura acha que a solução é uma nova concessão.
    Bem falou o sr. Marco Silva, até alguns dias atrás a compesa era parceira, ótima e que estavam dialogando para melhor atender a cidade, tudo isso porque os politiqueiros estavam do lado do governador, bastou mudar de partido, nada presta. O que é isso? Depois vem falar em gestão moderna. Francamente!
    Uma perguntinha: E na questão da cobrança, vão baratear o serviço de água e esgoto para o povo? Ou vão continuar aumentando e ofertando serviço ruim? Se não baixar os preços e melhorar a qualidade vai ser mesmo trocar seis por meia dúzia.

  5. Ana Luisa Duarte disse:

    Nós petrolinenses, de fato, não toleramos serviço de péssima qualidade. Sofremos há décadas com os problemas de saneamento e de transporte público. Infeliznente, mudam os gestores, mas os nossos problemas continuam os mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários