Suposta pesquisa eleitoral de Paulo Bomfim é barrada pela justiça, diz assessoria de Joseph Bandeira

por Carlos Britto // 28 de setembro de 2016 às 18:00

eleições-2014A Coligação ‘Pra Juazeiro Mudar Mais’, do candidato a prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), foi impedida de divulgar uma pesquisa de intenções de votos nesta quarta-feira (28). A decisão foi do juiz da 47ª zona eleitoral, Roberto Paranhos, através de liminar. Segundo a assessoria do candidato Jospeph bandeira (SD), que classifica a pesquisa como “fraudulenta”, o levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe) e contratada pelo Diretório Municipal do PCdoB.

As coligações ‘A Cara de Juazeiro’ (SD, PMDB, PSB, PEN, PTC, PSDC, PHS, PTdoB, PRTB, PTN, PPL, PV) e ‘Juazeiro de Coração’ (PPS, PSDB, DEM) entraram com uma representação contra o Ipespe, o diretório municipal do PCdoB e Paulo Bomfim. (confira a íntegra da decisão judicial aqui).

Segundo a decisão do juiz, a pesquisa possui várias irregularidades. “A relevância do direito invocado está demonstrado pela existência de indícios suficientes de que os dados foram coletados em período pretérito ao registrado; não indicação da fonte pública dos dados utilizados; exorbitância da margem de erro, que faz perder a cientificidade da pesquisa, transformando-a em enquete, procedimento vedado nesta fase eleitoral“, ressalta.

O Ipespe é conhecido em vários estados do Brasil por ter outras pesquisas impugnadas em eleições anteriores, em razão de possuir indícios de fraudes e irregularidades, tendo seus respectivos registros suspensos. A pesquisa irregular e ilegal não cumpre as regras e sua divulgação é grave, pode levar o eleitor à falsa percepção de resultado, devendo ser imediatamente coibida. A liminar foi determinada pelo juiz eleitoral, Roberto Paranhos, do Tribunal Eleitoral da Bahia e, como fraudulenta, determinou que não fosse divulgada“, diz nota enviada pela Coligação ‘A Cara de Juazeiro’. Com a palavra, o Ipespe e a coligação de Paulo Bomfim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários