No ‘Éramos Assim…’ de hoje, uma imagem de como eram bem cuidadas as nossas praças e jardins. Essa foto é dos anos 70 e mostra a praça do Centenário, ao lado da igreja Matriz de Petrolina (com grama verdinha) e o colégio Estadual. Detalhe: não havia grades cercando a grama (notaram?)
“O custeio desta praça foi rateado entre o município e alguns petrolinenses. Existe um placa contendo os nomes dos contribuintes“, informa Malan Calazans.




Nós petrolinenses de hoje e outrora estamos convivendo tristemente com a falta de verde e com o descuido em que nossas praças vivem. Essa aí do Centenário era tão bonita, tinha até patos nadando no lago, Imaginem!
Quem gradiou a praça? e por qual motivo? quem era o prefeito na época????
Quanta lembrança…
Estudei seis anos no Estadual. De Boscão à Eutímia. Aprendi muito.
Parabéns, Blog! Bela lembrança, até me vejo na foto.
Essa turma da oposição não muda o disco, ver política até numa bela foto antiga. Em vez de comentários saudosistas, vem aqui fazer política e usar esse conceituado blog como palanque.
José Pedro, pessoas como vc nós repudiamos…. Claro que devemos mostrar o cuidado dos nossos antigos gestores com a cidade , com o povo, com as praças… e hoje temos que mostrar o desrespeito deste gestor com tudo que aqui foi dito. Nada de política mas , infelizmente .hoje os desacertos desta terra passam por este político descomprometido com as coisas do bem desta terra. Aqui hoje é só venha nós , a trupe do mal, e o vosso reino nada! Assim todos os petrolinenses entendem , e não uma meia dúzia de forasteiros.
Os fusquinhas 67(foto), eram poucos q tinham este veiculo. Parabéns pela foto. Comentário: O perigo e o Senhor do progresso(executivo municipal) fazer uma nova revolução nesta praça q ainda tem as característica dos anos 70, em especial os bancos em frente a igreja matriz.
Rapaz.. eu sou Wagner Rodrigues tenho 23 anos e tenho uma foto quando tinha uns 5 anos nessa praça…na foto mostra bem como era mesmo… n tenho lembraça mais vejo a foto sentado com meus primos nas pedras que ali tinha…no circulo..um dia desse passando la com minha esposa e lembrei isso a ella até comentei, que as pedras a praça estariam se acabando :D
muito tiste isso! deveria ser tombada!
A matéria do blog fez apenas uma comparação do que era antes com o que é atual a praça do centenário. Acredito que vc não é Petrolinense, pois quem é Petrolinense não se acostuma com tanta desorganização, sugeira e falta de compromisso com o que é publico. José Pedro vai lá no parque Josepha Coelho e faz um visita e depois posta no blog o que vc viu lá.
COMO O AMIGO ANDO DE BIKE FALOU DA UMA PASSADINHA LÁ NO PARQUE MUNICIPAL PARA SENTIR O AROMA DOS BANHEIROS E A QUANTIDADE DE ARVORES MORTAS, QUE VOCE VAI SENTIR A MELANCOLIA DO ABANDONO QUE ESTA A CIDADE!!!
SAUDADES DA MINHA QUERIDA PETROLINA DE ANTIGAMENTE QUE TINHA NA SUA ADMINISTRAÇÃO OS FILHOS DA TERRA OS QUAIS TINHA AMOR POR NOSSA CIDADE. APESAR DE TER NASCIDO NOS ANOS 80 E AINDA CRIANÇA LEMBRO DA PRAÇA DA MATRIZ DESSE JEITO COM PATOS E UMA BANQUINHA DE PIPOCA AO LADO DO ANTIGO INCRA E DEPOIS COMO ESTUDANTE DA SAUDOSA ESCOLA DE PETROLINA OU SIMPLISMENTE ESTADUAL PASSEI A MAIOR PARTE DA MINHA VIDA ESCOLAR AI LEMBRO-ME ATÉ HOJE DAS BOAS LEMBRANÇAS DESSA EPÓCA COMO COMER UM CACHORRO QUENTE DE ZÉ,COXINHA DA GALEGA,CATINA DE DONA TONHA OU SIMPLISMENTE OS BOMBONS DA BANQUINHA DE SEU CICERO E BEM ANTIGAMENTE DAS CASQUINHA DE CHINA.UMA PENA QUE TAMBÉM FECHARAM ESSA ESCOLA QUEM NUNCA PERTUBOU A PROFESSORA CAVALCANTE DE AFRANIO,O DIRETOR DINHO E TANTAS OUTRAS PROFESSORAS E PORTEIRO COMO DOROTEU QUE ERA BEM CAXIAS E FICAVA NO TURNO DA NOITE
LINDA FOTO, ME VEJO ENTRE OS ALUNOS, TEMPOS DE FELICIDADE, ALI NOSSA CIDA ERA REALMENTE DOS PETROLINENSES E MUITOS QUE AQUI CHEGARAM E ADOTARAM ESTA CIDADE COMO SENDO SUA.
PARABÉNS AO BLOG, PPR NOS TRAZER BELAS RECORDAÇÕES.
Que lembrança maravilhosa! Estudei no Estadual na época em que a diretora era Professora Eutímia. Naquela época havia respeito entre discentes e docentes. Os alunos da época, apesar de não terem o apoio que hoje o Governo dá (livros, fardamento, notebook, entre outros)eram mais comprometidos, estudiosos, pacíficos. Além do mais, naquela pracinha todos se reuniam, no recreio, para sentar nos bancos e admirar os patinhos nadando, brincando dentro e fora da água. Que saudade!!!!!!
Esta foto realmente remete a saudade e nostalgia…
Como era linda esta praça, com verde e árvores frondosas, hoje triste, suja, pichada e desprezada…
Como lembro-me desta imagem da praça ao lado da igreja onde natos de Petrolina, batizamos , crismamos e casamos com uma praça ao lado convidativa e cuidada.
Hoje gestores responsáveis por este setor urbano, certamente pessoas que não nasceram aqui nas margens do São Francisco como esse senhor secretário da AMMA atual responsável pela manutenção e conservação das mesmas.
É LAMENTÁVEL DE SE VER…