O Centro de Oncologia Dr. Giuseppe Muccini (instituição ligada à Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância/Apami), promoverá amanhã (19), pela manhã e à tarde, um mutirão voltado a pacientes portadores de anemia falciforme. A iniciativa conta com parceria do Instituto Espaço de Vida (SP). A proposta é investigar – através do exame doppler transcraniano – a probabilidade de ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC). Este exame permite verificar a velocidade do fluxo de sangue nas principais artérias do cérebro.
A organização do mutirão projeta o atendimento de cerca de 40 pacientes. Hereditária, a anemia falciforme significa alteração nos glóbulos vermelhos do sangue. Com células alteradas, as membranas se rompem com mais facilidade, o que causa a anemia. A doença é causada por um gene recessivo. Portanto, para desenvolver a doença a criança deve herdar genes recessivos dos pais.
Se herdar apenas um dos genes, a criança desenvolverá sintomas mais leves de anemia. Dentre os sintomas que são verificados em pessoas portadores da patologia estão insuficiências renal e pulmonar, deslocamento retiniano, crises intensas de dores e fadiga.
Para maiores informações sobre o evento, o contato com o Centro de Oncologia pode ser feito através do telefone: (87) 3867 9000.



oi meu nome e renan e eu queria pedir pra o senhor para divulga uma gincana da escola anete rolim no bairro pedra linda por favor me de a resposta ate amanha. PS:se o senhor cobra me diz quanto.