Um equipe do Corpo de Bombeiros de Petrolina ainda está trabalhando no rescaldo do incêndio da fazenda Fruit Fort, localizada às margens da BR-235 (em frente ao Aeroporto Senador Nilo Coelho), que foi invadida por várias famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no último domingo (07).
O incêndio, que teve início agora à tarde, foi apontado pelo movimento como tentativa de expulsar os trabalhadores sem terra do local. Segundo o líder do movimento,Paulo Sérgio (Foto) ” tudo indica que eles botaram fogo nos quatro cantos da fazenda para botar a gente pra correr, mas a gente não vai sair”.
Apesar do fogo alto, ninguém ficou ferido e a produção da manga não foi prejudicada.




COMO É QUE UM PROPRIETARIO PÕE FOGO NOS SEUS PRÓPRIOS BENS, PARA COLOCAR UM MONTE DE VAGABUNDO PRA CORRER?
ESSA CONVERSA É DE QUEM TEM CULPA NO CARTÓRIO E QUER PASSAR A CULPA PARA OUTROS. SÃO SÓ SEM TERRA, PORQUE OS CARROS NOVOS E CAMINHÕES PARA LEVAR MADEIRA PRA CONSTRUIR OS BARRACOS ELES TEM, SEM CONTAR OUTRO LUGAR PRA DORMIR, PORQUE POUCOS FICAM NO LOCAL PARA DORMIR.
CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTÁRIO DO CARO COLEGA. NEM UM LOUCO IRIA COLOCAR FOGO EM SEUS PRÓRIOS BENS. ESSA RESPORTAGEM FOI MUITO MAL ELABORADA, SEM CONTEÚDO E DANDO ÊNFASE A UMA AFIRMAÇÃO SEM LOGICA. ALÉM DISSO, USOU FOTES MUITO MAL NFORMADAS, POIS QUALQUER INDIVIDUO POR MAIS LEIGO QUE SEJA, SABE QUE AS PLANTAS SERÃO MUITO ATINGINDAS PELO FOGO E COMO ISSO FICARAM MUITO DEBILITADAS , TODO O SISTEMA DE IRRIGAÇÃO FOI PREJUDICADO. ENTÃO A AFIRMAÇÃO QUE TEM NO FINAL DA REPORTAGEM FALANDO QUE A PRODUÇÃO NÃO FOI PREJUDICADA ESTA MUITO EQUIVOCADA. UM JORNALISTA ANTES DE DIVULGAR UMA REPORTAGEM TEM QUE APURAR TODOS OS FATOS, E NÃO SAIR FALANDO COISA SEM NOÇÃO.
Que absurdo! A reintegração de posse já tinha sido dada pela justiça! Aqueles que se dizem “trabalhadores” sem -terra queimaram 40 hectares da plantação por pura maldade! A plantação foi SIM prejudicada! Nada explica ou justifica a ação de vândalos que se apropriam indevidamente de terras produtivas e, quando são obrigados pela justiça a saírem, queimam produção, alimentos e talvez empregos.
Como qualquer um de nós se sentiria em ter seu patrimônio invadido, depredado? E ainda por cima eles tentam virar o jogo! Isso pra mim não parece, nem de longe, um movimento pacífico! Devemos abominar tais atitudes e proteger a sociedade de baderneiros, “sem-terra” ou “com-terra”
Se eu pudesse dava terra pra todos eles, sete palmos debaixo do chão…
SEM TERRAS SÃO COMO INDIOS, A LEI DELES É DIFERENTE DOS DEMAIS DA SOCIEDADE E A JUSTIÇA NACIONAL ENTENDE ASSIM. É UMA TRIBO NOMADE, DEPOIS DAS TERRAS CONQUISTADAS, FAZEM COMERCIO DELAS E PASSAM A SER SEM TERRA NOVAMENTE, (CICLO VIRTUOSO) É MUITO LEGAL ISSO.UM INVESTIMENTO DE BAIXO CUSTO E ALTOS LUCROS. BASTA TER PACIÊNCIA UNS MANÉ PRA FICAR DEBAIXO DAS BARRACAS, OU CAVANDO BURACOS,E NO CASO BOTANDO FOGO NAS PLANTAÇÕES. UMAS CRIANÇAS (CADASTRADAS NA BOLSA ESMOLA). UMAS MULHERES COM CARA DE DAR DÓ. É BATATA, NEM A JUSTIÇA PEGA NO PÉ. E A VIDA VAI SEGUINDO. (MAIS SE VOCÊ, ATRASSA O PAGAMENTO DO IPTU, SUA CASA VAI PRA LEILÃO, SE ATRASAR SEUS IMPOSTOS SUA EMPRESA É MULTADA E FECHADA) E AGENTE AINDA FAZ CARNAVAL! RSRS… O POVO BESTA SOMOS NÓS.
Se tem produção de manga é porque a fazenda não estava desocupada.
O que pode ser discutido com alguma maturidade e despido de hipocrisia numa terra lotada de latifundiários?? E para um blog tão famoso ja é tempo de vcs estarem utilizando termos mais adequados, quem invade não são os sem terra, mas sim os grandes latifundiários da terra que só pensam em si e q brigam por mais dinheiro na conta rechonchuda deles. O que o movimento faz é ocupação, sinceramente, não dá pra discutir em quem compromete os 25 anos de luta, a admiração do movimento em outros países como no próprio EUA e demais, falando as coisas da boca pra fora como se o movimento fosse todo feio de corruptos, vao presenciar a realidade num assentamento desses por aí e depois parem pra dizer o outro lado da realidade que vocês nao se preocupam em levar em consideração! O movimento vai muito mais além disso, tem seus defeitos mas ele nao pode morrer, afinal de contas o problema da terra está posto em nosso país, e isso é, de fato, prejudicial para as famílias dos campo. A luta política deve existir, seja ela radical ou não. Não sou do MST, mas as pessoas q deixam suas terras por descompromisso por parte do governo e latifundiários, sao pessoas que migram pras cidades sem nenhuma condição e ficam à margem da sociedade e acabam caindo nos problemas da cidade, como criminalidade, drogas e muito mais além disso. A vida vai muito além da vida de si próprio.
Não entendo a surpresa, é claro que quem é patrão não quer perder a oportunidade de explorar os seus funcionários, entender a reforma agraria não tem nada a ver com ligar a televisão e receber os preconceitos transmitidos, recentemente o mst recebeu um premio de produção agroecológica la nos EUA, vc´s sabem oq é produção agroecológica? vc´s utilizam agrotóxicos nas suas terras, sabem oq isso faz com os trabalhadores? sabe q o brasil é o maior consumidor do mundo? e isso não garante a melhor produtividade em nenhum setor? minha gente, vamos procurar informação, essas pessoas estão lutando por igualdade, por segurança alimentar, por dignidade, pra sua constituição ser validada, sabem qual a função da terra ?
A fazenda já está “mal das pernas”, sem quitar suas dívidas trabalhistas, entre outras, agora piorou a situação! Só Deus sabe quando vamos receber!!
Se a fruticultura irrigada é a âncora do desenvolvimento do vale,
uma atitude desta só afasta os investidores neste setor.Quem
virá investir em Petrolina, vendo os sem terras invadindo uma
propriedade na frente do aeroporto. Quem queimou não sabemos,
mas a repercussão,os prejuizos de mercado,o impacto na mídia
nacional da atividade, levará tempo para se recuperar, se conseguir…
Gostaria que os responsáveis pela materia prestassem mais atenção aos fatos.
Situação:
1 – Empresa com problemas financeiros
2 – mst invadiu ( movimento que sem pessoa fisica ou juridica, ou seja, não tem quem processar)
3 – justiça manda oficial para retirada dos sem-terra
4 – por coincidência, 1 hora antes do oficial chegar 4 focos de incêndio são detectados e com o clima (um pouco quente e ventando bastante), o fogo se espalha rapidamente.
5 – Prejuizo avaliado inicialmente perto de 3 milhões de reais
E a produção de manga foi prejudicada sim
Gostaria que o responsável pela matéria tentasse obter mais informações (pelo menos de uma fote não tão duvidosa)
Gente que absurdo! Acabei de ouvir na rádio, 40 hectares perdidos e muito prejuízo. Está claro e notório quem deve ter iniciado o fogo, afinal não seria possível que esta empresa quisesse um prejuízo desse e colocasse fogo em sua propriedade… não tem a mínima lógica! E realmente, muito coincidência ter sido no dia em que conseguiram a reintegração. Ah e ainda questionarem a legitimidade do documento, essa foi ótima… Senão me engano neste mesmo blog vi uma notícia em que o representante do MST afirmou que se a justiça determinasse, eles sairiam… e agora? pq não saem?
Tinha que ser um imbecil do MST para falar que alguem teria um prejuizo deste montante apenas para expulsar os marginais que invadem terras
E a justica porque nao cumpre o mandado judicial e remove estes bandidos da terra?
Bem, conforme observa-se em uma reportagem do blog: “O coordenador do MST garantiu, no entanto, estar disposto a deixar a fazenda sem oferecer resistência, caso a justiça acate o pedido de reintegração de posse feito pela diretoria da Fruit Fort.” Qual o problema que não saem agora então??
Concordo com vc Agenor, povo besta somos nós mesmo que sustentamos esse povo… afinal qn há desapropriação há grandes custos! e quem paga por isso?? nós, claro! como sempre!! Os assentados eram para “pagar” a terra ao longo de 10 ou 20 anos creio eu, coisa que acho que nunca aconteceu…. o que acontece sim é deles repassarem os lotes, ganhando dinheiro e indo atrás de outro pra invadir e ganhar mais dinheiro…. é muita cara de pau… vão trabalhar….
Primeiro que todo Ricardo presta a tenção quando for concorda com algo você fala como se so vc e o Ageno desse conta de todo os empostos quando vcs fala nós somos todos inclusive eles pagam tudo como manda a lei. So na cabeça dos que ainda são lezados pela midia é que sem terra é vagabundo você ver na TV é facil falar, quero ver é vc, bota um bonê do MST na cabeça e ir atras de emprego vc num esperava nem o primeiro quanto mais sair do aluguel e ir pra lona preta ser excluso da sociedade presão dos LATIFUNDIARIOS se não sebe o que é vai no dicionario não fica esperando a tv te dizer ñ conflito com policiais o pior perde a calça acamiza e meio quilo de arroz em um insêndio e ainda ficar sobre cinzas sera que vcs não sabem que sem terra não é burro pra jogar 40 hectares de manga onde poderiam colher mas tarde ? força MST lembre-se JESUS também foi massacrado e expulsso de alguns lugares mais venseu pra quem não sebe foi o pobre que não tinha nem onde dormi que venceu tudo inclusive a morte e hoje é REI de todos nós .
concordo plenamente com a cara colega luana, a plantação foi sim prejudicada pelo os vandalos do MST, claro que eu entendo que eles não tem terra para morar mais não justifica esse ato de vandalismo porque eles envadir propiedade particular é cara de pau se fosse eu envadia um lugar publico, isso estar errado que a justiça seja feita, não concordo com MST “O coordenador do MST garantiu, no entanto, estar disposto a deixar a fazenda sem oferecer resistência, caso a justiça acate o pedido de reintegração de posse feito pela diretoria da Fruit Fort.” mas se a diretoria da Fruit Fort já teve a reintegração de posse e vai faser outra? pelo amor de Deus vamos faser o que realmente é serto coisa absurda sabe quanto trabalho vai dar para recuperar a plantação o custo muito alto. e um jornalista deve estar do lado serto, não do lado errado que só presta pra faser polemica, à tinha esquecido todo jornal gosta de polemica seja mentira ou seja verdade foi problematico e chama atenção e não prejudicando a eles mesmo resto é resto.
Comentarios.. de filho da burquesia tenta camuflar ação de latifundiario
quem não e refem de deles ou muleque de recado automaticamente são considerado inimigo acorda pra luta…..
É, caro Francisco, vocês só querem pegar tudo pronto não é mesmo? Pois você mesmo citou: “sem terra não é burro pra jogar 40 hectares de manga onde poderiam colher “mas” tarde ?” Existem várias propriedades em Petrolina sem uso algum e sem pomar nenhum implantado, por que não vão invadir estas e começar do zero? Ah claro, porque pegar uma propriedade já estruturada é muito melhor e prático para vocês. Bem, vocês poderiam queimar 40 pra ganhar o resto que tem, que não é pouco, não é mesmo? Principalmente pra quem não gastou um tostão para implantar, como vocês!! Pra quem não gastou nada e nem tem nada a perder, qualquer hectare de pomar que reste pra vocês seria lucro, não é mesmo? Vão trabalhar para conquistar as coisas de vocês com o próprio esforço. Existem muitas pessoas que nascem pobres e tornam-se milionários, como Silvio Santos. Assim como existem outras que nascem riquíssimas e tornam-se pobres… Trabalhe firme e com empenho seja em que função/emprego for, que conquistará o que lhe é cabido. O trabalho dignifica o homem e conquistar algo não está limitado aos mais esclarecidos, pois há homens riquíssimos que nem primeiro grau possuem! Trabalhar honestamente é o dever de todos e não invadir propriedade alheia! Vão se alistar pra receber lotes do Pontal Norte… muito simples….ahh só que os lotes não serão entregues com o pomar implantando não, aí não serve não é? dá muito trabalho…
Esse nosso pais esta realmente perdido, o movimento do MST só não é respeitado, pois ele mesmo não se respeita. Existem sim pessoas boas, mas a grande maioria são malandros que querem se beneficiar nas costas de pessoas que lutam por algo.
Acredito eu que nosso país esta mudando mas pra onde é que e difícil de se saber, pessoas roubam terras e latifundiários roubam de seus funcionários, onde iremos parar com essa incessante vergonha que acontece em nosso pais.