O diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro (foto), estuda a possibilidade de elaborar um Código Municipal de Transportes de Passageiros e Cargas (CMTP) para o município.
A implantação do CMTP está sendo analisa juntamente com técnicos da EPTTC. O objetivo é unificar os direitos e deveres dos operadores e usuários das diversas modalidades de transportes de passageiros englobadas no Código.
De acordo com Valgueiro, o estudo é muito importante para Petrolina, pois regulamenta e unifica toda a legislação referente aos transportes remunerados do município, além de facilitar a fiscalização. “É um norteador para a população, que terá meios de pesquisar seus direitos e deveres”, explicou.
O diretor-presidente ressalta ainda que a EPTTC está criando a primeira versão do código para ser apresentada ao prefeito Júlio Lóssio, a entidades do setor e à Câmara de Vereadores. “Após a interação, o CMTP será colocado em execução. A nossa intenção é partilhar a informação antes de implantá-la no município”, ressaltou.
Modalidades que serão regulamentadas pelo CMTP:
Transporte de Passageiros;
Transporte Coletivo;
Serviço de Táxi;
Transporte Escolar;
Transporte complementar de passageiros;
Transporte fretado de passageiros e bens;
Serviço de Moto-táxi;
Transportes de Cargas;
Serviço de moto-frete;
Transporte funerário;
Transporte de Tração Animal. (com informações/Ascom PMP)




Muito legal, essa iniciativa… Boas ideias são frutos de um bom planejamento!!! O estudo é importante sim!!!
A iniciativa do NOVO É FASCINANTE! Parabés a Paulo pela brilhante idéia de aprimorar melhos os direitos e deveres da população. Porém duas susgestôes:
1ª. Além de convidar os envolvidos diretamente, V.Sa. convide também a representação popular, temo o CONSELHO POPULAR DE PETROLINA, será muito importante sua partcipação;
2º. Acrescer na sigla, a incial referente à CARGAS, senão vejamos: Código Municipal de Transportes de Passageiros e Cargas (C.M.T.P….) nas iniciais só vai até passageiro…. MORAL DA HISTÓRIA, as cargas passam despercebidas! (faz sentido), imagine a EPTTC, sem o C no final (seria transporte pesado? aéreo, ?) o INSS sem o S no final? o TSE, o TRE, sem o E? Porém só daria certo mas num outra lingua, o nome PAULO, sem o O no final; seria Paul em Inglês que é PAULO em Português. Só para discontrair, enquanto das alturas, AGUIA PEQUENA, olhando o municipio. Parabens Paulo.
A EPTTC podia deixar de tanta conversa e passar a agir, começando pela retirada da ilha na Rua Estados Unidos no cruzamento com a Av. S. Francisco e Rua da Polonia. Fiscalizar de verdade a qualidade no transporte coletivo, etc.
Ótima esta iniciativa!! O estudo é importante para a implentação do CMTP, que colaborará com a fiscalização. Parabéns Petrolina!
Aproveite e planeje, tb, o Terminal Integrado de Passageiros. Há décadas que espero….
É bom ver mais uma ação de competencia da prefeitura através de seus órgãos, o que prova que Petrolina está se transformando numa mega estrutura de vivência e infraestrutura de organização!