O governo da Bahia aproveita o Carnaval de Salvador, que reúne mais de 1,5 milhão de pessoas, para popularizar a campanha que pretende levar ao estado a abertura da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
Além de conversar com patrocinadores da festa e pedir a artistas baianos, como Daniela Mercury e Ivete Sangalo, que engrossem o coro publicamente, o governador do estado, Jaques Wagner (PT), encomendou um vídeo institucional, que está sendo gravado no meio da folia, para ser apresentado à Fifa.
O governo da Bahia apóia-se também no argumento cultural para levar a abertura do Mundial ao estado. “Temos todos os elementos para convencer a Fifa: a natureza, a animação do povo e o fato de a última Copa ter sido na África, ou seja, a de 2014 desembarcar aqui, que tem a maior população negra do país, tem tudo a ver”, afirmou Wagner.
Quanto às questões estruturais, o governador garante que o estado tem 100% de condições de preencher todos os requisitos para ser a sede da abertura. O estádio Arena da Bahia já está sendo construído e terá capacidade para quase 45.000 pessoas. Mas Wagner garante que há a possibilidade de adaptá-lo para caber ainda mais torcedores, caso Salvador sedie a abertura. Os investimentos iniciais previstos para o estádio e fazer obras que devem facilitar a mobilidade urbana totalizam 1,2 bilhão de reais.
Fonte: Revista Veja




Taí a explicação por que a mídia sulista (Rede Globo, Folha de São, Estadão, Rede Record, Rede TV, SBT…) estão divulgando informações negativas do carnaval baiano. Liberdade de expressão, para os donos da mídia, para todo o restante… o consumo passivo.
São Paulo por ser a maior metrópole da América do sul merece abrir a copa do mundo, nada justifica tirarmos o direito da nossa capital econômica, por ser a mais importante ela deveria ser a sede da final da copa. Salvador que brigue com o Rio de Janeiro.