8ª Vara Federal em Petrolina supera 200 audiências telepresenciais durante pandemia

0
Foto: divulgação

A 8ª Vara Federal/Subseção de Petrolina atingiu na última segunda-feira (31/08) a marca de 202 audiências telepresenciais durante o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A prática das audiências a distância teve início no dia 21 de maio, e desde então, são realizadas, até 15 por dia, representando celeridade no andamento dos processos, mesmo sem o atendimento presencial.

Casos como o do agricultor Elói Jesuíno da Silva, de 60 anos, morador de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), são exemplos da eficácia das audiências virtuais. Autor de processo contra o INSS, ele conseguiu o benefício da aposentadoria rural após audiência realizada há duas semanas. “Fui chamado no escritório do advogado para participar da audiência. Nunca tinha participado, mas foi muito tranquilo e deu tudo certo. Agora estou só aguardando começar a receber“, comemorou.

De acordo com a juíza titular da 8ª Vara, Thalynni Maria de Lavor Passos, a maioria das audiências realizadas pertence a processos cíveis dos Juizados Especiais Federais (JEFs), ajuizados contra o INSS, mas também já foram efetivadas audiências com participação da Caixa, União e DNIT – entre outros.

A grande maioria dos processos já termina a audiência julgado, seja por acordo ou decisão judicial. Desses 202, apenas sete não foram julgados, por faltarem alguma diligência suplementar ou aguardar sentença”, informou a magistrada, lembrando que a modalidade também foi bem aceita pelos advogados, que atendem não só causas em Petrolina, mas em municípios vizinhos como Santa Maria da Boa Vista, Afrânio e Lagoa Grande. “Advogados já sinalizaram querer continuar as audiências por vídeo após a pandemia. Para eles, é bem mais prático não precisar viajar até a sede da Justiça, que chega a mais de 100 km de distância“, relatou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome