Sobradinho investiga três casos suspeitos do novo coronavírus

por Carlos Britto // 09 de maio de 2020 às 09:03

No boletim desta sexta-feira (8), a Secretaria de Saúde de Sobradinho informa que foram testados mais dois casos para o novo coronavírus (covid-19). Com isso, o município passa a registrar três pacientes suspeitos da doença. A cidade continua sem casos confirmados.

Os pacientes são: um idoso de 83 anos, e duas mulheres, com idades de 35 e 42 anos. As duas pacientes apresentam leves sintomas gripais, sem gravidade e estão em isolamento domiciliar, sendo monitoradas e acompanhadas por profissionais da saúde. O idoso, que já tinha outros problemas de saúde, está internado em uma ala isolada, preparada exclusivamente para atendimento a pacientes com a Covid-19, no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres.

A Secretaria de Saúde afirma que tomou todas as providências necessárias para a coleta dos exames (PCR) dos pacientes, realizada por profissionais habilitados e com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), garantindo assim total segurança e proteção durante o procedimento.

“Sobradinho, até a presente data, não registra nenhum caso da Covid-19. Nós que fazemos a Secretaria de Saúde estamos atentos a qualquer caso suspeito e nos adiantando na realização dos exames. Queremos tranquilizar a população, pois não há motivo para pânico, já que nosso município foi um dos primeiros a adotar as medidas restritivas e, graças a esta ação enérgica, não há contaminação comprovada, até o momento em sobradinho. Aproveitamos para reforçar o apelo para que a comunidade colabore e permaneça em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização das mãos e superfícies e, caso seja necessário ir a rua, que utilize máscaras caseiras”, alertou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.

Para a Síndrome Gripal, as Unidades Básicas de Saúde realizaram 32 notificações, sendo 3 descartadas por testagem, 24 receberam alta clínica após o acompanhamento domiciliar por 14 dias, feito pelas equipes de saúde e 05 permanecem em monitoramento diário, realizado presencialmente nos domicílios dos respectivos pacientes. Do monitoramento domiciliar das 153 pessoas registradas no último boletim, que chegaram para o município em viagem, 16 receberam alta e 137 permanecem em quarentena, acompanhados sistematicamente pela Secretaria de Saúde, que observam diariamente a temperatura ou o surgimento de qualquer sintoma de Covid-19.

“Como a gestão da saúde, em Sobradinho, está acompanhando atentamente e notificando pacientes com quadro gripal sintomático ou assintomático, justifica-se o número crescente de notificações. No entanto, não há motivo para preocupação, pois as notificações também fazem parte do trabalho preventivo de monitorar todo e qualquer paciente que apresentem sintomas gripais. As notificações na cidade estão acontecendo baseadas nas diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, que classificam qualquer síndrome gripal como caso suspeito”, explicou a secretária.

Já os dados para H1N1 permanecem inalterados, com 5 pessoas testadas, sendo que um caso foi confirmado, 2 foram descartados por testarem negativo para H1N1 e os outros 02 casos permanecem em investigação.

A Secretaria de Saúde recebeu nesta sexta-feira (8), 400 testes rápidos para a Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde. E lembra que a precisão efetiva do resultado, seja positivo ou negativo, através da testagem rápida é comprovada quando o paciente está do 8º ao 10º dia da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários