5ª edição da Mostra Pankararu de Música vai agitar Sertão de 14 a 16/11

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2024 às 21:00

Foto: Toré Pankararu/arquivo reprodução

A 5ª Mostra Pankararu de Música começou a entrar em contagem regressiva. O evento, realizado no Sertão de Itaparica, vai além da música e promove uma imersão profunda nas tradições e saberes do povo Pankararu.

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro a Aldeia Bem Querer de Cima, entre as cidades de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no Território Indígena Pankararu, será o palco de uma celebração que coloca em destaque o protagonismo indígena e a preservação da memória cultural. São atividades artísticas, culturais, musicais e vivência do cotidiano indígena. Quem já quiser se programar pra ir, os acessos estão à venda no link disponível no perfil da mostra no Instagram (@mostra.pankararu).

Também existe uma comunidade no WhatsApp, para trocas sobre a mostra. Com o tema “ÌANE KWÀRÁSI” (Nosso Sol) – sementes do amanhã, a 5ª Mostra será um espaço único para a vivência das tradições Pankararu, onde o contato com a cultura indígena é proporcionado através de oficinas, trilhas, palestras e atividades que envolvem música, dança e artesanato. O foco central do evento é o empoderamento das crianças Pankararu, que são incentivadas a se tornarem guardiãs de sua identidade e herdeiras de um legado cultural rico e ancestral.

Gean Ramos, idealizador da mostra, explica que os preparativos começaram muito antes do evento. “Realizamos um trabalho de formação com os professores da região, incorporando ações culturais no calendário escolar. Nossas oficinas de música e poesia são pensadas para despertar o interesse das crianças, valorizando a tradição Pankararu e a preservação de nossa memória“, diz.

A participação ativa da comunidade na montagem da estrutura do evento, incluindo o palco, banheiros e cozinha coletiva, reafirma o caráter colaborativo e autêntico da Mostra Pankararu de Música. Nos dias do evento estão programados shows, trilhas, palestras, teatro, recital de poesias, feirinha de artesanato, entre outras atividades.

Imersão

Tudo isso acontece por intermédio do Instituto Aió Conexões Pankararu, um espaço multicultural que sedia as atividades da Mostra Pankararu e foi fundado por Gean. É lá que todos se unem para traçar os caminhos que levarão à realização da MPM, com ações culturais, educativas e de sustentabilidade e manutenção do território.  Embora atrações como Almério, Lucas dos Prazeres, Flávio Leandro, Flaira Ferro e o próprio Gean Ramos estejam confirmadas, o verdadeiro destaque da mostra é a imersão nas vivências indígenas e a valorização da identidade cultural do povo Pankararu. “Em 2024, a mostra acontece sem patrocinadores. É um esforço de resistência que só é possível com a união de todos. Qualquer apoio, público ou privado é bem-vindo,” destaca Gean.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. So os nutela chama o periodo de 64 de ditadura! Ditadura ta hoje, e pior, ditadura do judiciario, a pior…