3º Encontro de Mestres do Reisado movimentará cena cultural de Santa Maria

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2022 às 21:37

Em Santa Maria da Boa Vista (PE), o Movimento Viva Reis realizará neste sábado (10) o 3º Encontro de Mestres da Tradição do Reisado do Sertão do São Francisco. O evento reunirá representantes de 13 grupos de reisados do município e acontecerá na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Maurílio Sampaio, Centro da cidade, a partir das 8h.

Com incentivo do Funcultura, o projeto ‘Viva Reis – Sementeira de Reisado’, é uma proposta de transmissão de saberes tradicionais da dança no Sertão para suas comunidades, possibilitando o surgimento de novos processos relacionados à manifestação cultural.

Para Raimundinha, Mestra do Reisado Herança Viva de Amarina, do Quilombo do Saruê, “é um sonho realizado poder ir à escola ensinar essa cultura que minha mãe cuidava com tanto carinho.”

O Encontro de mestres de reisados possibilita a troca de experiências e a construção de parcerias para o fortalecimento da tradição que resiste em Pernambuco, e promove a transmissão das memórias dos territórios, da ancestralidade, das identidades do povo que no fazer cultural dos reisados resiste, como afirma Alice Gericó, Movimento Viva Reis.

Reencontro”

Nesta terceira edição, o “reencontro” pós-isolamento por conta da pandemia, necessário ao combate à Covid-19, celebra a vida, a resistência e a memória dos mestres da cultura popular. Alfredo Neto, coordenador do Movimento Viva Reis, reitera a importância dos encontros e das políticas públicas de cultura para a transmissão e difusão do fazer cultural do povo pernambucano, dos reisados. “No dia 10, o encontro falará sobre esperançar. Como nos convida o educador Paulo Freire, esperançar com a experiência da cultura popular, na construção de espaços de diálogos entre os mestres dos reisados, a partir de sua persistência e resistência”, frisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.