Alerta: Nascente do Rio São Francisco seca pela primeira vez

por Carlos Britto // 23 de setembro de 2014 às 21:00

Rio São FranciscoA nascente do rio São Francisco, que está localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, está seca. Segundo o chefe do parque, diretor Luiz Arthur Castanheira, o evento é inédito e o motivo para isso foi a sucessão de secas que atingem a região há pelo menos três anos.

O parque tem 200 mil hectares de área e preserva, além das nascentes do São Francisco, outros monumentos naturais. Serve como divisor natural de águas das bacias dos rios São Francisco e Paraná.

É um fenômeno natural que ocorre sempre, diminuindo a quantidade de água. Mas a seca está muito forte este ano. É a primeira vez que as nascentes altas do São Francisco estão secas. O pessoal do parque aqui disse que nunca viu nada igual a isso“, afirmou.

Castanheira afirmou que, apesar da nascente seca, o curso do rio –que se estende por 2.700 km, de Minas até o litoral de Alagoas– não está ameaçado, já que outros rios e riachos o alimentam.

Aqui, na verdade, é o começo do rio, mas tem muito tributário mais para baixo. Essa nascente seca serve para mostrar como estamos com problemas com a pequena quantidade de água“, disse.

Segundo Castanheira, no parque, a nascente é alimentada por pequenos córregos, que vão formando a nascente do principal rio mais importante do semiárido brasileiro.

Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a bacia do rio corta seis Estados –Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Goiás– e uma pequena parte do Distrito Federal, chegando a 504 municípios. O rio é a única alternativa de água para milhares de pessoas que vivem no semiárido desses Estados.

O rio também é alvo da maior obra do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), com a transposição que constroi dois canais com um total de 477 km, que vão retirar água do rio e levar a 390 municípios do sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, as obras físicas do projeto estão 62,4% executadas, e a entrega dos canais deve ocorrer em 2015.

Incêndios

Além da seca, o parque da Serra da Canastra também está sofrendo com os incêndios. Desde o dia 20 agosto, o chefe do parque disse que já foram oito focos registrados. Por conta dos incêndios e de obras na estrada de acesso, o parque foi fechado desde a sexta-feira passada (19) e só deve ser reaberto no dia 6 de outubro. “Isso ocorre em situações em que precisamos preserva a segurança das pessoas que passam por aqui“, alertou. (Fonte: UOL/foto reprodução)

Alerta: Nascente do Rio São Francisco seca pela primeira vez

  1. Jose do Egito disse:

    Enquanto isso os nossos políticos brigam para se eleger e se esquecem do nosso bem mais valioso, a Água.

  2. maria disse:

    Vamos deixar de blá-blá-blá, pegar esses conselhos e comitês e partir para a ação, agora, não é ficar plantando NIM na beira do rio e soltar alguns alevinos nas margens poluídas que com certeza só matará os alevinos, é ação concreta. O que esses conselhos e comitês tem de concreto para tentar salvar o Rio São Francisco?
    Conversa fiada não salva o rio.

  3. ROBERTO SANTOS GUIMARAES disse:

    Vamos refletir, vi fotos agora de Alagoas e Sergipe, assim, como em Pernambuco e tem lugares que se atravessa caminhando no leito do rio. É como se fosse um ente da familia estou muito triste, meus olhos estão lacrimejando, estão matando nosso rio.

  4. AMORIM disse:

    imagno quando termina a transposição 2050 , sem FALA que Dilma nao aceito diminui o desmatamento

  5. maria disse:

    Meu Deus o que sempre temi está acontecendo, o rio está morrendo e ninguém faz nada para beneficiar o rio, só querem tirar mais e mais a água do nosso querido rio.gente que sirva de alerta!!!!!!!!!!! tem pessoas onde a casa não tem hidrometro que molha o terreiro, deixa a torneira aberta etc. cuidem da nossa água hoje temos amanhã podemos não ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários