Leitor critica replantio de mata ciliar no Velho Chico

por Carlos Britto // 09 de outubro de 2009 às 11:27

O leitor Manezim do Juá enviou ao Blog um artigo interessante, no qual faz uma análise dos motivos que o levam a ser contra a recomposição da mata ciliar no Rio São Francisco, onde ela nunca existiu.

Segundo nosso leitor, quem pode pagar caro são as futuras gerações de juazeirenses e petrolinenses, que poderão ficar sem a bela e inebriante vista do Velho Chico. Confiram:

Velho ChicoPrezado Carlos Brito:

Discordo da continuidade da ação de recompor a mata ciliar onde ela nunca existiu. Até onde sei, da antiga Companhia de Navegação – hoje orla nova – até o Angaris, sempre foi porto, área de atracação e estaleiro informal, sem a existência de árvores de grande porte, o que dava a quem observava do cais, plena visão do nosso rio com seus encantos e mistérios. De uns anos pra cá me saíram com essa idéia estapafúrdia de preservar o que não existe. Virou moda levar as crianças para plantar árvores na beira do rio. Sem visão, estão levando essas inocentes crianças a participar da construção de um problema paisagístico com o qual elas terão que conviver no futuro: Juazeiro não terá mais a vista do Rio São Francisco!

Discorda? Quer ver na prática? Vá até o Centro de Saúde do Angaris – antigo Posto do SESP. De lá já não se vê parte da Ilha do Fogo, nem o portão da ponte. Enormes algarobas já cobrem a visão. Outras árvores já vão no mesmo caminho.

E agora, fazer o que? Veja o exemplo de Petrolina: deixaram correr solto e na hora que tentaram resolver o problema veio o Ministério Público do Meio Ambiente, o IBAMA, ecologistas e ficou tudo mais complicado.

Acho que do ponto de vista da educação ambiental, seria interessante que as escolas e demais instituições levassem as nossas crianças na orla do centro para repovoar o Rio com filhotes de peixes que também estão em extinção. Seria bem divertido para eles, didático, ecológico e politicamente correto e sem efeitos colaterais, desde que escolhidas as espécies corretas, é claro.

Preservar e recompor a mata ciliar é uma necessidade inquestionável e inadiável. Não são poucos os clarões que existem ao longo do rio e nas redondezas das cidades em que os alunos possam exercitar a conscientização ecológica contribuindo para um futuro melhor da humanidade.

Poetas, namorados e todos aqueles que se alimentam e se deleitam contemplando esta paisagem – dádiva que Deus nos deu – sinceramente agradeceremos.

Manezim do Juá

Leitor critica replantio de mata ciliar no Velho Chico

  1. Robson Mororó disse:

    Concordo com o leitor quando fala das algarobas, realmente não são plantas nativas e por sinal estão tomando conta da margem do rio. Porém o reflorestamento das margens é de suma importância. São as raízes das plantas que retem o assoreamento do rio e parte da poluição.

  2. Watergate disse:

    Trocar arvores, oxigenio, sombra e clima ameno por uma mera visao de um rio morrendo sem mata ciliar e sem nenhum cuidado!
    Nao podia vir de outra pessoa que nao se chamasse MANÉ!
    Quer ver o rio inteiro ?
    Compra uma lancha!

  3. Marcos disse:

    Repito nós Petrolinenses gostamos do concreto, não de natureza. e nem me venham dizer o contrario!

  4. cRÍTO ao ExTreMo disse:

    Será que o Mané pensa que o porto nasceu alí antes dos portugueses chegarem ao Brasil? Talvez para ele as árvores são fruto da tecnologia e ação do homem…

  5. joel silva disse:

    Algarobas? Pelo amor de deus não, essa praga tomou de conta das nossas margens do lado de petrolina , e só serve para dependentes usarem droga, e ainda vem gente defender aquele matagal? Com que intuito? Pergunte ao povo se aquilo deve continuar? Não o povo que vê as coisas lá de cima, e sim o povo que tem coragem de descer até as margens do nosso rio para tentar ver algo de bom, e só se vê gente drogada e sujeira. Tenho certeza que quem defende essa idéia nunca teve a coragem de andar por toda a orla de petrolina (lá embaixo) para ver a fedentina por conta de pessoas que fazem suas nescessidades naquele local, usando drogas , bem como fazendo sexo a vontade

  6. Zé Cravinho disse:

    O Watergate consegue ser muito mais “mané” do que o MANÉ.
    A preocupação dele parece ser apenas esculhambar com os outros.
    As duas cidades deveriam fazer um grande projeto de arborização pra aliviar esse calor da molestia. Plantar mata cililar no centro das cidades me cheira a palhaçada. So pra mostrar que esta fazendo.
    E os esgotos de Juazeiro e Petrolina que mijam no rio?
    Lancha, seu vatergay-te, é pra barão. O povão náo tem isso não.

  7. Natureza Morta disse:

    Se o Homem entrasse em extinção o Rio São Francisco poderia viver milhões e milhões de anos. Os políticos não têm valores, isso é a verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários