Espetáculo de teatro de rua ” Ser Tão”chega ao Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2013 às 21:34

SER TÃO SER_foto AUGUSTO PAIVA 18 SER TÃO SER_foto AUGUSTO PAIVA 106

A arte continua invadindo o Vale do São Francisco. O espetáculo Ser TÃO Ser – narrativas da outra margem é resultado de um profundo mergulho em histórias coletadas em seis comunidades da região do extremo leste da cidade de São Paulo. Nessa pesquisa o grupo teve em mãos histórias de luta de um povo desterritorializado, jogado à margem de uma grande cidade, porém aguerrido. E justamente essas pessoas foram levadas ao centro desse espetáculo. Dessa forma, as histórias de luta revelaram um recorte: a luta por um pedaço de chão, por moradia. Essa questão social esteve presente em quase todas as histórias colhidas em mais de 80 horas de vídeo e outras tantas escutas em trajetos e conversas com os parceiros envolvidos direta ou indiretamente com o projeto.

Como afirmou Leon Tolstoi: “Canta a tua aldeia e serás universal”. Assim, o Buraco d`Oráculo decidiu cantar o seu pedaço, a sua aldeia, pois seus integrantes também fazem parte dessa história de migração e luta, e habitam o mesmo sertão das pessoas que ouviram.

Ficou patente que o espetáculo tem algo de universal. Mas, apesar de muita caminhada, o grupo ainda não visitou, não apresentou nos sertões que impulsionaram toda esta história: os sertões dos integrantes do grupo, o chão de seus avôs, pais, mães e irmãos. E é nessa perspectiva que estamos percorrendo o sertão paulista (região noroeste do estado de São Paulo), o sertão cearense, baiano e pernambucano, perfazendo um total de 16 apresentações. Esse é o projeto Ser TÃO Ser por nossos sertões, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz – 2012, e que conta com as parcerias da Prefeitura de Remanso, da Rede de Teatro Amador do Território do Sertão do São Francisco, do Núcleo de Arte Educação Nego D’Água (Naenda) e do Grupo Cafuringa para as realizações das apresentações nas cidades de Remanso, Juazeiro, Petrolina e Recife.Vamos começar o Fuzuê!!!

Programação

Petrolina – PE

Dia 30/08 – Praça do Bambuzinho – Petrolina 16h

Dia 31/08 – Povoado do Capim – 20h

Juazeiro – BA

Dia 02/09 – Praça da Misericórdia – Juazeiro – 10h

Dia 03/09 – Bairro do Quindé – Juazeiro – 20 horas

Vivência de Teatro, lançamento de livro e exibição do vídeo documentário “Histórias de um Ser TÃO Ser”

Recife – PE

Dia 06/09 – Pátio do Carmo – 16h

Dia 07/09 – Vivência de Teatro, lançamento de livro e exibição do vídeo documentário “Histórias de um Ser TÃO Ser” – Escola Pernambucana de Circo

Dia 08/09 – Guabiraba Sitio dos Macacos – 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários