22ª Campanha Nacional contra a Gripe começa segunda-feira em Petrolina

5
Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

Terá início na próxima segunda segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este ano, a ação começa com um mês de antecedência por decisão do Ministério da Saúde. O Dia D de mobilização nacional será realizado no dia 9 de maio. A campanha segue até 22 de maio com a expectativa de imunizar quase 68 mil petrolinenses.

Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. A decisão do Ministério é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao novo coronavírus (Covid-19), precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação da doença no país.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, reforça a importância da vacinação. “Esse novo fluxo de atendimento tem dois objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19; o segundo motivo é evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza. Essa medida pretende reforçar a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo coronavírus, formado por idosos. Para evitar aglomerações, os profissionais de saúde vão auxiliar na organização, orientando as pessoas a manterem distância de dois metros uma das outras. Toldos serão instalados em algumas unidades para evitar aglomeração dentro dos postos“, destaca.

Porém ela destaca que a vacina contra a gripe não protege contra o Covid-19, mas contra tipos de influenza. “Com a vacinação, pretendemos proteger a população contra as formas graves da gripe e diminuir a cadeia de transmissão desta doença respiratória. Toda a população do grupo prioritário precisa procurar as Unidades Básicas de Saúde. A vacina previne contra três tipos de vírus importante que são a influenza B, H1N1 e H2N3”, frisou.

Cronograma

O cronograma de vacinação em Petrolina previsto é o seguinte:

– 23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde;

– 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– 9/05: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

As unidades de saúde do município atendem das 7h às 17h na zona urbana e das 8h às 13h na zona rural.

5 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado, não pode aglomeração principalmente de idosos e inicia uma vacinação para os mesmos no pico do alastramento do covid 19 vá aos postos de saúde!!! Deveria ter uma campanha para vacinar os idosos em casa….

    • Concordo em parte. Quem vai na casa do idoso pode também ser um agente de expansão do vírus. É aquela história se ficar o bicho pega se correr o bicho pega. É complicado.

      • Maria, supondo que o profissional da saúde responsável por aplicar a vacina nos idosos estará trajando a proteção devida, acho que é melhor o atendimento domiciliar do que os idosos metidos em aglomerações. Não concorda?

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome