“Extintores têm que ser sempre entregues vazios”, informa gerente do Inmetro

por Carlos Britto // 01 de maio de 2010 às 13:40

NelsonOs consumidores devem ficar atentos com as empresas que fazem manutenção técnica de extintores de incêndio, pois de acordo com o gerente de divisão de produtos certificados e regulamentados, Nelson Rattacaso toda empresa deve ter registro da declaração de conformidade do fornecedor emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) através do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que é responsável pelo registro dessas empresas. A licença vence anualmente.

Segundo Nelson, em Petrolina, quatro empresas trabalham com este tipo de manutenção. “Três dessas empresas estão registradas no Inmetro, a quarta está se adequando ao nosso padrão”, informou. Ele ainda ressaltou que comerciante tem que está com este registro exposto na loja e o consumidor ficar atento e exigir esta declaração.

Nelson alertou que é necessário o consumidor entregar sempre o extintor vazio para que a empresa de manutenção seja obrigada a carregar totalmente. “Seja o extintor composto de água, pó ou CO2 a empresa tem a obrigação de recarregar totalmente”, destacou.

O gerente também enfatizou que quando for necessário os empresários abrirem licitação para empresa de manutenção de extintores, é sempre bom estar atento aquelas que apresentam menor preço, porque segundo ele “menor preço não é garantia de qualidade de serviço. O consumidor pode estar sendo lesado”, frisou.

“Extintores têm que ser sempre entregues vazios”, informa gerente do Inmetro

  1. Márcio Oliveira disse:

    Não precisa entragar os extintores vazios as empresas de recarga, pois exixte um anel amarelo entre o gatilho e o colindro, para a empresa de recarga trocar o anel amarelo tem que fazer a descarga, se a empresa não fazer a descargar para fazer a permuta do anel é facil identificar pois o anel informa o ano da recarga, então é só quebar o anel amarelo e a empresa de recarga fica obrigatorio colocar um novo anel e automaticamente a descarga do extintor.
    No momento que você descarrega o extintor você poluindo o meio ambiente, e as empresas de recarga todos devem atender as normas do CPRH orgão fiscalizador.

    Dados com base no estado do Pernambuco.

  2. Fábio Coutinho disse:

    Concordo plenamente com o leitor acima.Não é necessário descartar o material no meio ambiente, basta tirar o anel.É incrível, pois estamos em tempos de diversos acontecimentos graves no meio ambiente e as pessoas ainda tem esse pensamento comercializado das coisas, ignorando completamente questões extremamente relevantes.Imagina só, se cada cidadão descarregasse seu CO2 a cada recarga no Brasil?
    Carlos Brito, me desculpe, sei que você tem respaldo oficial( o que é lamentável), mas esse tópico é um deserviço contra o meio ambiente e a saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários