Trabalho de estudante de Artes gera polêmica na Univasf em Juazeiro

por Carlos Britto // 11 de maio de 2011 às 08:08

Não é de hoje que sexo e religião geram discussões. E quando estes dois temas aparecem juntos, a polêmica é inevitável. Foi o que aconteceu no campus da Univasf, em Juazeiro, quando um estudante decidiu colocar em prática o assunto com o objetivo de cumprir uma atividade disciplinar do curso de Artes. O trabalho está exposto no hall do prédio da universidade desde a semana passada, e dividiu opiniões, porque mostra vários pênis representando os apóstolos de Jesus, tendo ao fundo uma foto da Santa Ceia, de Leonardo da Vinci.

Alunos do curso de engenharia acharam exagerada a forma de tratar o tema. “Estão confundindo liberdade de expressão com imposição”, disse um deles. Uma outra estudante justificou que tal manifestação até poderia ser feita, desde que em um ambiente mais restrito da universidade.

Mas o professor do curso de Artes, Matheus Steincarrier, saiu em defesa do seu aluno, que não se encontrava na Univasf ontem (10) à tarde, quando nossa reportagem esteve no local.

Em sua justificativa, o professor argumentou que já havia chamado a atenção do estudante, há cerca de dois meses, para a repercussão a partir da obra que o aluno iria compor. Mas ele informou que o trabalho usa elementos da cultura ocidental, e o cristianismo faz parte dessa cultura. “O trabalho está afirmando, de maneira positiva, o cristianismo”, disse Matheus.

No texto exposto juntamente com o trabalho, o estudante ratifica o que diz o professor, quando explica que a sexualidade, compreendida em seu aspecto cultural, era vinculada no mundo romano a vários elementos da vida cotidiana (entre os quais a religião). Inclusive em religiões romanas pré-cristãs, o pênis ereto, segundo o texto, era utilizado para espantar o azar e trazer boa sorte. “A arte vai possuir sempre uma leitura muito ampla”, ponderou o professor, ao considerar natural a polêmica.

Trabalho de estudante de Artes gera polêmica na Univasf em Juazeiro

  1. Prof. Bras disse:

    A polêmica é desnecessária. É uma expressão artística numa universidade. É uma pena as pessoas serem levadas pelos alardes da falta de informação.

    Pior ainda são alguns meios de comunicação divulgarem esse assunto de forma parcial, sem profissionalismo. Na Grande Rio FM o programa Nossa Voz a apresentadora Nea Gonçalves convidou os ouvintes a opinarem numa enquete se eram contra ou a favor da exposição. Imagine, ela fez isso sem ouvir os argumentos do artista. Colocaou apenas a versão dos estudantes de Engenharia.

    Lamentável o comportamento da radialista e sua colega “jornalista” Karine Paixão.

    Parabéns ao blog por fazer uma matéria de verdade. Ouvindo os dois lados.

  2. Watergate disse:

    O artista esculpe o que gosta. rs

  3. kelly disse:

    Esse infeliz que fez isso, no minimo nao teve uma educação cristã, nao teve o amor de seus paise da famlia, depois reclamam das coisas ruins q acontecem na vida de cada um. Penis ereto da sorte ou azar??ah, sim entendi, ja sei do que isso se trata, so poderia gostar de penis ereto o autor e o professor pra autorizar.
    Agora no minimo vao falar de homofobia, ah se lampiao fosse vivo!!!!!
    Punição ja, pro aluno, professor e Univasf, cada um é responsa´vel por seus atos.Quem nao pode com o pote nao segura na rodia….
    O povo mexe com crenças e valores de um povo, depois q tem retaliação, ai dizem: pobrezinho era tão bonzinho.

  4. Carlos Antonio disse:

    Para ficar completa a Arte vou sugerir que o Sr. Aluno SENTE-SE em cima de cada obra de Arte.Procure outra forma de expressar a sua HOMOSEXULIDADE.

  5. BENNE disse:

    Esse aluno ja conseguiu o q ele queria, ser noticiado. É um absurdo como algumas pessoas fazem p aparecer. Tudo bem q ele usasse essa figura, mas representando os apóstolos, é uma provocação gratuita.

    SERÁ Q ELE ERA COROINHA E ALGUM PADRE O MOLESTOU, E FICOU REVOLTADO COM A IGREJA? PAREÇE Q ERA ALUNO DE UM PROFESSOR IDIOTA Q VIVE DANDO AULAS EM CAIXÕES, SEMITÉRIOS…

  6. Paulo Tito disse:

    Usar a tela da Santa Ceia como pano de fundo e ainda chamar tal porcaria de arte, isso é um desrespeito a fé e a tudo que é sagrado.

  7. amanda disse:

    Direito de Expressão….Vou exercer o de Opinião… achei a obra de extremo mau gosto. Ainda bem que este segmento artístico é restrito, assim não preciso deixar de apreciar a arte.

  8. Indignado disse:

    A conduta do expositor, além de agredir a religião, é um crime.
    Vejam o que diz o Código Penal:

    Escrito ou objeto obsceno

    Art. 234 – Fazer, importar, exportar, adquirir ou ter sob sua guarda, para fim de comércio, de distribuição ou de exposição pública, escrito, desenho, pintura, estampa ou qualquer objeto obsceno:

    Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

    Parágrafo único – Incorre na mesma pena quem:

    I – vende, distribui ou expõe à venda ou ao público qualquer dos objetos referidos neste artigo;

    II – realiza, em lugar público ou acessível ao público, representação teatral, ou exibição cinematográfica de caráter obsceno, ou qualquer outro espetáculo, que tenha o mesmo caráter;

    III – realiza, em lugar público ou acessível ao público, ou pelo rádio, audição ou recitação de caráter obsceno.

    Cadê o Ministério Público?!

  9. INDIGNADO disse:

    Como é que um cidadão desses pode chamar isso aí de arte ?
    Ele deve ser muito chegado num pênis, por isso que fez tantos para ficar apreciando…
    Não se tem mais respeito com nada nesse mundo, por isso que quando estão sofrendo dizem ´´ MEU DEUS O QUE FOI QUE EU FIZ PARA ESTAR SOFRENDO TANTO “. Aí lembra de Deus nessa horas.
    ESTÚPIDO e IMBECIL tando o ´´ ARTISTA “ que criou isso aí quanto o professor que o defende.

  10. mario disse:

    cada um faz o que gosta…..

  11. Desconstruidor de Discurso disse:

    Reflexos da decisão do STF. Se isso for arte… já perceberam o tamanho… os caras são gulosos.

  12. Cláudia disse:

    Bem, realmente a obra, no meu ponto de vista, é de mau gosto, porque não nos passa nada admirável.
    Mas, pela obra em si, pelos elementos escolhidos, Brennand era estudante de direito e enveredou pelos caminhos da arte. Em todas suas obras existe uma sexualidade sem pudores e nem por isso ele deixou de ser famoso e ser reconhecido em inúmeros países.
    Em Recife, como exemplo, temos vários lugares com suas obras.
    Quem tiver oportunidade, pesquise.
    Gosto ou não, cada um tem direito de expressar o que acha, mas criticar um estudante por algo que já existe há mito tempo, é no mínimo, invasivo.

  13. Rapadura disse:

    E pensar que o meu Imposto de Renda é que financia esse tipo de “aluno” que produz esse tipo de “arte” e que paga esse “professor” … E o pior : caso não concorde com a “brilhante” explicação técnica do mestre e com a “proposta” do aluno serei rotulado de sem-cultura !!!

    A UNIVASF devia ter mais cuidado com a imagem da instituição. Já não chega ser conhecida COMO A PRINCIPAL PROMOTORA DE FESTAS DA REGIÃO ? Não é possível que esses alunos tenham tempo para os estudos: toda semana tem festas promovidas por eles !!!!

  14. LIA disse:

    Está um excelente trabalho!
    O pessoal de engenharia deveria estudar mais para não falar asneiras – “Estão confundindo liberdade de expressão com imposição”- Se o rapaz não teve uma educação cristã, sorte para ele!
    Muito inteligente esse artista!
    Alguém pode me explicar pq um PÊNIS é obsceno????
    Vamos cortar os pênis de todas as criancinhas ao nasceram!

  15. Sandra disse:

    Cada vez fico mais surpreendida com a mentalidade das pessoas desta região. Como são desinformadas.
    Chego até a pensar se Petrolina e Juazeiro mereciam mesmo uma Universidade, porque ao meu ver a sociedade aqui não está preparada para a adversivade de pensamentos. É muita ignorância ser contra uma arte por pior ou obscena que seja. Tem muita gente opinando o que não entende, isso é triste.

  16. Joao Firmino disse:

    Também ouvi o programa de Neia Gonçalves hoje de manhã, nossa como ela colocou as coisas erradamente chamou uma enquete sem mostrar a explicação do artista. Absurdo, matérias incompletas .

  17. Nah disse:

    Alguém, ou melhor, vocês que estão criticando, já viram imagens do teto da Capela Sistina, no Vaticano?

  18. Tio Sam disse:

    As pessoas realmente estão presas no fundamentalismo religioso, e num moralismo, viu… Sugiro a leitura da História da Sexualidade I de Foucault. Talvez comecemos a fazer críticas (?) mais fundamentadas né?
    Enquanto isso na Sala da Justiça… Continuemos com as nossas confissões diárias. Boas pro controle dos corpos.

    Besos, made in Recife.

  19. Nah disse:

    Ah, gostei da matéria, de todas que fizeram sobre o assunto, esta está sendo a mais imparcial.

    Precisamos de informações como estas…
    Obrigada!

  20. FERREIRA disse:

    Cora Aluno. Você precisa lembrar que os apostolos foram e são testemunhas vivas de Jesus Cristo. São homens que dedicaram sua vida para levar o evangelho a toda criatura. São Homens honrados e intregos. A santa seia é um momento muito sagrado aonde Jesus Cristo sentou-se com os dicipulos para compartilhar o pão e o vinho. Todo munod tem o direito de erra. Mais não pode permancer no erro. Busque se arrepender e não faça mais isso. Busque o perdão de Deus.
    1 Cronicas 16:22

  21. ... disse:

    As pessoas não sabem argumentar nem se permitem a saber mais pra discutir o assunto com propriedade e acabam se propondo a soltar pontos de vistas moralistas, religiosos, inquestionáveis comuns e superficiais para contestar alguém que é aluno da universidade e que tem direito a usufruir do espaço da coletividade. Falta de respeito é a intolerância com o trabalho de alguém. O conceito de arte de muita gente se restringe a quadros pintados vendidos em supermercados sem fudamento algum. A legenda da obra expõe uma crença dos romanos, a do poder do falo. É a história, é a humanidade, e isso ninguém nega. O que não pode acontecer é querer retirar o trabalho de alguem com sensacionalismo. Se for assim, percorram o mundo para derrubarem milhoes de falos de ate 32 metros que existem pelo mundo afora. Não é uma imposição de pensamento, é apenas a exposição de mais uma forma de pensamento.

  22. Revoltada! disse:

    Quanta ignorância dessas pessoas, precisam estudar mais para terem argumentos concretos e cabíveis, sou estudante de artes e felizmente tenho uma mente aberta e capaz de entender a real intenção do artista, que pena que a população de Juazeiro e Petrolina tem a mente tão pequena. Cenas de sexo na TV não causa essa revolta agora uma obra artística causa tudo isso, pelo amor de Deus vamos deixar de ser falsos moralistas, vejam na internet pelo mundo todo existem obras como essa espalhadas nas ruas e parques e isso não é um pênis e sim uma representação simbólica um falo. Porque não vão a universidade para ver o texto que foi escrito por quem entende de arte e de história? Vocês estão muito informados de mal informações. A UNIVASf juazeiro precisa de pessoas inteligentes e capazes de entender e argumentar!!!!
    Engenheiros que só pensão de forma mecânica e prática, não sabem nada de teoria e argumentação! Me poupe
    revoltada com essa falta de Argumentos!

  23. FERREIRA disse:

    Vocês precisarão reconhecer e dar valor a tudo o que o Senhor revelou como sendo sagrado. Uma das coisas de maior significado é a natureza sagrada de seu próprio corpo. O Apóstolo Paulo falou de nosso corpo como sendo um templo, dado a nós por Deus. (Ver I Coríntios 6:19.) Que tragédia é você privar-se das oportunidades da vida prejudicando intencionalmente seu corpo ou entorpecendo sua mente com drogas. Não use seu corpo para atos imorais. Vista-o com recato e deixe de lado a moda de vestir-se desleixadamente. Quando você tem a coragem de vestir-se com recato e evitar as modas passageiras no vestir, descobrirá que o “auto-respeito” é o companheiro da obediência e que o Senhor o ajudará.

  24. Tudo pela polêmica - Nossa Voz disse:

    Alguem ouviu o programa Mostrando a notícia como um escândalo… E sem falar da obra do artista. Nada.

    Disseram assim, que fica aberto para ele vir “se explicar” Incrível. Incrível.

    Radialistas, se vocês não se comportam como jornalistas porque insistem em ser dublê desta profissão?

    E eu nem ouvi as outras radios… mas já se sabe, começam a repetir tudo sem analisar nada. Vergonhoso.

  25. Falso moralismo disse:

    Falso moralismo é um terror. Tem gente que pensa que os apostolos e jesus cristo não tiveram pinto.
    Em geral os falsos moralistas são os mais obsenos… Tipo aquele pai que vive no cabaré e por isso nao permite que a filha chegue tarde em casa. Ele pode quengar, ela não.

  26. Noh disse:

    Ai, querida Nah, como você foi convincente.. . Uau…Você está falando de quem mesmo?

  27. Revoltada! disse:

    Rapadura,
    você tem razão quando diz que fazem muitas festas mais não nós estudantes de artes e sim os Engenheiros os causadores da polêmica, e antes de tudo a universidade é publica é nossa por direito, e isso é mesmo ARTE ela é feita não só para embelezar e sim para causar emoção ou desgosto esse é o seu papel, a região precisa disso, dar valor a cultura e entender que arte é fundamental para se ter uma sociedade crítica.

  28. Antero disse:

    Lia disse tudo. Argumento inteligente e direto. E sobre as rádios eu também concordo que o pessoal precisa melhorar as reportagens pelo amor de Deus. A Radio Jornal ainda se salva.

  29. antoniocosta disse:

    Representa os desejos (são gulosos) do aluno e do professor que apóia uma “ARTE” dessas, ainda tem a cota dos afro descendentes (penis de cor preta). Acho que a UNIVASF deveria punir esses que querem se aparecer a qualquer custo, tanto alunos como professores.

  30. MRR disse:

    NEIA E CARINE fizeram A COISA CERTA,SE ELE NÃO QUISESSE OPNIÃO OU ENQUETE NÃO ESPUSESSE ESSA BAXARIA,ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM A RELIGIÃO NACIONAL,OK!
    OUTRA COISA O CAMINHO DO INFERNO É LIVRE…
    SEU “artistasinho” minúsculo,sem moralll,
    agora ME impessa de ME EXPRESSAR TAMBEM.

  31. FATIMA LOPES disse:

    O dono da arte e o professor que avaliou tem o direito de defesa, Eu não faria uma obra dessa, mas admiro a coragem de quem tenta fazer diferente. Ninguém agrada 100%. JESUS AGRADOU?

  32. Ana Rafaela disse:

    Primeiro, a obra a qual o artista faz referencia é a “Ultima Ceia” e não a “Santa Ceia” como fora colocado, entendendo que as pessoas quais julgam a obra não conseguem distinguir ou mesmo diferenciar as duas obras de caráter completamente diversos, não teriam estes base nenhuma para criticar a arte, ou a liberdade de expressão que nos é concebida pelos mínimos direitos nesta sociedade. Vou adiante e acrescento, a obra é só uma das primeiras de tantas outras que virão, é a proposta do desenvolvimento da capacidade artística de cada um que se propôs a fazer tal curso. Ainda, os grandes pensadores, artistas, filósofos, e demais intelectuais eram tidos na sua grande maioria na época em que viviam como loucos, desordeiros, e muitos outros xingamentos, e de que serviram? Se não fossem estes, meus caros, estaríamos vivendo sem nenhuma grande evolução. Com certeza foi polêmica a primeira mulher que usou biquíni em uma praia, a primeira que se divorciou, a que fez top less, praticas que hoje são comuns tiveram que ser desbravada por alguém que carregasse na alma a autenticidade e a coragem de não se acomodar com o que lhes foi imposto.

    “Um passo frente e você não esta mais no mesmo lugar” (Chico Science).

  33. Daniel disse:

    A questão da Liberdade Religiosa é extremamente complexa e delicada. É complexa porque a compreensão desse tema depende de uma abordagem interdisciplinar e, por conseguinte, de incursões que vão além da ciência jurídica (direito), envolvendo, também, a história, a teologia, a antropologia, a ciência da religião e a filosofia. O tema é delicado porque revela o desafio de se conviver num mundo plural, em que a intolerância religiosa ainda está presente em vários países do mundo como na China, no Paquistão, no Irão e na Arábia Saudita.
    Qualquer demonstração de “ARTE” no nosso pobre país é bem vinda, DESDE QUE, não seja vulgar ou que não brinque com a escolha religiosa de cada individuo.
    No caso em tela, demonstra claramente o descaso do estudante e de seu professor, com a liberdade religiosa dos demais estudantes da UNIVASF. Ainda incorre na falta de principio moral de vulgarização da sexualidade.
    Á historia da humanidade sempre teve grandes discussões sobre sexo e religião e hoje em uma universidade que mistura as mais diferentes etnias ter um estudante que de forma irresponsável faz brincadeira com religião e de forma mais irresponsável tem o apoio de um professor que deveria ser o mediador para evitar problemas.
    Cadê o Reitor da UNIVASF que não vê a postura desse professor e não existe um conselho para verificar as posturas dos professores. Em relação ao aluno esse tem que pedir desculpas publica a todos que ofendeu com essa “macacada” que chama de “OBRA DE ARTE”.
    QUE NEGOCIO MAIS TOSCO !

  34. rosangela disse:

    Carlos Britto
    Parabéns pela publicação.
    Como disse o professor Brás , a polêmica é desnecessária.
    Mas como era de se esperar, os patronos da virtude não perderiam uma oportunidade dessas. Faço minha as palavras da Lia, porque é mesmo que pênis é obsceno? Quanta hipocrisia!
    Ah! … se pudéssemos ver descerradas as cortinas que escondem a podridão desses “certinhos”.. A religiosidade aí entra só como bandeira, a maioria dos comentários vem de pessoas que pouco frequentam eventos religiosos, a provocação maior é sem dúvida na conotação sexual, aspecto complicado na vida de algumas pessoas.
    Essa gente preisa fazer terapia, ou na melhor das hipóteses, fazer mais sexo, isso equilibra corpo e mente, experimentem…

  35. Matias disse:

    A arte tem o potencial de estimular estas manifestações, todas elas. O Falo está na cultura faz muito tempo e é milhares de anos anterior ao cristianismo, minha religião. De nenhuma maneira “virilidade”, “fertilidade”, “símbolo da natureza criadora” entre outras associações comprovadas pela história ao Falo, ofende minha religião.

  36. Luiz Sevrino disse:

    Prezado Carlos Brito

    Parabéns pela forma como enfocou a questão, ou seja, a necessidade de discutir o que é a obra e como ele busca levantar as atuais polêmicas de nossa sociedade.
    Não se trata de discutir religião ou os apóstolos como muito estão pensando. Trata-se de uma releitura de uma única obra do artista Leonardo da Vinci. Mas, uma releitura que busca trazer a obra para o presente. Esse é um dos papéis da Arte contemporânea. Essa é uma prática comum. Se lembrarmos a abertura da novela da Rede Globo que acabou a poucos meses atrás, a novela “Passione” (basta fazer uma busca na internet para lembrar). Veremos que a Rede Globo se valeu do trabalho do artista plástico Vick Muniz que pegou imagens de obras do Neoclássico e as deu nova roupagem técnica (com o lixo) e temática. Inclusive suas obras levaram a montagem do documentário “Lixo Extraordinário” que quase ganha um Oscar devido ao fato do filme e das obras de artes terem levantado a questão contemporânea sobre o descarte do lixo e da sub condição humana das pessoas que vivem nos vários lixões do mundo.
    Portanto, é dentro dessa lógica artística que o aluno de Artes Visuais se expressou. Ele selecionou uma obra do passado que pudesse ser discutida sob novo enfoque na atualidade. Ele não trata os falos como sendo os próprios apóstolos e seus feitos. Inclusive a obra do Leonardo da Vinci foi uma encomenda onde o tema foi proposto e ele buscou inovar discutindo aspectos técnicos e tecnológicos sobre as formas de se retratar a figura humana (busca discutir: perspectiva, harmonia, movimento e contramovimento). Na obra atual os falos representam os homens atuais, e suas questões contemporâneas da sexualidade (vejam as letras de muitas músicas atuais, possuem um cunho sexual tão grande, ou maior do que a obra do aluno de Artes Visuais). Só que, para atuai propostas de arte não é necessário esculpir toda a figura humana para representar um homem. Só que, em nossa sociedade atual ao vermos uma representação da genitália masculina imediatamente surgem as várias questões morais e seus desdobramentos de representações individuais e coletivas. E isso a obra conseguiu obter.

  37. MARIA SILVA disse:

    Eu sinto muito por esta aberração aos olhos de Deus,e infelizmente este jovem não têve nem um principio bíblico o que não deva ser sua inteira culpa ,mas lamento informa-lo; (ele não sabe),”Deus é amor ,mas também é justiça”!!!,dura coisa é cair na mão do Deus todo poderoso,eu te aconselho a se arrenpeder por essa grande ignorância e pedir muito perdão..por que o que se planta se colhe..Deus ver tudo meu jovem e não admite pecado contra o que é Santo.

  38. Heitor_HotPants disse:

    manoh, so achei q ficou feio, mais quem liga, besteira da poha

  39. Lu disse:

    Ora Brito!
    Dizem que a boca fala do que o coração está cheio, assim os artistas criaram de forma a mostrar o que eles mais gostam, o que está dentro do coração deles, o que eles pensam e desejam a todo momento, analisando a criação deles eles deveriam ter posto a fundo a figura da Monalisa, e dado mais vida a obra, expondo em uma sala cheia de espelhos com corpus deles nús no movimento do indo e vindo encima do objeto artístico afinal o que é a arte? Para que serve a arte? Isso é que é Universidade UNIVASF. Que professor, que Didática, afinal porque reclamamos tanto da EDUCAÇÃO?

  40. LADY GAGA disse:

    ADOREI A OBRA
    ESTÁ PERFEITA

  41. Nossa Palavra! disse:

    Primeiro, a obra a qual o artista faz referencia é a “Ultima Ceia” e não a “Santa Ceia” como fora colocado, entendendo que as pessoas quais julgam a obra não conseguem distinguir ou mesmo diferenciar as duas obras de caráter completamente diversos, não teriam estes base nenhuma para criticar a arte, ou a liberdade de expressão que nos é concebida pelos mínimos direitos nesta sociedade. Vou adiante e acrescento, a obra é só uma das primeiras de tantas outras que virão, é a proposta do desenvolvimento da capacidade artística de cada um que se propôs a fazer tal curso. Ainda, os grandes pensadores, artistas, filósofos, e demais intelectuais eram tidos na sua grande maioria na época em que viviam como loucos, desordeiros, e muitos outros xingamentos, e de que serviram? Se não fossem estes, meus caros, estaríamos vivendo sem nenhuma grande evolução. Com certeza foi polêmica a primeira mulher que usou biquíni em uma praia, a primeira que se divorciou, a que fez top less, praticas que hoje são comuns tiveram que ser desbravada por alguém que carregasse na alma a autenticidade e a coragem de não se acomodar com o que lhes foi imposto.

    “Um passo frente e você não esta mais no mesmo lugar” (Chico Science).

  42. Adriano Diniz disse:

    Olá!
    Na verdade, essa obra de arte é do Robisão, vocalista do Black Style. Podem corrigir a matéria! rsrsrs

    De qualquer forma…
    Parabéns pela ousadia e coragem do aluno!

    E outra, se por ventura a Univasf proibisse a exposição da obra dentro do campus, teria três mil pessoas aqui mesmo, condenando a universidade por censura!
    Quem deve responder pela obra é o aluno, não a universidade!

  43. Cidadâ disse:

    Quanto falso moralismo, o que tem um pênis de fora do comum? É um orgão do corpo masculino , como braço, perna etc, Quem nunca viu agora fica conhecendo.
    Concordo plenamente com a opinião do Prof. Brás em relação a radialista.

  44. Estudante disse:

    As críticas precisam ser fundamentadas para que venham mudar alguns conceitos. Antes da agressão contra a OBRA DE ARTE, precisam ler mais do que a constutuição para que ao menos tenham argumentos mais precisos. Fazer juizo de valor a algo subjetivo é uma ignorância tremenda. Principalmente quando esse algo é uma expressão artística. O autor não precisa ser ou deixar de ser Cristão, muito menos homossexual. Ele precisa apenas ter conhecimento sobre o que está produzindo, seus contornos, sua leitura. O resultado disso será a interpretação dos observadores. Essa sim, virá repleta de significados. Cada um interpreta aquilo que sente, ou o que, segundo Freud, está preso no incosciente, parte do aparelho psiquíco.

  45. Edilson disse:

    Toda arte é válida… mas sejamos sensatos, foi exagerado né… colocar pênis representando os apóstolos de Jesus? É demais…

  46. Francisco disse:

    Na capela Sistina não tem nenhum pênis ereto, como você deve ter notado, Nah, estes estão.
    Há várias formas de chamar atenção e mostrar que você é bom naquilo que faz. É uma pena que esses alunos tenham escolhido a forma mais fácil e mais pejorativa também. Apoio e colaboro para a livre expressão, sem é claro ofender ninguém, o que obviamente é a intenção daqueles que fizeram isso. É uma pena, realmente, só lamento.

  47. jaja disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKK
    quanta gente sem cultura, sem informação…
    KKKKKKKKKKKKKKKK

  48. monica disse:

    è um absurdo!!!!Que sociedade é essa que se diz culturalmente esclarecida?Desde quando este ato obsceno é arte?não pelo objeto em si ! Mas a comparação com uma cena realigiosa.Sinto muito pela ignorância destes comentaristas.Este autor e professor não tem nenhum principio religioso,queriam polêmica na verdade e conseguiram!!!Quem quer respeito por essa expressão artistica não respeitam na verdade o que é sagrado.Perdoe oh pai!eles não sabem o que fazem!!!

  49. Desconstruidor de Discurso disse:

    Universidade não se resume a fazer arte… se é que podemos chamar de arte ou esquizofrenia o que estão propondo. Querem escandalizar…. façam… vão a Juazeiro do Norte e diga que o Padre Cícero era homossexual… vcs vão virar notícia. Se não estiverem gostando de Petrolina/Juazeiro e Região, vão para Pelotas… lá vcs serão bem recebidos.

  50. Aqui sabe o que diz! disse:

    Pois é, ainda não entendi se a crítica era relativa à referência da religiosidade da “A última Ceia” do Leonardo da Vinci ou refere-se exclusivamente as figuras fálicas.
    Bem, se a crítica faz referência a obra do pintor renascentista temos que lembrar que ele era tudo menos moralista ou religioso. A obra “A última Ceia” e não “Santa Ceia”, foi uma encomenda do Duque Lodovico Sforza para ornar o refeitório de um convento que ele mandou erguer com o objetivo maior de ter um lugar para sepultar a sua família. Além disto, o Leonardo nunca se deixou levar por pudores. Para tanto devemos lembrar daquela que é considerada a sua terceira obra mais conhecida: “Homem Vitruviano” (a primeira é a “Mona Lisa”, ou “La Gioconda”, a segunda é a “A última Ceia”). Nessa obra vemos um homem nú com os duplos braços e pernas abertas inserido dentro de um quadrado e de um círculo, consecutivamente. Pois é, nessa obra ele não ocultou o falo da figura humana, e olhe que estamos falando do ano de 1485-90. O foco do Leonardo era discutir os conceitos que havia aprendido após a leitura da obra “Os dez livros da Arquitetura” de autoria de Vitrúvio. O desenho do Leonardo buscava representar as discussões a cerca dos conceitos de proporções e relações. Assim, comparando o corpo humano aos cânones da arquitetura o Leonardo quis representar a perfeição da anatomia humana em relação as figuras geométricas. Portanto buscava discutir conceitos. E a “Última Ceia” também buscava discutir novos conceitos, não os religiosos, mas, os científicos. A obra serviu de laboratório para desenvolvimento de novas tintas, de novas técnicas de pintura mural e do estudo da perspectiva. A questão religiosa foi apenas o pano de fundo que tomou monta ao longo dos anos assim que outros artistas recriavam a mesma obra sob outros ângulos e perspectivas.
    Agora, se a crítica é apenas em função da figura do falo, realmente eu não consigo entender o espanto com a obra contemporânea do aluno do curso de artes visuais. Pois, o falo faz parte da história da arte, desde as pinturas rupestres da Serra da Capivara – PI, passando por todo o mundo antigo, idade média, idade contemporânea (que o diga a renascença) até os nossos dias.
    Um exemplo fálico artístico está na obra do Francisco Brennad, com sua obra “Torre de Cristal” com 32 m de altura e instalada nos arrecifes diante da Praça do Marco Zero na cidade do Recife. Essa obra também foi alvo de polêmicas no ano de 1999, quanto ainda em projeto, teve sua forma fálica duramente criticada. A polêmica foi tamanha que o prefeito da época ao tentar rejeitar a obra acabou se envolvendo num mar de críticas a liberdade de expressão que ele, o prefeito, foi oprimir um jornalista com um revólver 38 na cintura em plena redação do jornal. Resumo da ópera, teve que aceitar a obra, mas, a coitada da “Torre de Cristal” (que inicialmente se chamava “Torre-farol”) acabou sendo associada a uma flor fálica que foi descoberta por Burle Marx e não mais ao falo do próprio artista, que inclusive tem em seu órgão um elemento de inspiração, assim como está escrito nos textos da exposição do espaço chamado “Academia”. Desta forma, a agressividade do falo foi minimizada pela delicadeza da flor. Mas, quem conhece a obra do Brennad, sabe das suas inspirações genitálias.
    Bem, mesmo em dúvida sobre a qual elemento a crítica quis focar, espero ter dado a minha contribuição quanto ao necessário direito de expressão de liberdade que a arte tem deste os seus primórdios. Cabe a Arte discutir qualquer tema, sob qualquer enfoque. Inclusive eu creio que, as atuais discussões da arte vão além dos temas poesia e política, buscam também discutir e combater a “falsa moral”. Digo falsa moral porque em nossa sociedade atual já aceitamos outros tantos elementos de conotação sexual. E para citar só um deles, lembro as formas extremantes sexuais de se dançar ao embalo de músicas como as do “É o Tchan”, do “Arrocha”, do Funk e tantos outros ritmos. Nada contra a sexualidade na dança e na música, apenas lembro que essas duas expressões artísticas já conseguiram total liberdade para suas produções. Assim sendo, desejo para as expressões das Artes Visuais o mesmo direito de liberdade de expressão que a música e a dança já conseguiram.
    Por fim, para aqueles que ainda se atemorizam diante de uma imagem tenho um conselho, fechem os olhos. No entanto, fica o alerta, cuidado ao andar de olhos fechados, pode-se acabar tropeçando ao caminhar.
    Salve as Artes e salve a liberdade de expressão.

  51. Captolina disse:

    Sandra querida. Na região deve sim existir a Universidade, justamente para começarmos a mudar a forma de pensar e de agir, porque é através da Educação que podemos tentar mudar isso. Já é uma grande vitória termos a UNIVASF na região, e mais vitória ainda termos os cursos de Artes Visuais e Ciências Socias, que fogem dessa ‘CIENTIFICIDADE’ que as exatas proporcionam, pois a partir do momento que nos colocamos a pensar sobre as diversidades, o real objetivo que a ciência exerce em nossa sociedade é que vamos da conta do quanto ainda temos de mudar.
    E quanto a Matéria, utilizou-se de forma muito estranha o Nome PÊNIS, para atribuir as esculturas, sendo que ali se trata de um FALO ( objeto que REPRESENTA um pênis ereto) não sendo um propriamente dito. Lembrando para os ‘ Religiosos’ de plantão, isso num teve nada haver com DEUS!
    Enfim, acho que a ARTE proporcionou uma discussão muito eficaz, e preconceitos sempre existirão.

  52. JAIR LIMA LOPES DE VASCONCELOS disse:

    Nesse ritmo de arte pelotense, essa turma vai engrandecer o currículo. É possível que antes mesmo de terminar o curso, já não tenham uma prega no currículo. Um alerta, pênis desse tamanho vcs só vão encontrar em um jumento; se quiserem maior, tem o da baleia, pesa 1 (uma) tonelada.

  53. Sarah Fonseca disse:

    Buscar o perdão de Deus??? Mas não teria sido ele o responsável pela existência dos pênis dos apóstolos?
    Outra coisa… É impressão minha ou Deus é a unica coisa que não é questionada aqui? Caros irmãos, você já pensaram que Deus pode ter criado pessoas que não acreditam nele? Já ouviram falar em livre arbítrio ou será preciso que a próxima obra de arte seja uma bíblia com cheiro de suvaqueira, que traga a tona o fato de que tanta gente defende princípios sobre os quais nem ao menos tem domínio? Parem então de desfilar com seus livros sagrados respeitando o fato de que eles são sagrados apenas para alguns de nós e se depois de abri-los e compreenderem que não cabe a vocês o julgamento, imprimam suas opiniões sem embasamento sobre toda e qualquer coisa!
    Acho que a obra cumpriu seu papel utilizando-se de outra obra de arte – a pintura da Santa Ceia – para evidenciar quanta opressão é permitida em nome da moral e dos bons costumes.

    O Deus no qual acredito não me dá o direito de oprimir nem subjugar ninguém aos valores de uma sociedade cruel como a nossa, tampouco me impede de gozar essa vida, inclusive utilizando a minha genitália.

    Pensem nisso!

  54. R.R. PAULO disse:

    Caramba! Com base nos depoimentos acima percebo que moro de fato numa cidade do interior e “TUPINIQUIM”! Uma pena para Petrolina!! Quanta mente pequena, conservadora e moralista, que de fato é atribuída as pessoas do interior!

    Uma pena para os jovens artistas e os nobres professores que estão percebendo a falta de cultura da maioria da população de Petrolina e Juazeiro e que aos poucos, perceberão que o curso de ARTES, aqui, nestas duas cidades, irá sofrer com preconceitos e comentários apavorantes de mentes pequenas como alguns postados acima.

    Espero que “mentes pequenas” e voltadas ao pragmatismo e porque não dizer a épocas medievais não obstruam as ideias e pensamentos de pessoas à frente do seu tempo.
    Colega IGNORANTE, não cabe aqui acionar o Ministério Público contra o autor da Obra de Arte em questão, uma vez que estaria ferindo a Constituição que a lei maior, sobretudo em seu art. 5º, inciso IX.

    De mais a mais, colega IGNORANTE, que postou citando a lei e a ausência do Ministério Público no presente caso, transcrevo abaixo, partes de um parecer da lavra do Exmº. Ministro do Superior Tribunal de Justiça EDSON CARVALHO VIDIGAL, com relação a um fato análogo em que a expressão artística é atacada pela população por considerar obscena e então evocar o art. 234 do diploma penal:

    “Tenho que ler a lei e interpretá-la conforme as realidades sociais em derredor. Não devo consentir que a engrenagem estatal, a Polícia, o Ministério Público, o Judiciário, que custam muito dinheiro ao contribuinte, se ocupem ou sejam ocupados de maneira perdulária, tocando inquéritos ou processos que, depois de muito tempo, acabam dando em nada, exatamente em razão da evidência, notada logo no primeiro momento, como neste caso, de que não há crime algum a apurar, a processar, a punir.

    Ora, quando é evidente, como neste caso, a inexistência de crime não há porque prosseguir com o inquérito ou com a Ação Penal. É desperdício de dinheiro público manter um processo sobre o qual se tem certeza, antemão, que vai dar em nada. Do ponto de vista do acusado em face dos seus direitos constitucionais individuais, é constrangimento ilegal reparável por “habeas corpus”.

    A peça publicitária que ensejou ao Ministério Público a persecução policial contra os dois empresários ora pacientes, remete-me obrigatoriamente à Constituição Federal, que em seu Art. 5º, inciso IX, assegura:

    “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.”

    No Art. 220, § 2º, verbis:

    “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.”

  55. rafael disse:

    Gente, arte é arte. Muito me decepciona o que algunmas pessoas escreveram aqui. São tão leigos e ignorantes como os alunos de Engenharia. A arte é feita pra ser entendida de várias formas… cada um se expressa do jeitoque quiser. Estamos em um país livre gente. Da forma que escrevem certas coisas, estão querendo censurar a liberdade de expressão do artistas. lamentável… e achar que muitos desses estudantes, consideram a cidades(PEtrolina e Juazeiro) como uma capital. Com pensamento de gente do interior do interior.

  56. C. disse:

    “Vamos educar esse povo!!”

    Ainda bem que a materia conseguiu ir um pouco alem do que os estudantes de engenharia “acham” que pensam.

  57. Cleiton disse:

    Quão aliviado fiquei, por houvir comenta´rios em defesa do aluno expositor. Pros demais, vamos deixar de ser HIPOCRITAS.

    Moderadores, publiquem o texto todo. Qualquer coisa eu respondo o processo.

  58. Luana disse:

    Não entendo o motivo de tanta polêmica, talvez pelo fato de estarem vendo tantas teorias e calculos esses “futuros engenheiros” esquecem que as coisas não possuem apenas uma interpretação… Coisas “piores” já foram expostas ou nomeadas como “arte” e não houve esse zumzumzum todo.
    Acredito que enquanto houver esse choque de realidades diferentes (artes visuais num “espaço de engenharias”), o que eu espero que permaneça assim, vai existir essa polêmica cada vez que uma obra for exposta na universidade, seja ela grande ou pequena, com conteudo sexual ou não. Afinal a universidade é de todos e tem que abranger todo tipo de conhecimento.

    As pessoas dessa região ainda necessitam de conhecimento artístico, pois isso, pelo visto, lhes faltam muito.

  59. disse:

    Gente, me expressei mal.

    Porcaria no sentido que eles n tem um lugar definido pra colocar as obras deles, colocam em tudo que é canto. Aí vira uma bagunça. Visivelmente a faculdade está feia.

    Eles tendo uma sala eles podem divulgar oq quiser e quem quiser ir la olhar vai. E quem n quiser, n vai. Assim fica mais democratico do que estampar obra de arte logo na entrada. Pra alguns isso eh mto agressivo, entao tem q ter respeito.

  60. Rosemary disse:

    Acredito que esta discussão deve considerar que cada ser humano tem o direito de escolher se quer ou não ver cenas de pornografia. Eu particularmente quando vou assistir alguma coisa em minha casa primeiramente verifico se há cenas que eu considero inadequadas. No entanto, nesse caso eu fui obrigada, visto que para ir assistir minha aula tinha que passar em frente as obras, a ver uma exposição que de vai de encontro ao meus princípios.

    A minha liberdade de expressão não tem o direito de tirar a liberdade de expressão do meu próximo.

    Eu tenho o direito de escolher o que quero OU NÃO ver!

  61. Juh disse:

    Quanta gente burra e ignorante, achar que o cara é homossexual porque fez isso, achar que o cara não foi amado pelos pais porque a arte tem conotação religiosa ou “fere” de alguma forma os “mandamentos” de cristo, o mundo ta cercado de gente estupida é por isso que essas pessoas são super infelizes por não se questionarem nem por um minuto, não há dentro do cerebro delas a filosofia, se não há questionamento não há respeito, prevalece a ignorância.
    Parabéns pela sua coragem e parabéns pelo seu trabalho, são pessoas como vc que conseguem se diferenciar com classe e inteligência.
    Os comentários contra vc só mostram o quanto vc é superior =] congratulations

  62. lua clara disse:

    Vocês que criticam, já ouviram falar em pós-modernidade? O mínimo sequer… conhecem o mínimo do conceito pós-estrutural?
    Se liiiiigue, vocês estão criticando, sofrendo, se irritando à toa. Tudo é, nesse tempo pós.

  63. socorro gomes disse:

    Se ele tivesse desenhado um homem com o pênis ereto, não teria chamado tanto a atenção.
    Mas qualquer parte do corpo humano, é uma arte.
    Não é por isso, que Deus vai o castigar.

  64. Penalidade disse:

    O que deveria ter feito era não divulgar absolutamente nada. Somente assim este estudante e seu professor teriam que dependurarem no pescoço uma jaca e saírem pelas ruas, se quisesse aparecer. A necessidade desta gente é aparecer. A imprensa, por seu turno, vive ávida por comportamento deste tipo para explorar como matéria jornalística.
    O certo, portanto, era ficar todo mundo calado. Conseguir-se-iam 12 homens bem fortes, como apóstolos e um a mais para coordenar tudo. Chegando lá cada um se colocaria ao lado de cada peça desta, como verdadeiros apóstolos. Depois de alguns segundos o coordenador daria um grito de guerra e aí então cada um dos 12 pegaria uma peça e quebraria toda, transformando em bagaço. Se o autor e ou professor aparecesse reclamando, então os apóstolos quebrariam os dois do cassete. Eu duvido que, depois, estes dois “artistas” fizessem outra “Merda de arte” deste tipo.

  65. Lady Gaga disse:

    Acho que ele me superou….

  66. Lady GaGa disse:

    ADOREI A OBRA!
    ESTÁ PERFEITA
    NO TA 10 A ESSE ARTISTA

  67. Thiara disse:

    Lembrei agora dos tempos medievais!!! Ainda bem que estamos no século XXI… Apesar de algumas pessoas não terem saido da idade da pedra, arte é pra isso mesmo: ser discutida e causar (boas e más) impressões. Essa é a real intenção GEEEENTE! Fica a dica ;)

  68. Engenharia que é um CURSO de Vergonha disse:

    Em primeiro lugar, me admira muito pessoas que se dizem “mestres” ou até “doutores” no conhecimento de uma área se prestarem a defender uma atitude ofensiva, impositiva e, principalmente (como já foi citado acima), entitulada como um crime. Em segundo lugar, é de extrema incompetência um aluno que se diz estar aprendendo alguma coisa no curso em uma UNIVERSIDADE FEDERAL expor uma atividade tão de baixo valor cognitivo e intelectual. Se vocês querem que que fazem nesse curso de ” sejam reconhecidas pela sociedade, devem pelo menos pensar uma hora no que vai fazer antes de executar, uma vez que o raciocínio exige uma gama de conhecimento que deve ter sido alcançado pelo trabalho exaustivo do cérebro. Se não têm coragem pra estudar DE VERDADE, não coloca asneiras que passam pela cabeça aleatoriamente em um ambiente que não é só frequentado por vocês. Da próxima vez você coloca esses ” em seu banheiro ou no quarto e fica apreciando e chamando os amigos “boiolas” para apreciar também. O inadmissível é que IMPONHAM( e essa é a palavra certa, diferentemente do que outros “idiotas” tenham dito) exposições como essa para a sociedade, sem pensar antes nas consequências e, principalmente, no DIREITO que os outros também têm. É uma pena que o Campus de engenharia tenha sido envadido por um curso de tão BAIXO NÍVEL. Foi perdida a característica da faculdade de APRENDIZADO DE QUALIDADE. Por fim, quero afirmas para TODOS que conhecimento DE VERDADE se consegue lendo livros dos temas de física, economia, logística medicina, enfermagem, psicologia, enfim, qualquer assunto que AGREGUE VALOR AO CONHECIMENTO DE UM INDIVÍDUO, para que assim se formem realmente PROFISSIONAIS e não apenas PORTADORES DE DIPLOMA!!

  69. Livia Souza disse:

    Meus caros, é só um estudante SEM CRIATIVIDADE tentando aparecer.

    Se ele chama isso de arte é pq não conhece nada sobre o assunto.

    Pobre rapaz ignorante, que deve estar se achando por aparecer na imprensa.

  70. Já não se tem respeito por nada disse:

    Quem fez um absurdo desses não tem no mínimo bons princípios, já não se respeita mais nada nesse mundo, tudo se parece cada vez mais largado e sem moral, tratar de um quadro tão respeitado como a santa ceia dessa forma é tratar o evangélio de Deus sem respeito. E o professor que é pior, uma pessoa que se diz ser EDUCADOR. Imagina se todos professores agirem dessa forma , a escola não seria mais um lugar de ensino e bons modos ,e sim um lugar largado e sem respeito por nada.

    Essa porcaria que estão chamando de arte é simplismente uma pouca vergonha esse cara é simplismente um idiota e sem noção.
    Depois não reclama dos frutos que vai colher, pois na biblia diz que se vc planta coisas ruins os frutos serão ruins. Então te desejo SORTE, pq vc vai precisar.

  71. Watergate disse:

    não sei o que é pior, essa Obra de Arte clichê, ou escutar o programa .

  72. Rosa disse:

    Eu não achei nada demais.
    O que realmente me chamou atenção foi aquele pênis negro. apenas um, ele entrou pelo sistema de cotas foi?

  73. Rangel disse:

    da primeira vez, achei muito estranho, mas parando pra pensar, a ideia foi até legal, só não gostei muito do resultado que ele obteve, mas ai fica no gosto de cada um né!

  74. Alzyr Saadehr disse:

    Acho que a arte mão deve ter referências e sim sentimentos, afinal manifestações artisticas são justamente manifestações do nosso estado de espirito, desejos e etc… N vejo nada ligado a religião, na verdade não vejo nada demais a não ser varios pênis em pratos, postos numa mesa. Desejo, vontade… Sei lá, mas n vejo motivo para tanto alarde, acho até cômico… De qualquer fomrma todo artista e suas obras merecem respeitom assim como a expocu em paris http://demolitioninc.blogspot.com/2009/05/primeira-expo-cu-acontece-em-paris.html tem gosto, arte e admiradores pra tudo.

  75. Juliano Ferreira do Carmo disse:

    Acho perfeitamente justificável a exposição fálica. Fomos criados dentro de uma perspectiva judaíco-cristã que se choca e se horroriza com temas que cotidianamente já deveriam fazer parte do contexto social. A releitura da santa ceia numa versão pagã que remete a Roma foi no mínimo inedita. Parabéns! E que venham outras!

  76. Alessandra disse:

    A grande polêmica, não é liberdade de expressão mais a imposição feita pelos alunos de artes visuais e seus professores do que é arte e do que é certo e errado? Por que a GRANDE esculturas dos FALOS não é indecorosa, obcsena e ofensiva? Só por que alguem disse que é arte? Estou em uma universadade e sou obrigada a concordar com qualquer coisas que um professor fala?
    Desculpe, tenho opinião e quero que meus direitos individuais que foram violados com a “ARTE” seja retirada do LOCAL PUBLICO, que se for exposta que o seja em local apropriado. Não em local de acesso invitavel para o restante dos discentes. Pois, o local é a unica via de acesso as salas de aulas é impossivel não olhar as esculturas.
    Coisa que a constituição nacional assegura já que os FALOS são a representação do pênis erreto, e que qualquer arte que contenha esse tipo de material possui restrição para exibição.

    Afinal que só por que tem playboy eu sou obrigada a apreciar a arte?

  77. Conan disse:

    Isso é o reflexo da atual “liberdade de expressão”.

    Porém essa liberdade só é excepcionada quando se atinge alguém da minoria insatisfeita (negros, mulheres, homossexuais).

    Tirando as exceções acima, o restante pode se utilizar à vontade, tipo: mostrar estátua de pênis, mulheres tratando homens como cachorros em propaganda de tv, feios sendo humilhados em escolas, etc, etc, etc.

    Resumindo, hoje em dia o cidadão que é homem com H e é branco tá lascado e se ele for feio, ahh coitado, tá f…..

  78. SÍLVIO GILBERTO DE ARAÚJO disse:

    Gente! Deixa o artista expressar o lado gay dele.

  79. Petala Silva disse:

    ACHO UM ABSURDO MESMO ESSE POVO DE ENG. PRECONCEITUOSO. EU SO ACHO QUE ELA ESTA EXPOSTA NO LUGAR ERRADO, PQ ASSIM NAO FICA 24 HORAS POR DIA A VISTA DE PESSOAS MAIS VELHAS, DE CRIANÇAS, OU MELHOR QUE TAL COLOCAR CADA UM OBRA DE ARTE EM CADA REPARTIÇAO PUBLICA. IMAGINE SÓ, UMA ARTE DESSA NA ENTRADA DO PALACIO DO PLANALTO, OUTRA NO TEATRO, MELHOR AINDA, NAS CRECHES..
    TODO MUNDO QUER RESPEITOS. NINGUEM FICA COLOCANDO IMAGENS RELIGIOSAS EXPOSTAS NA FACULDADE PARA OS ATEUS, SE SENTIREM OFENDIDOS, MAS ELES PODEM TRATAR COM DESRESPEITO NÓS QUE FOMOS CRIADOS COM RELIGIÃO E AMOR….

  80. Fabiano disse:

    AINDA BEM QUE NEM TODO MUNDO VER O MUNDO COM OLHOS DE ARTISTA.. imagine só como seria…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    tudo tem um significado que do meu ponto de vista vai muito alem da imaginação…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  81. João disse:

    PIROCAS SÃO POLÊMICAS!!!

  82. Raul disse:

    Eu apóio o movimento “PIROCAS SÃO POLÊMICAS”!!!!

  83. Raul disse:

    Eu apóio o movimento “PIROCAS SÃO POLÊMICAS!!!!!!!”

  84. Marcos disse:

    Eita, o Feelig estuda ai, será?, kkkkk ele voltou, arranjou dinheiro para ir na lan house. ô coitado.

  85. Da cidade disse:

    Aew galera da roça, vão fazer as suas coisas e pare de se preucupar com a dos outros.
    Se nao dessem ousadia não estaria desse geito.
    Veja Geisy Arruda está famosa por causa de gente que nao tem o que fazer e fica jogando na midia.

  86. Carol disse:

    “A UNIVASF devia ter mais cuidado com a imagem da instituição. Já não chega ser conhecida COMO A PRINCIPAL PROMOTORA DE FESTAS DA REGIÃO ? Não é possível que esses alunos tenham tempo para os estudos: toda semana tem festas promovidas por eles !!!!” kkkkkkkkkkkkk… Este comentário foi o melhor de todos! Fala sério né, a universidade é um local onde podemos estudar, trabalhar, mas também nos expressarmos e por que não nos divertirmos também? Afinal, é algum crime? Saiba que não vivemos de festa não, aqui pode até ter alguns festeiros, mas não cabe a ninguém generalizar!
    Quanto a exposição, o Estado é laico, ou seja, a religião não deve interferir nas tomadas de decisões, muito menos na forma em que as pessoas se expressam. Falso moralismo é o nome dessa besteirada toda!

  87. Saulo disse:

    Vi um certo preconceito contra quem tem o “ Falo torto´´, foi a unica coisa que notei´´….só vi falo ereto, e em relação a cor, ele obteve comportamento típico de televisão, colocou uma porcetagem pequena de cor negra comparativamente com a cor branca.

  88. Tomas Thurbando disse:

    É invitável a todos, num país livre, que a liberdade de expressão seja reprimida com tanta violência. Mas que o autor da arte tente expor suas vontades sexuais em outro ambiente;

    Se a obra representar a necessidade do autor, nem um caminhão cheio de instrumentos masculinos vão sacia-lo.

  89. ERNUI DANTAS disse:

    E UM ATEU DESE AINDA PODE SER PROFESOR DE UM FILHO NOSSO.PENA QUE MUITA GENTE AINDA ACHE NORMAL O DESEJO DESE SUJEITO..

  90. Caio disse:

    Primeiro eu gostaria de aletar a todos vocês que a obra tem dono e o mesmo se responsabiliza por tal. Portanto, não generalizem em seus comentários e nem atribuam as consequências aos alunos ou ao curso de Artes, pois o mesmo tem 3 turmas em andamento. Vamos ter maturidade para encarar o fato. Além disso, independente de ser a favor ou não, eu prefiro seguir o caminho da tolerância e respeito. Que as críticas sejam feitas, mas que tenham fundamentos e sirva de algo. Xingar e sair falando asneiras não adianta de nada. Será só mais uma ‘idiotice’… E mais uma vez, peço respeito ao curso de Artes.

  91. edna disse:

    O que vi foi uma obra sem a mínima “arte”. Pouca criatividade artística e mais criatividade obscena. Um monte de pênis empilhados, expostos como mercadoria e não como um trabalho artístico.
    A única coisa que ele conseguiu foi polemizar por algo de péssima qualidade.
    Mas quem sabe ele, como está na faculdade, ainda aprenda o que é uma verdadeira “Obra de Arte”.
    Os panos de pratos expostos na lojinha de artesanato são bem mais interessantes.

  92. Zaca disse:

    Em meus estudos dissertei sobre isso e sobre a importância que isso possui desde o surgimento da humanidade. Ainda não terminei o estudo, que já conta com mais de 25.000 páginas.

  93. AGUIA PEQUENA disse:

    A ARTE em si é BELA (na retro em tela, desaprovo, explico-me…) e nos trás através da expressão criadora e retratada pelo ARTISTA (na expressão em pauta, um desatre do artista…) em muitas imagens, o imaginário de uma BELEZA ímpar à ser retratada.
    Na situação em destaque pelos meios de comunicação social, inclusive por essa canal de comunicação, cuja repercussão de interesse PÚBLICO as informações correm o mundo, foi muito infeliz o artista que, no exercicio de sua cidadania, abre a discursão entre SEXO (segundo a Biologia, parte das espécies dos seres vivos do dominio Eucariota) e RELIGIÃO (Latim: religio, religar, ligar novamente, termo muito usado na Vulgata, ainda prestar culto à uma divindade). Vendo os depoimentos em tela, o que mais me incomoda e inquieta-me é um mestrando e mestrado trazerem à conhecimento dos leitores e leitoras do blog, que realmente há indicação de referencia cristã e que não há de nada de polêmico. Lamento, e parabenizo a INDIGNADO por citar o CP/Art 234 e FERREIRA que clama misericórdia ao Senhor pela alma do artista e e tbm do professor que saiiu em sua defesa.
    VAMOS VALORIZAR E DAR CRÉDITO À ARTE, MAS NÃO DESSA FORMA, AINDA POR CIMA FAZER USO DO PANO DE FUNDO DA SANTA CEIA, E FAZER REFERENCIAS AOS APOSTOLOS DA MANEIRA QUE FORAM IMAGINADAS (FALTOU CRIATIVIDADE, QUE PENA, IMAGINEM OS LEITORES (AS) QUANDO ESSE UNIVERSITÁRIO CONCLUIR SUA FORMATURA/GRADUAÇÃO, O QUE SERÁ QUE ELE NÃO VAI INVENTAR?) SE O INIMIGO TENTOU JESUS NO DESERTO, O QUE SE PODE ESPERAR?
    SR. BENNE, poupe suas palavras, e não faça a mesma coisa… Porquê o Sr. afirmou categoricamente: se o “artista da univasf” era coroinha? Ser coroinha ou acólito não dar direito ao senhor ou quem quer que seja de dizer que esses são molestados. Eu teria muito mais cuidado em fazer uma afirmativa dessa natureza. Meu filho é coroinha, e creio que sua formação cristã e religiosa e familiar não condiz com seu pensamento e sua maneira de criticar senhor. Até se o “artista da universidade” tivesse sido, creio que no uso são de sua opinião, o senhor não podia fazer e nem pode fazer referencia, haja visto ser um coroinha é exercer um MINISTÉRIO NAS IGREJAS CRISTÃS, SERVINDO AO SENHOR JESUS NA PESSOA DO IRMÃO. Não devemos brincar com tal afirmação. Creio que o senhor entendeu.

  94. suo sequidor de cristo disse:

    Caros irmãos e irmas. Vocês precisa lembrar que os apostolos foram e são testemunhas vivas de Jesus Cristo. São homens que dedicaram sua vida para levar o evangelho a toda criatura. São Homens honrados e intregos. A santa seia é um momento muito sagrado aonde Jesus Cristo sentou-se com os dicipulos para compartilhar o pão e o vinho. Todo munod tem o direito de erra. Mais não pode permancer no erro. Busque se arrepender e não faça mais isso. Busque o perdão de Deus.

  95. Prof. Danilson Vasconcelos disse:

    Embora estejamos em pleno Século XXI, vejo que as obras de arte que envolvem a sexualidade ainda trazem polêmicas à tona. A obra “A ceia” de Gregório Braque, aluno do curso de licenciatura em Artes Visuais da UNIVASF não fugiu da sina.
    A união entre o profano e o sagrado já é bem antiga, e um dos casos mais conhecidos é o do escultor e pintor Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni que também foi envolvido em um escândalo por pintar corpos nus em seu afresco “O juízo Final” (1537-1541) para o teto da Capela Sistina. A cena pode ser constatada no filme Agonia e Êxtase (The agony and the ecstasy)-1965-Direção Carol Reed.
    Isso demonstra que o ser humano, principalmente o ocidental, ainda não sabe lidar com sua própria sexualidade e não é a primeira vez que a Arte tropeça nesse tema e o pequeno painel de “mulheres e homens nus, com seus órgãos sexuais a mostra, insinuações de sexo, e imagens insinuativas”, prova isso. A grande pergunta é: a polêmica foi gerada pelo o uso de uma imagem que remete à “Última Ceia” ou pela exposição de falos como escultura? E por que o painel causa mal estar se são reproduções de obras já consagradas dentro da História da Arte?
    Creio que todo esse burburinho em torno do trabalho é saudável se direcionado a um diálogo sobre a democracia dos espaços universitários e não à critica do que é ou não Arte. Afinal, hoje em tempos contemporâneos é difícil instituir a obra artística, já que não há mais cânones.
    Quanto à polêmica que os falos causaram, pergunto se como educadores não deveríamos encarar a sexualidade como uma realidade explícita também na Arte ou se também devemos proibir o uso da imagem de pênis e vaginas nos livros de biologia e de ciências em prol da “preservação dos bons costumes” das pessoas desavisadas.

    Prof. Danilson Vasconcelos

  96. ENGENHEIRO disse:

    VCS SAO A ESCORIA DA UNIVASF . SAO A VERGONHA DA INSTITUIÇAO, NINGUEEEEEEEEM LIGA PRA VCS, SAO TODOS CARENTES E EXCLUIDOS, PRECISAM CHAMAR A ATENCAO DE TODOS, FOI ISSO OQ CONSEGUIRAM . HUMILHADOS

  97. joao gilberto disse:

    Se isto é arte, é de péssimo mal gosto,porém o que eu acho de pior gosto mesmo são estes comentários de gente que não lẽ um livro por ano mas não perde a sacanagem da novela das oito e vem carregado de hipocrisia falar da ceia das pirocas,vamos ver o carnaval…

  98. Jair disse:

    Se ele levar a obra para ficar exposta DEFINITIVAMENTE na sala de visitas da casa dele, junto onde mora a mãe, a tia, a avó, a irmã ou as filhas e esposas dele, aí eu aprovo totalmente a obra. Dentro da casa do artista vai ficar lindo essa obra. Expostas eternamente no recôndido do seu lar.

  99. ENGENHARIA disse:

    QUEM GOSTOU LEVE A PIROCA PRA CASA E SE DIVIRTA….
    DEPRAVADOS!!

  100. Maxico disse:

    Com certeza todo apóstolo tinha piroca. E Jesus Cristo também.

  101. LordGiodai disse:

    Isso é uma falta de respeito com a crença dos outros. Se esse artista maluco quisesse fazer arte com esse grupo de pẽnis dele, bem que poderia colocar um pênis andando de jet-ski, caminhando na praia, sentado num banco de praça… mas logo na Santa Ceia bicho?
    Vou ensinar-lhe arte: só vale quando agrada ao público, de nada adianta expor uma ideia que não vá agradar a alguém.

  102. Desconstruidor de Discurso disse:

    Caio, vc chama isso de tolerância. Usar uma imagem cristã e fazer essa imagem é tolerância… e se alguém fizesse um quadro remetendo a homofobia… vc diria que é tolerante…

  103. Conan disse:

    O Caio tb. demonstrou a opção dele…… eu quis dizer a opção artística.. hahahahaha.

  104. Pe. Ferreira disse:

    “Liberdade de criação ou liberdade de zombaria?”
    Este é o tema de oportuna matéria publicada hoje por ZENIT assessível no link:

    http://www.zenit.org/article-27927?l=portuguese

    … que conclui-se assim:
    “Não há dúvida. A arte contemporânea muitas vezes procura provocação em vez de beleza, inclusive o escândalo. Que um dos alvos favoritos seja a cruz ou Jesus crucificado, convida à reflexão. Talvez isso signifique que “o escândalo da cruz” – como São Paulo escreveu em sua Epístola aos Gálatas (5,11) – continua suscitando reações, também adversas, no mundo da arte contemporânea. Mas isso deve acontecer necessariamente de maneira vulgar ou algo pior?”

  105. Razão... disse:

    Todos vcs estão fazendo justamente o que ele quer e precisa pra alavancar a faculdade dele, atenção e falatório. Parabéns aluno vc conseguiu! Quantas AACCs?
    Quanto ao fato em si podemos analisar da seguinte forma: Tenho percebido que as pessoas tem buscado apresentar o irreverente e o escandaloso pra conseguir seus objetivos, tem sido assim nos mais variados campos da vida e da mídia, pena que essas mesmas pessoas não se preocupam com o contexto, mas apenas com suas próprias visões. Não creio que censuras resolvam, pois o próprio Deus deixou o homem seguir sua propria vontade, mas vale ressaltar que tb o deixou pra colher as consequencias de suas aventuras, descréditos, e sandices. Creio na ponderação, creio no equilibrio, na sensatez e na sobriedade, quando colocamos isso em prática não precisamos de subterfúgios para galgarmos nosso caminho e obtermos exito e conquistas. A arte em sí é bela, a vontade de inovar é mais louvável ainda, a insanidade é perigosa e a influencia pode até matar…

  106. Juliano Dourado disse:

    Pirocas são polêmicas.

    Voltaire, no século XVIII pretendia ter esmagado a cabeça da “infame”.

    Mas ao que parece o fervor e fundamentalismo religioso aqui são iguais ao dos países muçulmanos.

  107. Madona disse:

    ô povo matuto!!! Nunca viram um pênis não foi? Por acaso nasceram todos de proveta? O pai de vcs não tem pênis? Vão estudar!!

  108. CHICÂO disse:

    Se o autor tivesse colocado mão, nariz, pé, ou qualquer outra parte do corpo humano, garanto que não teria nenhuma polêmica.

    As pessoas olham para o órgão sexual como uma coisa, proibida, promíscua, suja, obscena, pornográfica. O problema é justamente esse.

    Dentro de uma Universidade, onde se esperam encontrar Seres Pensantes, com mentalidade evoluída, estamos na verdade, diante de tamanha “ignorância”.

    Em vez de encararem o órgão ali exposto, como uma órgão que traduz a masculinidade, que atua na função de reprodução e de excreção, que tem tantos papéis importantes e fundamentais para o homem, em vez de usarem a sabedoria para terem um olhar crítico para o obra, olham com um olhar HIPÓCRITA, tentando parecer incrédulos com tamanha ousadia.

    Pois bem, sexo, todos fazem. Então, deveriam parar de hipocrisia e olharem para si e a forma que lidam com seus relacionamentos; a forma que lidam com o sexo; a forma que tratam suas companheiras (os), para a forma que encaram uma relação de homossexuais. Falar que é imoral e pecado todos falam, mas, será que confessam seus maiores pecados???

    FORA A HIPOCRISIA!!!!

  109. Petrolinense disse:

    Começou bem o esforço desse cidadão em substituir a Lacraia, uma pena que esse seja mais chamativo, derrespeituoso e guloso.
    Só falta agora dizerem que tudo que se faça nesse mundo seja arte. Se for assim também sou um artista, faço arte todo dia, minha privada está ai para provar.

  110. Filipe Coimbra disse:

    hahahaha.. Parabéns ao autor, não pela obra, até porque sou leigo nisso, mas sim pela repercussão. Um bom artista é reconhecido dessa maneira. hehehe

  111. Camila disse:

    Mais polêmico do que mamilos.

  112. leiane disse:

    isso tbm chama_se preconceito gente nao precisa tanta repercursão se nao gostarao do trabalho do cara mas nao precisa tanta lamentaçoes, hoje em dia o mais comum no pais é a depressao e ai se o cara por causa de tanta critica entrar numa depresão eu acredito que a propria faculdade poderia ter resolvido isso sem tanta repercuçao e melancolia biblica….as vezes falam tanto de bilnia e nao sabe o q faz……..tao querendo chamar a atençao vcs falem

  113. VINÍCIUS FRANCO disse:

    concordo c/o FELIPE COIMBRA….HAHAHAHA

  114. Camila disse:

    Não sei o que é pior, os puritanos criticando por que acham que isso foi uma ofensa a igreja católica e a Jesus. Ou os que querem pagar de liberais e realmente acham que essa porcaria é uma obra de arte moderna e blablabla.
    Isso não é nada, nem arte nem ofensa, só um aluno tentando chamar atenção e ele conseguiu.

  115. pedro galesi disse:

    Talvez a intenção do artista não tenha sido esta: O fato é que a hipocrisia de muitos fica exposta diante de uma obra de gosto duvidoso, mas a verdade é que todos da Santa Ceia tinham no seu corpo o membro exposto. Pior é a Igreja ter tratado esta questão de forma errada buscando uma assexualidade em santos, padres e tantos outros, mas na prática da vida faziam……

  116. danilo disse:

    cara Captolina, a forma com que você fala que os cursos de ciencias sociais e artes visuais vieram para “fugir da cientificidade” já deixa claro o preconceito que os “seres pensantes” têm acerca dos cursos de exatas, esquecendo que o próprio termo que usou vem de ciência que você, sendo de CiÊNCIAS sociais, também está sujeita. Engenharia não é livre de filosofias, teoremas refutáveis e novos pensamentos, olhe o mundo ao seu redor e veja que toda tecnologia é de alguma forma ligada à sociedade e ao ambiente, desenvolve-se e desenvolve.

  117. penisvaldo disse:

    belos penis!!!!! que foi que fez?mas nem sempre um penis significa pornografia,siginific um orgao!!!!!mentes poluidas!!!

  118. Dailton disse:

    Sou aluno de engenharia da UNIVASF. A obra não me incomoda, mas só acho que está exposta no local errado, crianças transitam ali. Não sei se vocês sabem, o curso de artes possui salas próprias e um ateliê em construção. Suas obras poderiam muito bem ser expostas em seus respectivos locais e quem quisesse apreciar iria até lá. Mas insistem em colocar na entrada da UNIVASF, chamam isso de confronto com a arte (me corrijam se estiver errado), mas alguns “confrontos” podem ofender as pessoas. Repito mais uma vez, crianças visitam a faculdade, filhos de professores, alunos e de técnicos. E se acham que é só essa arte que está exposta, saibam que eles colocaram um mural de fotos, do outro lado do pátio, com várias imagens de objetos fálicos construídos em locais públicos, mas também com mulheres nuas. Além de deixarem as artes quando acabam a exposição jogadas no pátio. Mais uma vez, só estão expostas no local errado.

  119. JACO disse:

    E SE FOSSEM VELAS OU PEQUENOS BASTÕES ????????? [;)]

    Mas os futuros Eng… enchergaram “Pirocas” Eles estam MUITO ATENTOS ao Detalhes.

    Vamos parar com este Falso Moralisno

  120. Pyerre Wollas disse:

    Também sou aluno de Engenharia na Univasf e Concordo com Dailton ai em cima, então já que a imagem do pênis ereto, representa positividade para o cristianismo, então vou colocar uma foto da janela do Papa só que um pênis ereto lá no lugar do Papa! E arte é arte, nao sou obrigado a cursar “artes visuais” para ter o poder de publicar isso! E na igreja deveriam aceitar o cara assitir a missa nú, ou com o pênis ereto, ou mostrar o dedo “maior de todos” é a mesma coisa de cumprimentar com um legal!

  121. LUKAS disse:

    TAMBÉM SOU ESTUDANTE DE ENGENHARIA E CONCORDO COM DAILTON, NÃO DEVEMOS SER OBRIGADOS A VIZUALIZAR A “ARTE” DELES, NÃO JÁ BASTA TEREM PINTADO OS MUROS QUE CERCAM A CONSTRUÇÃO DO NOVO PAVILHÃO, PENDURAR COISAS NA DESCIDA DA RAMPA PARECENDO COISA DE 3ª SÉRIE, AGORA COLOCAM PÊNIS ESPOSTOS E ASSOCIADOS A RELIGIÃO E MURAL COM MAIS FOTOS DE ARTES DO TIPO PELO MUNDO. CONCERTEZA ESTÁ EM LOCAL INAPROPRIADO E DEVE SER RETIRADO IMEDIANTAMENTE. E A UNIVASF DEVE SE IMPOR PORQUE PELO QUE ESTOU VENDO O CURSO DE ARTES VAI TRANSFORMAR O CAMPUS TODO NO ATELIÊ DELES!

  122. Eng disse:

    Eu ri com o comentário de estudante de artes”cabeça aberta”.Agora parando para analisar…como uma pessoa “cabeça aberta” é a favor da imposição(sim,imposição!) de uma obra de gosto duvidoso à todos?Ninguém deve ser forçado a ver uma coisa que causa desconforto.
    Realmente acho que essas pessoas devem ter a cabeça aberta….Aberta para uma LOBOTOMIA,porque depois desse conceito de arte só isso pode ajudar vocês

  123. Conselheiro disse:

    Sujestão ao inspirado criador:
    Quando terminar esta exposição leve tudo pra sua casa. Dê uma a sua mãezinha, não se esqueça de suas irmazinhas, sua vó e as restantes supusitei-as em si e comemore assim o seu sucesso com esta agressão aos valores morais, éticos e religiosos. Você pode sorteiar uma para estes bandos de imbecís que acharan tudo muito bom e positivo para um avanço cultural da região.

  124. victor disse:

    Também sou estudante de engenharia da UNIVASF e é um fato de que eu não entendo de arte, mas o que incomoda a mim e a outras pessoas é ter que ser obrigado a observar algo que não é de meu agrado (se eu quisesse ver um pênis, falo ou qualquer outra coisa como vocês chamam eu olharia para o meu próprio). Agora as “cabeças pensantes” que falam de nós da área de exatas (lembrando que não são todos os estudantes de ciências sociais e artes visuais que falam isso) querem que pensemos iguais a eles e que tenhamos que entender de algo que não é da nossa área de atuação (e no meu caso nem do meu interesse) e ainda chegam a dizer que não temos visão crítica. E você cara Captolina devia expor uma obra semelhante em sua casa já que acha tão lindo. Obrigado e mais uma vez obrigado pela atenção.

  125. Cáudia disse:

    kkkkkk…quanta polêmica por nada! Concordo com TODOS os cometários expostos acima…kkk…118 comentários…nunca vi tantos.
    Também não gostei da obra…muito brega…faltou classe!

  126. Cidadã disse:

    Dailton da forma que vc fala parece até que crianças (meninos) , ñ possuem pênis ou que seja uma coisa vergonhosa, dá a entender que os alunos de ENGENHARIA são os donos da UNIVASF, mas respeito sua opinião.

  127. Rainha disse:

    Curso de engenharia vocês vão tem que enolir essa exposição. Ai que dó.

  128. Italo Oliveira disse:

    Acredito que a sociedade ja esteja preparada para o bras assim, temos monumentos em Recife, logo aqui peto, e ao redor de todo o mundo, vejo esse posicionamento infantil por parte dos alunos de engenharia e acredito que no Brasil hoje, Laico e com a união homo afetiva entre casais de mesmo sexo, não deve se prender ao tradicional.

    o Aluno em questão é um visionário, pois conseguiu fazer que um curso que estava em esquecimento tivesse uma visualidade dessa.

    Pessoal para aqueles que acham o Pênis provocativo, veja a foto principal da capela sistina feita por Miguel Ângelo, la tem um pênis de um homem ao lado de Deus.

    Qualquer ato de esconder a obra, ou impor o seu retiro subentende-se que estamos entrando em um facismo ou até mesmo em uma ditadura que proibia a produção artistica, de um certo modo. A liberdade de expressão deve sempre prevalecer, pois de acordo com a presidenta o barulho da imprensa é melhor que o silêncio da ditadura. Esse é o papel da arte, expô sentimento, provocações, afeto, repudio e nisso o aluno sabiamente soube trabalhar.

    A pessoa não é obrigada a ser agradada pela obra, mas isso não a da direito de querer calar uma voz e prevalecer o seu pensamento, pois todos têm o direito de mostrar a sua opinião e os colegas de engenharia devem saber respeitar, pois assim é que se faz uma democracia.

  129. Gostei! disse:

    Acho digno, se a cabeça de certas pessoas não aceita certas forma de expressão, que evoluam.

  130. Petrolinense disse:

    Madona seu pai é um pervertido rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  131. Carlos disse:

    O “artista” conseguiu o que queria: Chamar atenção, é uma pena que muitos chamem uma droga dessa de arte, que arte é essa que não trás nada de produtivo para a sociedade? Apenas críticas e além do mais destrutivas em sua maioria. Na minha humilde opnião: RIDICULO!!!

  132. Mariana disse:

    liberdade de expressão: não gostei, tudo muito feinho! algumas coisas que falam tem sentido,mas não me interessei, me interessei qd li Da Vinci !

  133. EU... disse:

    O RAPAZ FOI INFELIZ QUANDO ESCOLHEU O CENARIO PARA A SUA ARTE. NADA CONTRA A ARTE SEJA ELA DE QUE FORMA É FEITA, MAS ARTE HOJE VIROU BANDALIDADE. ” NAO SE FAZEM ARTE MAIS COM CRIATIVIDADE…. TUDO É ARTE”. ESSES PENIS NAO QUEREM DIZER NADA , SO SAO PENIS!!!!!!!! A VULGARIDADE SE TORNOU AGORA ARTE….O QUE ELE ESTAVA PENSANDO QUANDO RESOLVEU EXPOR 12 PENIS??????????????????

  134. Captolina disse:

    kkkkk!! Danilo.
    Não tenho preconceito algum contra o pessoal de ENG. Mas o modo que vocês fizeram com que este assunto viesse a ser tratado com “polêmica” é que deixar o termo ciência, do qual sim faço parte, um pouco a desejar. Já que novos conhecimentos e novas ‘informações’ podem ser agregadas, sem ter que necessariamente ser procurada.
    O que acho interessante, ao que me parece, é que existem dois tipos de grupos que não ACEITAM a obra.
    1) Os que apelam para a religiosidade( ofensa religiosa), onde posso incluir os DONOS da boa moral e bons costumes
    2) e aqueles que sentem-se ofendido por VEREM ” pênis eretos e enormes”. ( seu caso)
    A esses 1 grupo, não me resta mais nada a comentar, esse fundamento é inutil
    mas ao 2, se vocês tivessem permanecidos ‘calados’ , não geraria tantas ‘polêmicas’ e obra já teria até saido de cena, como tantas outras que já foram expostas.

  135. Tibério Maciel disse:

    Arte é arte: não importa se é uma rosa, uma Globeleza, um crucifixo ou uma dúzia de pirocas. Lamentável a incapacidade de alguns de observar e compreender a crítica artística.

  136. DESDE QUANDO ENGENHEIRO PENSA???? disse:

    Infelizmente ainda há pessoas que não entendem o lugar da religião. Há muito tempo que a religião foi transmitida para o âmbito privado, particular,e,portanto, não deve interferir nas expressões coletivas ou individuais do outro. PARA QUEM NÃO GOSTOU DA OBRA, é muito fácil: FECHE OS OLHOS AO PASSAR POR ELA…..SE OLHAM TODOS OS DIAS E A APRECIAM, CHEGANDO AO PONTO DE SABER CADA DETALHE, É PORQUE DE FATO SE INTERESSOU PELO QUE VIU!
    VER CENAS DE SEXO TODOS OS DIAS NA TELEVISÃO BRASILEIRA NÃO CAUSA POLÊMICA..INTERESSANTE ISSO! O QUE EU PENSO É QUE O CURSO DE ENGENHERIA, É UM “cursinho” DE PESSOS HIPÓCRITAS, QUE NÃO ENTENDEM NEM DE ARTES, NEM DE QUALQUER OUTRA MANIFESTAÇÃO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E ESTÃO DE CERTA FORMA, TENTANDO MOSTRAR QUE TEM ALGUM TIPO DE CAPACIDADE racional. LAMENTO! MAS O MÁXIMO QUE VOCÊS CONSEGUIRAM, FOI PROVAR O QUANTI SÃO DÉBEIS E PRECONCEITUOSOS, AFINAL, SE COLOCAM NUM PATAMAR ELEVADO, AFIRMANDO QUE O CURSO DE ARTES É A “miséria” DA UNIVASF.
    EU DIRIA QUE UM CURSO MISERÁVEL É AQUELE EM QUE ALUNOS SEM NENHUMA HABILIDADE DE REINVINDICAÇÃO, SE PRENDEM A ELEMENTOS FRACOS E SEM SOLIDIFICAÇÃO PARA JUSTIFICAREM ALGO QUE NÃO PASSA DE PRECONCEITO.

    PARABÉNS, AO AUTOR DAS [PIROCAS], POIS INCONSCIENTEMENTE, VOCÊ CONSEGUIU FAZER COM QUE OS IMBECIS, DONZELOS E PURITANOS, PUDESSEM TENTAR, PELO MENOS, PENSAR EM QUESTÕES SOCIAIS.EMBORA, O ESFORÇO TENHA SIDO VÃO.

  137. Rick disse:

    Confesso que a obra me causa estranheza, porém tenho ciencia que isto se dá por conta da minha formação religiosa. A arte não deve estar limitada as minhas formações nem as de ninguém, admiro o aluno pela coragem e repudio pessoas que querem IMPOR seus conceitos de moral e etica, os quais suspeito profundamente;

  138. Marcos disse:

    Há tanto tempo e em tantos lugares do mundo, outros artistas já produziram arte desse tipo… O “falo” até já foi signo de força em outras civilazações, como apresenta o discurso da obra em questão, ora, o grande Michelângelo, pintou um homem nu ao lado de Deus dentro de uma igreja, quando a igreja desmandava no mundo, e hoje folhemamos os livros de ginásio com esta imagem e nada nos parece anormal. Para mim é só mais um trabalho artistico que usa o signo do pênis.

  139. Neuzao disse:

    O curso de artes sempre foi um curso apagado da UNIVASF. E ha algun tempo eles veêm buscando uma forma de chamar atenção, so que dessa vez chegaram ao limite. Niguem tem obrigação de ficar olhando pra essas … todos os dias.
    Obra de arte é o …, se minha mãe for me visitar na faculdade ou minha irmã menor? Por que não utilizar a arte de outras formas, fazendo trabalho com materias reciclaveis, quadros… sei la.
    Se o curso de artes ja era merda com este episódio nem se fala.
    Vocês consguiram o que queriam, era avisar pra região que existe um curso de artes dentro da univasf.

  140. Belle Sebastian disse:

    Imagino o Matheus Steincarrier e o aluno enfiando as peças um no outro e rindo, rindo dos otários que caíram na armadilha e polemizaram. Sejamos francos: o cara dizer que é arte e a civilização ocidental e o c****ralho… Ele sabia que ia polemizar, foi avisado pelo namorado mas quis mesmo assim. Era o objetivo. Objetivo alcançado. Parabéns. Comparar isso com obras de nu artístico etc… é palhaçada. Mas o povo do politicamente correto não deixa ninguém achar feio ou ridículo ou ofensivo as coisas hoje em dia! Tem que achar bonito, tem que gostar de pênis ereto na entrada da universidade… Daqui a pouco homossexualismo não é mais tolerado por lei, será obrigatório.

    Segundo a Globo no futuro todos seremos homossexuais e espíritas

    Srta. Captolina, sua linha de raciocínio é vácua e confusa, provavelmente você é alunO do curso de artes…

  141. Fábio disse:

    Se uma universidade não for capaz de receber em suas instalaçoes a tal obra, não será digna de ministrar o curso de artes visuais, os alunos que não compreendem tal trabalho são perdoados por sua ignorancioa sobre o papel da arte na sociedade, o que não deve ser percebido pelos professores. Penso que é uma escelente oportunidade que a universidade possui para amadurecer seus alunos.

  142. fágner disse:

    A obra me causa estranheza, porém,
    Admiro o aluno pela coragem e repudio aqueles que querem impor seus conceitos… ninguem é igual a ninguem e todos devem respeitar as diversidades…

  143. Ricardo disse:

    Se gostar disso ai for ser culto prefiro ser leigo

  144. kid bengala disse:

    vou processar o curso de artes por ter feito uma miniatura do meu objeto artistico e ainda pintado de branco.
    Viva a boiolagem e vamos voltar a era grega onde ninguem era de ninguem.
    Viva o curso de artes os futuros michelangelo do vale. Se leonardo da vinci pq o curso de artes n pode dar 2?

  145. pro ruth lemos disse:

    Queridos artistas da univasf, próxima semana iria levar meus alunos da 4 serie do ensino primário para conhecer as instalações da univasf onde futuramente eles poderiam estudar. COMO VOU COLOCAR UMA CRIANÇA DA 4 SERIE PARA VISITAR ESTE AMBIENTE IMPROPRIO PARA MENORES? VCS NÃO SÃO DONOS DA FACULDADE E DEVERIA TER MAIS RESPEITO COM OS DEMAIS BANDO EXCLUIDO.

  146. Kiko disse:

    Faltou uma “tcheca” para representar Maria Madalena!!!

  147. Maria disse:

    Hoje me entristecir enormemente.Temos adolescentes vendendo seus corpos embaixo da ponta.Crianças sendo abusadas sexualmente, mulheres sendo agredidas por seus companheiros. Seres humanos dormindo na paraça em frente a igreja matriz. E ninguem ta CHOCADO ou ESCANDALIZADO. E a quem Deus vai CASTIGAR por isso? E vejo estudantes ofendedno outros estudantes e professores pq em sua ignorancia nao compreendem sua expressão artistica.Triste pq em pleno terceiro milênio ,as mentes ainda estão obstruidas pela cegueira da intolerancia, da hipocrisia e do falso moralismo.Triste, em ver alunos cursando a mesma universidade e no entanto se separando por muros de preconceitos.Se eu me sinto triste, imagina o próprio DEus , que alguns citaram acima que vai castigar um jovem por um trabalho.Essa pessoa precisam conhecer o verdadeiro Deus, pois Ele é puro amor,não um carrasco.Rompam a barreira da ignorancia, ela é um perigo!

  148. luiza disse:

    FORASTEIROS SEM RAIZES, COMPROMISSO OU MORALIDADE.
    EO TAL DO ENE, QUE PREMIA ESSE TIPO DE GENTE PRA CA .
    IDIOTAS MESMO

  149. .... disse:

    Deve ser o feeling que fez isso em protesto pelo Juá Shopping.

  150. Elias disse:

    Isso não é arte e sim pouca vergonha!
    Se a pessoa que expressar sua sexualidade que faça respeitando os preceitos cristão.
    No meu ponto de vista essa tal “arte” não passa de falta de criatividade de uma pessoa que sofre de transtornos sexuais.
    O que me deixa intrigado é que uma cademia faça o exposição contra um dos momentos tão respeitados e adorados do cristianismo.
    Esse momento deve ser repudiado por todos!!!
    Obs: Esse aluno e seu professor deveriam ser punidos pela Instituição.

  151. RoG disse:

    Tem muita gente com medinho de olhar tanto e gostar de ter uma refeição dessas e biba

    Sertanejo é caba macho, tem um medo da p@@@@ de virar Homo.

    Mas enfim, a unica coisa chocante nisso é a associação com a santa ceia. Achei sem noção, porem o ”artista” tem sua explicação a viagem de sua obra.

    sds,

    Igor.

  152. Rita de Cássia disse:

    No programa Edenevaldo de hoje, o radialista esculhambou com a arte em questão e desafiou a reitoria da Universidade. Mas Edenevaldo não percebe ou finge não saber que…

    -O programa dele não é a tribuna do povo, onde as pessoas tem a obrigação de ir lá “se defender” de suas acusações
    -Ele não debate, ele grita-Ele está numa concessão pública e na desculpa de “estar dando sua opinião pessoal”, utiliza um tempo desproporcional para se posicionar contra a exposição,
    omitindo fatos, pois não faz a reportagem como deve ser feita e se limita a chamar as pessoas para virem se apresentar no seu programa
    – defender o Cristianismo satanizando uma manifestação artística, que pode ser boa ou ruim, mas nunca um pecado.
    -Está ganahndo popularida as custas da exacreção dos outros.
    -Para mim foi uma enorme decepção. Perto dele a Neia Gonçalves foi uma Marília Gabriela.
    -Gente, o rádio não é sanitério de ideias ultrapassadas não, por favor, sejam mais profissionais, ou seja, limitem-se a utilizar o espaço para mostrar os fatos e não comentar o que não entende.
    -O rádio não pode continuar sendo um propulsor de burrice, assim Petrolina não avança…

  153. ed. disse:

    A instalação “a ceia” tem causado estranheza a algumas pessoas, isso se dá devido a formação religiosa e conceitual de cada um, porém, as obras de artes nunca estiveram nem precisam estar limitadas as idéias de ninguém. Significa apenas que o artista conseguiu ousar e assim despertar os expectadores para questionamentos mais profundos que o habitual, sentimento esse que sempre se fez presente na história da arte.

    É compreensível que pessoas não compreendam determinado trabalho, isso refere-se a falta de instrução sobre um determinado tema, ou ainda determinada crença, então buscam estabelecer idéias falsas sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errônea, pois a ignorância habita em “não saber e ainda não saber que não sabe” ou em “omitir-se a conhecer ou passar a conhecer”.

    A discussão é sempre muito bem-vinda quando pautada por argumentos sóbrios, sustentados pelas razões das partes ligantes, mas diante do acontecido, o desrespeito através de cartazes com frases insinuadas, adicionamento de objetos que alteram o caráter sério da obra, fazem entender que a ética foi esquecida por essas pessoas. A obra “a ceia” traz um caráter sério e organizado, a vulgaridade ficou por parte de pessoas que não foram capaz de compreender o questionamento contido na mesma, passando a agir com total falta de respeito, alegando uma ética e moral que particularmente, tenho profundas dúvidas.

  154. Dias disse:

    O pessoal da engenharia deviam eram cuidar da infiltração que tem no hall de entrada da univasf ou encontrrar uma forma de economizar energia na instituição ao invés de ficar so importando com o curso de artes…

    Ah! e parem de expor aquela sucata no pátio também… que já desgastada

  155. Suzinha Melíades disse:

    MEU DEUS COMO ESSE POVO DE PETROLINA/JUAZEIRO QUE COMENTOU SOBRE A ARTE ACHANDO QUE É UMA OFENSA SÃO IGNORANTES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MINHA GENTE, PRIMEIRO DE TUDO:
    A PORRA DO QUADRO É A ULTIMA CEIA PINTADA POR UM ARTISTA CHAMADO LEONARDO DA VINCI, GENTE QUE NEM A GENTE , OK ? ELE PINTOU A ULTIMA CEIA DO PONTO DE VISTA DELE! E PARA VOCÊS LEIGOS QUE NÃO SABEM, NA ÉPOCA DE CRISTO QUE MESA EXISTIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O QUE O ARTISTA FEZ AGORA FOI UMA RELEITURA DA OBRA DE DA VINCI QUE EM NADA OFENDE A FÉ CRISTÃ!

  156. Suzinha Melíades disse:

    Corrigindo:
    ” PARA VOCÊS LEIGOS QUE NÃO SABEM, NA ÉPOCA DE CRISTO QUE MESA EXISTIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”
    NA ÉPOCA DE CRISTO NEM MESA EXISTIA!
    *E A RIQUEZA EM OURO QUE O PAPA SUSTENTA NO VATICANO E NINGUÉM RECLAMA!
    E A RIQUEZA EM OURO QUE O PAPA OSTENTA………….E NINGUÉM RECLAMA!
    PRONTO CORRIGIDO! NO CALOR DA EMOÇÃO ME EMPOLGUEI E COMETI ALGUNS ERROS! RSRS

  157. Esperando... disse:

    ESTOU ESPERANDO QUE COMECEM A EXPOR VAGINAS PARA EU IR VER, POIS NÃO ME INTERESSA MUITO A OBRA DAS PIROCAS!

  158. Bruno disse:

    se nos dias de hoje o babado é forte, imagina quando Miguel Ângelo pintou o homem nu ao lado de Deus na capela sistina?
    O engraçado que folheamos nosso livros de ensino médio e compartilhamos essa mesma imagem com maior naturalidade…

    É uma polêmica desnecessária, é apenas uma obra de arte que usa o signo do “falo” para expressar uma ideia… os contras estão pregando falsa moral, visto que atentado ao pudor vemos mesmo é em suas festinhas de fim de semana.

    Amanhã vai tá tudo normal rsrsr..

  159. OPINIÃO IMPORTANTE: disse:

    O trabalho teve uma idéia interessante… porém, foi muito mal feito, pois o estudante não teve a coragem nem de pintar a argila, tão pouco tem talento para esculpir direito! Pela idéia, e somente por ela, está muito interessante, e chama a atenção.

  160. artes disse:

    e de artes. GAY

  161. MÁRIO ROBERTO DUARTE disse:

    É bastante interessante essa manifestação de intolerância e censura em relação a uma expressão artística. O mais curioso é o cenário: a universidade!!! Cadê a livre expressão do pensamento? Por que a alusão à sexualidade ainda é vista de forma preconceituosa e conservadora? Caiu a máscara dos hipócritas que se dizem tão “moderninhos”!!!

  162. Captolina disse:

    E você cara Captolina devia expor uma obra semelhante em sua casa já que acha tão lindo.
    OK Victor ( ou seria Vitão?)

    Não meu querido, eu não sou egoísta, deixo lá pra você compara-la com o seu!
    Ou melhor, acho que vou pedir um daqueles ao pessoal de artes e expor aqui em casa, assim quando o pessoal da eng. vierem aqui terão assunto e mais ‘piadas’ a serem feitas, melhor que só ficar jgndo video game( apesar de me divertir bastante). =D

  163. Tony Menezes disse:

    A questão é como alguém falou mais acima… as pessoas não estão preparadas para as adversidades de pensamento (não me referindo a que a região não devia ter universidades). Mas vejam bem: um artista concebe sua obra e expõe na Universidade que estuda. Vem alguém e começa a ofender (isso mesmo, OFENDER) o rapaz. Hoje em dia nossa sociedade vive uma involução de valores. Meus posicionamentos para defender a obra: 1. Obra de arte é feita para ser exibida, não importando seu conteúdo 2. Alguém que está acusando o rapaz já foi em Recife? Porque se foram, acho que nunca viram a obra “O Falo” do artista Francisco Brennand (quem não sabe quem ele é, pesquise no Google, ok?), situada no centro da cidade de Recife. o conteúdo das obras de Francisco Brennand é basicamente de conotação sexual, como pênis, vaginas, etc. Mas o que quero dizer é: porque ninguem nunca foi lá e vestiu um preservativo gigante na escultura? Porque ninguém demonstra aversão à obra? Porque o sujeito é um artista conhecido? Bem, creio eu, que ele começou como o aluno da Univasf – “de baixo” como muitos diriam. E fica aqui uma indagação minha: porque ficamos revoltados com uma manifestação artística dentro da própria universidade onde o jovem estuda e não demonstramos nenhuma aversão a músicas ridículas que são perpetradas todos os dias – e nas ruas – ? Ou vocês acham que é certo ficarmos exaltando músicas onde nem tem conteúdo ERÓTICO, mas sim PORNOGRÁFICO? Porque parem para pensar ou até mesmo ler: leiam o Livro de Cânticos da Bíblia, lá vocês encontrarão o maior poema erótico que a humanidade teve acesso. Viva a liberdade de expressão!

  164. CIDADÃO disse:

    “A LIBERDADE DE CRIAÇÃO, NÃO PODE AGREDIR A LIBERDADE DE CREDO DO PRÓXIMO”. A RELIGIÃO DE NIGÉM PODE SER RIDICULARIZADA. IMAGINE SE ALGUÉM RESOLVE ZOMBAR DA “MÃE DO ARTISTA” OU DA SUA “HOMOSSEXUALIDADE”… JÁ VIRIA A TURMA DO “GUETO GAY” EXIGIR SEUS DIREITOS. POR MAIS INQUESTIONÁVEL QUE SEJA A ARTE, A CULTURA DE UM POVO E SUA RELIGIÃO DEVEM SER RESPEITADAS.

  165. Laís Morais disse:

    Me impressiona a falta de compreensão dos nossos colegas de Engenharia, ali é uma parte do corpo, então porque ter vergonha disso?? O pior de tudo é que os ilustríssimos alunos não se deram nem o trabalho de ler a descrição da obra. Eu sou totalmente favorável a exposição de obras de arte, principalmente se for dentro da UNIVERSIDADE, pois este é o palco de ideias plurais, se isso não for conversando dentro desse ambiente não será tratado em nenhum outro. E creio eu que o objetivo do curso de Artes está sendo cumprido que é o de fazer o observador indagar a respeito da obra.
    E para os doutos da lei que acham que essa exposição artística é ato obsceno e que andam vomitando o Código Penal por ai,saibam senhores que existe no nosso ordenamento jurídico uma norma que se encontra acima de todos os códigos, leis, decretos e etc… eu vos apresento a Constituição Federal de 1988, ou Carta Magna, nesta Constituição está disposto(se os senhores se derem pelo menos o trabalho de lerem rsrs) exatamente no
    TÍTULO II -Dos Direitos e Garantias Fundamentais
    CAPÍTULO I -DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS:
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Então, por favor deixem de tanta hipocrisia!
    Engraçado é que ninguém se incomoda quando “as artes pagodeiras” insinuam ‘sacanagem’, isso sim colegas é sacanagem. Vão procurar estudar mais, INTERPRETAR MAIS.

    Abraços.

  166. Geografia disse:

    Concordo plenamente com vc Tony e te digo que esses jovens que hoje entram no site para deixar um comentário revoltado sobre a obra de arte, o fazem por serem “maria vai com as outras”. Só porque essa matéria virou polêmica todos querem dar uma opinião, inclusive eu, claro. Mas só quis comentar pq vc tocou num ponto importante: as músicas que esses alunos aí que tentam mostrar tanta criticidade ouvem, é de enojar e atrofiar o cérebro, mesmo assim nada é dito negativamente a respeito das mesmas. São uns coitados!!! Não sei se são apenas os estudantes de exatas que não apreciam boas músicas (arte), mas sei que a julgar pelo gosto musical de nossos estudantes, a cultura de berço está perdida.

  167. Tacilla disse:

    Nossa!!
    Quanta polêmica em cima de uma escultura, que nada mais é do que simbólica!
    Diariamente nos deparamos com situações que poderiam gerar contestação, e que seria de fato oportuna.
    Mas muitas vezes deixamos passar despercebidas.
    Então façam o mesmo sobre esse caso… é algo fútil, não foi direcionado a um alguém, mas sim a uma idéia histórico/religiosa individualista.
    Não façam apologia a idéia!
    Apoio a liberdade de expressão!!!

  168. urubu disse:

    Ele ainda foi democratico, teve espaço pra um pretinho no meio dessa palhaçada!!

  169. Jane disse:

    “Faltou convencimento, ou seja, polêmica por falta de talento”.
    Ausência de Deus em sua vida. Digno de piedade ;)

  170. Junior Engenheiro disse:

    Penso que fazem este alarde todo porque o artista é proximo. Se estivessem em alguma viagem pelo mundo e se deparassem com ulgum monumento ao falo, não fariam critica alguma. Por favor “californianos do sertão” tentem abrir mais a cabeça de vocês pois a nossa “California”, está crscendo a olhos vistos e esse tipo de debate só nos envergoha diante do mundo.

  171. eu disse:

    Eu acho que é um trabalho válido enquanto arte….entendo…mas ele poderia escolher qualquer obra pra representar sua idéia…e optou por uma das principais reprensentações do cristianismo…e isso eu não apóio…so p terminar: “so não devemos fazer algo em virtude de lei que proibe” fora isso temos o livre arbitrio…

    Falsos moralistas e ignorantes…..Carnaval é gente pelada a torta e a direita e todos varrem seu preconceito p baixa do tapete!

  172. Bruno Lyft disse:

    Queremos que o autor realize a obra “A Ceia” com vaginas, como uma forma de protesto contra a dominação masculina na religião ocidental!

    E posteriormente que se pegue a Ceia que está exposta agora, com a futura A Ceia das vaginas e faça-se uma composição de ambas as obras, como uma mensagem de união pela religião. Os alunos de mecânica poderiam complementar com mecanismos de vai-e-vem para dar mais realismo às obras…

  173. Alex disse:

    Se isso for arte o jegue é um picassso

  174. Adm UNIVASF disse:

    Gostaria de deixar esclarecido que Administração é Ciências Sociais APLICADAS, nós não temos nada a ver com isso que está aí… Não coloquem todas as Ciências no mesmo balaio… Aqui os alunos de Administração estão interessado em vaginas e as alunas em pênis, e não o contrário…

  175. nayara disse:

    O que pode ser notado na maioria dos comentários são opniões
    homofóbicas, que nada tem haver com a obra de arte em questão!
    aliás que tem td haver não com a obra em si, mas com os pensamentos arcaicos da maioria que lamentavelmente são estudantes da univaf. procurem estudar um pouco mais, se informar e parar com esse preconceito ridiculo. adm UNIVASF disse: “aqui os alunos de Administração estão interessado em vaginas e as alunas em pênis, e não o contrário…” quanto preconceito isso sim deveria chamar a atenção dos meios de comunicação, padre, Drs e todos que estão postando aqui. A mente minuscula de um universitário em pleno século 21. é triste e vergonhoso.

  176. Madona disse:

    Gente adorei esse tema das pirocas, me inspirou muito, fiz até uma musiquinha em ritmo de pagode

    O meu pai tem piroca
    O meu irmão tem piroca
    Meu filho tem piroca
    Minha mãe já cansou de ver pirocas la em casa!
    Então, toma, toma, toma!
    Rala a piroca no chão, rala a piroca no chão!

    Gostaram? pagode também é arte!

  177. CHICÃO disse:

    Se as pessoas tratassem o sexo como algo natural e que faz parte da vida humana; se a Igreja Católica, não pregasse o sexo como algo “sujo” e incentivasse o uso de pílulas e preservativos, o mundo estaria bem melhor. Teríamos menos padres pedófilos, menos crianças abandonadas e maltratadas, menos doenças…. em fim, o Ser Humano até hoje não percebeu que ele é o maior causador das desgraças que envolvem a nossa existência, e isso tudo porque pregam uma falsa moralidade; vivem na HIPOCRISIA.

    Se acham tão absurdo a obra exposta, então o que pensam sobre as novelas da globo, os programas de domingo, sem contar os realitos shows???? Pois só mostram sexo, mulheres seminuas, apologia à vulgaridade, baixaria….. nas novelas aparecem traições como algo normal, aparecem pessoas dando golpes em outra, por causa de dinheiro, como algo certo, aparecem todas as podridões do mundo e as pessoas assistem, torce e se envolvem e agora essas mesmas pessoas criticam de forma infundada a obra desse rapaz.

  178. Vai acabar preso disse:

    Por exibição pública de objetos obscenos, por ofensa a objetos de elementos religiosos e por dano moral por constrangimento e ofensa a quem se sentiu constrangido e ofendido. A arte final disso aí vai ser um processo aberto na justiça contra o autor. A comprovação é clara, o ato também.

  179. É ISSO AI, PRISÃO PARA OS INFRATORES... disse:

    A lei existe pra ser aplicada! Exibição de material obsceno é crime!
    Não adianta querer vim com historinha de que não está se referindo a religião, ninguém é burro não. Se usar um terço em formato de pênis não for se referir a religião é o que então? Ilusão de ótica. A imagem de Cristo e de um grande pênis é o quê??? Deixem de hipocrisia!!!!

  180. Eng UNIVASF disse:

    Gostaria de deixar esclarecido que é a parte da Engenharia que ver essas obras todo o dia, acordamos bem cedo pra ir ESTUDAR e encontramos essas pirocas. Fala serio neh??
    Por mim eu ate gosto de algumas das obras, outra não tem nem sentido(como essa), mas isso não vem ao acaso.
    Só quero esclarecer que não somos donos da univasf, mas fazemos parte dela.
    Pq o blog nao mostrou a outra parte da obra, a que eles tiraram 3 dias depois??? aquela que mostra as vaginas, as imagens de homens e mulheres nus, e com insinuações de sexo???
    Foi isso que nos irritou de verdade.
    Vão tirar 10 fazendo obra uteis.

    Se isso for arte o jegue é um picassso [2]

  181. Vai acabar, Vamos usar! disse:

    Já é proibido achar ruim um moleque gay ofenda as pessoas hetero por meio da religião. Está chegando o dia em que ser heterossexual vai ser proibido por lei! Então, heterossexuais, aproveitem, vamos usar até gastar porque vai acabar!

  182. Ivonaldo disse:

    Gostei da obra e gostaria de ir até o ateliê do artista encomendar algumas para mim e Renato brincamos de polícia e ladrão BEM ARMADOS!

  183. Percilene disse:

    Não vejo como arte a destruição de uma verdadeira arte… a Santa Ceia, de Leonardo da Vinci… se ele queria realmente inovar, porquer não construiu sua própria arte? Além disso, vulgarizou o Sagrado (claro, para os que creem)… Os verdadeiros artistas usam a criatividade não deturpando as artes históricas ou sagradas. Um órgão genital pode não ser obsceno ao ser compreendido como tal, entretanto, se as pessoas andassem na rua, mostrando os próprios órgãos genitais, com tamanha rapidez haveriam de ser ridicularizadas e punidas… Então, qual a intenção do estudante? Estranha, no mínimo!

  184. Totalmente a favor disse:

    É ENGRAÇADO COMO O PAGODE COM SUAS MÚSICAS IMORAIS, QUE SÓ FALAM E INCITAM A PORNOGRAFIA, TODO MUNDO GOSTA NÃO É MESMO? REBOLAR A BUNDA ATÉ O CHÃO E OS MAIS RIDICULOS GESTOS OBSCENOS VCS ACHAM LINDO!! QUANTA FUTILIDADE! E ESSE POVINHO QUE DANÇA E CANTA ESSE TIPO DE MUSIQUINHA SÃO JUSTAMENTE ESSES SEM CULTURA, PRECONCEITUOSOS, SEM INFORMAÇÃO, QUE ESTÃO AQUI FALANDO O QUE NÃO SABEM, O QUE NÃO CONHECEM.. MEUS CAROS, CONHECIMENTO É TUDO(ALGO QUE VCS NÃO TEM), PORQUE UMA PESSOA QUE RESPEITA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, É UMA PESSOA ABERTA À DIVERSIDADE..
    A PESSOA QUE FEZ ISSO NAO FEZ PRA SE APARECER NÃO, MAIS FAZEM VCS NAS SUAS FESTAS PASSANDO TODO TIPO DE VERGONHA APÓS USO DE TODO TIPO DE DROGAS E TODO O COMPORTAMENTO OBSCENO E INSANO QUE VCS PRATICAM..
    PENIS TODO HOMEM TEM, É DA NATUREZA HUMANA E SEXO TODO MUNDO FAZ, PQ O ESPANTO? O PROBLEMA É QUE ESSA SOCIEDADE MESQUINHA AINDA É FECHADA, SEM O SABER NECESSARIO A UMA VIDA MAIS HUMANA, NUNCA PENSEI QUE JUAZEIRO E PETROLINA FOSSE FAZER TANTA VERGONHA AQUI NESSE BLOG EM FALAR TANTA BESTEIRA. SE É ARTE OU NÃO, AO MENOS RESPEITEM!! SE É QUE VCS SABEM O QUE SIGNIFICA A PALAVRA RESPEITO!! INFELIZMENTE NOSSO POVO GOSTA DA MESMICE, DE SEREM IGUAIS UNS AOS OUTROS, DE PENSAREM IGUAL, DE SEREM MERAS CÓPIAS, XEROX. NÃO DÃO VALOR AO QUE É DIFERENTE, NÃO PENSAM, NÃO MUDAM.. BANDO DE PAPAGAIOS DE TEORIA, RACIOCINEM, RESPEITEM ÀS DIFERENÇAS E DEPOIS NÃO RECLAMEM DO GRANDE NÚMERO DE MORTES E DESIGUALDADES SOCIAIS NESSE PAÍS. CRESÇAM, E ENTÃO VCS SERÃO NOBRES EM ARGUMENTARAM SUAS OPINIÕES. INFELIZMENTE NO MEIO ACADEMICO FALTA NA MAIORIA DOS CURSOS A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS QUE RESPEITEM O SER HUMANO COM TODAS AS SUAS DIFERENÇAS, AINDA VIVEMOS NA IDADE DA PEDRA, COM MENTES ARCAICAS QUE NUNCA EVOLUEM..E CONTINUEM DANÇANDO ATÉ O CHÃO E CANTANDO MUSICAS PORNOGRÁFICAS E ACHEM QUE TEM RAZÃO EM VIR AQUI FALAR QUALQUER PALAVRINHA.. (É MUITO FÁCIL JULGAR OS OUTROS)…SE VCS NÃO SABEM O QUE É ARTE, SE NÃO CONHECEM A ARTE ANTIGA, SEJA ORIENTAL OU OCIDENTAL, QUE PENA EU TENHO DE VCS, COM CERTEZA SÓ SABEM SAIR PRA BEBER, CURTIR E FALAR ASNEIRAS..BOA NOITE!

  185. Shaw disse:

    rpz, sou estudante de engenharia e entendo os dois lados da moeda, eu só keria esclarecer aki q o assunto em pauta nao é ser de engenharia ou ser de artes, GENTEEEE vcs tao bipolarizando um assunto simples pow….o assunto em questao é pq a mesma obra se chama CEIA, e ta fazendo referencia a santa ceia, e ALGUNS ESTUDANTES mais religiosos se sentiram ofendidos, só isso pow…a questao nao é o povo de engenharia, e sim o atentado aos evalengicos, mas tbm nao tou aki pra defender-los pow…eu aprovo a obra de vcs, concordo q arte tem gera sentimento, tem q ter polemica,tem q fazer bafafa fa msm, mas nem todos entendem o verdadeiro significado da obra…e deixo minha HUMILDE opiniao em relacao ao local q foi expresso…ali passa criancas, filhos, irmaos, dentre outras pessoas..mas, como o pessoal de artes nao tem atelie foram o local q eles acharam…só isso mesmo…agora vamo parar com esta bipolarizaçao, vAmo fazer polemica pelo RU, por uma barquinha universitaria, por um onibus via univasf com mais horario, vamo eskecer ARTES, eskecer ENGENHARIA, e aprender a aceitar os diferentes né?
    desculpa o tom de revolta é q eu pensei a “guerra fria” tinha ficado nos livros de historia

  186. Ana Iluj disse:

    Ow povo mal informado… No BUTÃO o pênis tem uma conotação religiosa, acho que ele deve ter se inspirado lá. Porque não gerar polêmica porque tem gente com dinheiro com bolsas de prouni, e tantos outros que não tem um real, estão ai se matando pra poder entrar na faculdade. Se isso é homossexualidade, então no BUTÃO é todo mundo GAY e LESBICA né?

    Vão pesquisar….

  187. UNIVASFIANO disse:

    Os PROFESSORES do G 14 aproveitem o embalo e coloca uma vaga pra representação dos homossexuais no CONUNE.

  188. pedro disse:

    esse individuo não pode ser chamado de aluno
    pq na verdade ele é um resto podre que não tem
    nada pra fazer, ele tem que pegar um cavalo pra
    matar a vontade dele e respeitar a igreja
    já que ele não sabe o que é igreja

  189. UNIVASFIANO TAMBÉM disse:

    Do jeito que vai, os professores do G14 deveriam é propor uma representação de héteros no CONUNE, pq homo a univ está cheia e já tem muitos defensores

  190. Engenheiro Muriel disse:

    Sou estudante de engenharia, e queria expressar toda a minha indignação e contrariedade à exposição.
    Aos alunos do curso de artes, curso instalado no campus da EXATAS, quero dizer que não acho que é um campus só de engenharia, pois também considero o curso de ciências sociais importante, assim como as engenharias. Segundo gostaria de dizer que já que vocês falam tanto em liberdade de expressão, por que praticam uma “LIBERDADE DE OPRESSÂO”, Já que vocês querem fazer suas exposições bizarras (minha opinião) o façam em um lugar restrito ao curso de vocês, onde apenas vocês possam apreciar as “pirocas polemicas”. NÃO ME OBRIGEM A VER ISSO” , EU NÃO SOU OBRIGADO, ao chegar na faculdade, pra estudar, e ver essas “coisas” de vocês, Por que sempre fazem isso no rol de entrada da univasf? já que querem expor isso coloquem em uma sala separada que eu garanto, garanto que nunca entrarei La pra ver isso, mesmo por que não vai mudar em nada minha forma de pensar. Por fim espero que isso jamais aconteça novamente, só pra ter uma idéia quando cheguei em minha casa e minha mão me perguntou onde tinha sido tal “EXPOSIÇÃO OBSENA” quase que não digo que foi onde eu estudo, (ela ouviu sobre na emissora de radio em Senhor do Bonfim). E para os que disseram que nós temos mente vazia não se esqueça que sem os engenheiros, não existiria nem o prédio que vocês assistem aula, e que sem engenheiros, o mundo não se desenvolve. a sim e outra coisa vocês tem que RESPEITAR a constituição brasileira que deve estar acima de tudo, e assim como ela assegura a suposta liberdade de Expressão de vocês, proíbe a exposição de objetos obscenos, vocês deveriam saber disso…. mas estão ocupados demais fazendo ARTE.
    E vocês não estão sendo oprimidos, estão impondo uma coisa que NãO queremos ver
    Espero que nunca mais a UNIVASF permita tal tipo de exposição, pela Liberdade de Escolha.

  191. victor disse:

    ahauhauhaua
    resposta clássica srta. Captolina… só lhe digo que Diante da verdade e na falta de argumentos só lhe resta a ignorância… exatamente o que você fez

  192. Sirley Sá disse:

    Carlos Birto, gostei da matéria, mas faltou o nome do aluno/artista, que inclusive não está em nenhum desses 190 comentários anteriores. O nome dele é Gregório Braque, amigo meu.

    Adoro POLÊMICAS…….rsrsr

    EU NÃO GOSTEI DAS “PIROCAS”, e quem não gostou assim como EU , conheçam outras obras do artista, eu conheço, acho lindas, apesar de não ser critíco de ARTE.
    Valeu Greg…….

    Vamos trabalhar galera……….

    Graduando em Administração pela UNIVASF.

  193. VEVE disse:

    ADOREI A OBRA FIQUEI MUITO SATISFEITA PENA QUE NEM TODOS ADMIRA UMA OBRA TÃO EXPLICITA.

  194. COMADRE disse:

    ADOREI A OBRA DE ARTE, AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  195. Tai disse:

    Bem fiquei assustada com a prepotência e arrogância de certo senhor engenheiro que trata o campus UNIVASF Juazeiro como sendo de EXATAS, por acaso alguém te deu autoridade para tal?Alguém lhe disse que lá não poderiam existir outros cursos e SOMENTO ENGENHARIA, pensava que lá era uma universidade federal não a universidade de algumas pessoas, que eu saiba lá é um espaço para qualquer curso que seja não importa que seja arte ou ciências sócias desde que haja necessidade, deve existir qualquer outro curso, será que no campus Petrolina também só deveria existir medicina por que os médicos também são muito importantes?,O que seria do mundo se não existisse as outras profissões, e pior se existissem ENGENHEIROS como você?Concordo quando dizes que sem ENGENHEIROS o campus nem existiria, no entanto digo-lhe a arrogância e ignorância de certos alunos não permitem que estes desenvolvam o seu conhecimento, basta passar pelo hall de entrada do CAMPUS ENGENHARIA ops, Queria dizer UNIVASF Juazeiro e ver quantos engenheiros saem de lá. Sinceramente torço para que você não entre para infeliz estatística dos que não conseguem se formar. E com sua mentalidade garanto não conseguira mesmo!!

  196. Liberdade de expressão disse:

    se o estudante gosta realmente da arte q fez! Então ele leve pra casa e faça bom proveito de cada uma (cuidado para não quebar os brinquedos pelo excesso de uso)! Aí ele está usurfluindo da LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!! rsrs

  197. :O disse:

    Ao Sr. “Engenheiro” (Ressaltando que ele só será um quando conseguir sair da faculdade.

    Só gostaria de deixar claro que você não chega todo dia na sua faculdade, você chega em nossa universidade. Porque a Univasf antes de ser a sua faculdade de engenharia, é a universidade de todos que nela estudam. E que provavelmente um estudante de Artes Visuais deve ter tirado uma nota maior que a sua p entrar.

  198. Moisés disse:

    isso é um TEOFÓBICO, e certamente um heterofóbico…meus pêzames para esse rapaz que deve estar querendo ser aceito e impor seu estilo de vida. Que não deve ser diferente.

  199. Contabilista em Formação disse:

    Querida Tai, é impossível ler o seu comentário e não sentir um profunda dó e comoção pela sua pessoa. Principalmente conhecendo esse como você chama “certo senhor engenheiro ” como sendo uma pessoa admirável tanto pelos seus atributos profissionais quanto pessoais (excepcional). Só gostaria de lhe dizer que procure conhecer alguém para que depois possa fazer seu julgamento com conhecimento de causa, queridinha.
    Ah, só pra constar, você não sabe a formação dessa pessoa de quem você falou. Um currículo invejável, cujo dono possui conhecimentos em tantas áreas que muita gente nem sabe que existe.

  200. Tristão disse:

    Fico a pensar:
    1 – A influencia do modismo nas novas gerações leva certos indivíduos a aderirem ao inusitado para que pareçam modernos e evoluídos.
    Não se importam se denigrem os bons costumes, os princípios morais e éticos que, normalmente, norteiam a conduta civilizada das pessoas na família, na escola, no trabalho e na rua. O ser diferente, o se rebelar contra valores morais e o investimento num universo comportamental sem limites levam seus autores a uma vitrine disponível na mídia jornalística. Cada vez que isto acontece, o incremento desta mentalidade ocorre, justamente, nas pessoas de formação equivocada e sem opção de se sobressaírem na sociedade de outra maneira. Torna-se fácil seguir pela quebra abrupta dos padrões sociais que, até então, deveriam evoluir de forma gradativa e harmônica.
    2- Pelos comentários de alguns estudantes universitários, percebe-se claramente um nível cultural e de conhecimento do idioma pátrio bem abaixo do chamado superior ou universitário. O uso de gírias, má coordenação das idéias, erros de concordância e de ortografia, revelam um despreparo deles. Comprometem assim a própria maturidade. Uma tristeza! Não podem ser confiáveis no estabelecimento de novos padrões,
    3- A universidade também demonstra alienação, já que permite tudo isto e não reage. Certamente, porque os fatores deletérios, que atuam sobre os atuais estudantes, não sugiram agora, e já atuam desde quando os atuais professores iniciaram sua formação universitária e que, por isto, alguns deles tenham tido a mesma deformação que acometem a alguns dos atuais estudantes.
    É lamentável que tudo isto seja verdadeiro.

  201. viva 200! disse:

    Viva o comentário de número 200! pense numa polêmica!

  202. Elias disse:

    Caro amigos, historicamente o nazismo já tentou fazer muitas coisas que afirma-se aqui sobre as artes. Chamavam de “arte degenerada”. Este pensamento esta com bem mais que 70 anos de defasagem.

  203. Nazareno Heraldo Menezes da Costa disse:

    Gente, tem tanta coisa mais importante pra nós fazermos…Apareceu um monte de puritanos aproveitando a ocasião, será se souberam ao menos votar? Temos de nos preocuparmos é com essa corja de Políticos que nos assalta todos os dias e ainda achamos bonito ou então ficamos indiferentes, deveríamos aprender ao menos a Arte de saber votar. Compare o seu salário com os deles. Vejam o aumento que eles mesmos criam e fica por isso mesmo. Vejo o aumento do salário mínimo! Quias nossas perspectivas para esse ano? KK vamos esperar o outro ano chegar pra irmos feito bôbos as urnas e votarmos num prefeito que vaido ficar quatro anos mamando sem fazer nada? Vamos abrir os olhos meu povo!!!! Deixemos o Falo dos artista para lá…

  204. Aline Rabello disse:

    Com Deus não se brinca!
    A Santa Ceia é coisa sagrada!
    Representa a carne e o sangue de Cristo!
    O aluno quis dizer que nosso Senhor Jesus Cristo é um pênis?
    Coitado dele, do professor e de todos que estão apoiando um assunto tão sério como este!
    Depois não reclamem das consequências!
    Toda ação tem uma reação!
    Deus é Deus!

  205. Jéssica disse:

    Certo que representar a veneração dos romanos com o pênis é uma coisa, agora transformar a santa ceia num conjunto de pênis eretos, já é demais! COM DEUS NÃO SE BRINCA!

  206. De Carabas disse:

    ‎.i. .i. .i. .i. .i. .i. olo .i. .i. .i. .i. .i. .i.

    Santa Ceia versão digital ASCII , modelo UNIVASF
    Para colocarem em seus messengers!

  207. De Carabas disse:

    Espera, lendo todos os post eu acho que entendi, é assim:

    Se você ofender a uma pessoa: não pode!

    Se você ofender a religião, a moral, ou qualquer coisa referente à sociedade ou coletividade, de modo geral, por meio de qualquer expressão artística: pode!

    Entretanto se disser respeito a minorias raciais, sexuais ou sociais: não pode!

    Ser ofendido por qualquer expressão artística: pode!

    Reclamar porque foi ofendido ou e se sentiu ofendido por qualquer expressão artística: não pode!

    Acertei?

  208. Sandra Silva disse:

    Que absurdo ;isso é arte? arte na minha opinião é um trabalhador sobreviver com um salário minimo tendo que pagar água luz alimentar uma família,esse artista entre aspas,deveria sim é procurar uma boa lavagem de roupa, o que ele quis foi chamar a atenção e o pior é que conseguiu.Não se brinca assim com coisas ligadas a Jesus,foi uma brincadeira de muito muito mal gosto.Nada contra arte mais uma arte respeitosa que traga coisas positivas não essa coisa pornográfica.A tv já se encarrega de mostrar essas bobagens não precisamos ver em universidades.

  209. Neryvan disse:

    Vejam como se revela a decadência da sociedade, onde uma minoria deturpa os costumes religiosos utilizando objetos pornográficos, um grave absurdo! Só queria que esse ARTISTA SEM CRIATIVIDADE fizesse essa arte na Ásia para os MULÇUMANOS (Islamismo), ou relacionado a MAOMÉ, aí eu queria ver o que aconteceria com esse “SEM NOÇÃO”.

  210. Die disse:

    Quanto chororô, parece até que ninguém sabe o que é uma piroca. Vão lavar uma louça e deixem o cara se expressar. Cristianismo é uma religião falocêntrica, o cara só jogou isso na cara de vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários