Saneamento: “Se um não fizer a sua parte, prejudica o todo”, alerta presidente da Compesa sobre responsabilidade conjunta com prefeitura

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2014 às 07:00

Roberto Tavares CompesaA longa queda de braço entre a Prefeitura de Petrolina e a Compesa ainda rende rounds intermináveis. Mas o presidente da Companhia de Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e o secretário de Infraestrutura de Pernambuco, João Bosco de Almeida, alertaram, em entrevista a este Blog, que se o trabalho não for realizado conjuntamente, as obras de saneamento em vários bairros da cidade ficam comprometidas..

Até o final do ano nos concluiremos todas as nossas obras, e então ficará claro, inclusive nos processos que temos em conjunto com a  Prefeitura, no Ministério Público, quem está cumprindo a sua parte”, desafiou Tavares. E completou: “nossa proposta é fazermos juntos (Compesa e Prefeitura) para que nossas equipes trabalhem e concluamos essas obras, porque se uma não fizer sua parte, prejudica o todo”.

O secretário João Bosco ratifica os argumentos de Tavares com uma previsão animadora. “Petrolina terminará 2014 como uma das cidades mais bem servidas em abastecimento de água e esgoto”, prometeu. Segundo ele, será lançada uma pesquisa que vai comprovar esse estatus.

De acordo com Tavares, seis ou sete bairros que integram os convênios dos bairros Dom Avelar e Antonio Cassimiro, na zona norte, são realizados pela prefeitura e pactuados junto ao Ministério das Cidades. “Quem quiser comprovar basta acessar o Portal da Transparência (Governo Federal) e verificar isso. Essa parte representa um percentual importante, cerca de 20% a 30 % da cidade de Petrolina, e que a Prefeitura precisa terminar. Enquanto isso não acontecer, os esgotos continuarão indo para os canais e para o Rio. É preciso separar o que é obra da Compesa e o que é da Prefeitura. É fácil fazer isso: Na conta onde se cobrar taxa de esgoto a responsabilidade é da Compesa”, alertou.

Lagoas de Estabilização

O sistema operado pela Compesa deve ser concluído até o final de setembro, “Entre 20 e 25 (setembro), vamos inaugurar o emissário principal e continuar fazendo os ajustes nas outras estações de bombeamento para, até o final do ano, encerrar a obra. Além disso, aquelas obras antigas feitas pela Prefeitura também em outras gestões como Fernando Idalino, Jatobá, que não estão concluídas, serão interligadas ao nosso sistema novo”, anunciou.

Com a conclusão da obra de saneamento, cinco lagoas de estabilização, das nove existentes em Petrolina, de responsabilidade da Compesa, serão desativadas. “São espaços urbanos interessantes, que podem ser transformados em espaços públicos de lazer para a população, como parques. Elas devem ser despoluídas, mas sua localização pode gerar espaços públicos importantes para a população”, sugeriu.

Por Iana Lima

Saneamento: “Se um não fizer a sua parte, prejudica o todo”, alerta presidente da Compesa sobre responsabilidade conjunta com prefeitura

  1. Jaime disse:

    Muito cara-de-pau esse senhor. Em matéria recente vinculada neste blog a Compesa garantiu que o Parque Massangano, por exemplo, seria contemplado com o esgotamento sanitário no primeiro semestre do ano. Já estamos em setembro praticamente e certamente um novo prazo virá.
    Abaixo o link da matéria e na próxima vez que este senhor for ao blog, por gentileza, argui-lo sobre essas e outras promessas. A gente não é burro!

    http://www.carlosbritto.com/saneamento-no-parque-massangano-deve-ser-concluido-no-primeiro-semestre-deste-ano-segundo-compesa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários