Salgueiro será segunda cidade a debater interligação dos Rios Tocantins e São Francisco

por Carlos Britto // 18 de setembro de 2017 às 20:30

(Foto: Ilustrativa)

Depois de Petrolina, Salgueiro (PE) – no Sertão Central – será a segunda cidade a debater o Projeto de Lei n°6.569/13, que trata da interligação dos Rios Tocantins e São Francisco. A proposta é de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e foi reeditada, após mais de 20 anos no Congresso. A audiência pública para apresentação do projeto acontecerá na Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, e foi requerida pela vereadora Paizinha Patriota (PSB).

Já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, a interligação dos dois rios visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho (BA), aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

O trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia“, esclareceu o deputado. As obras, segundo Gonzaga Patriota, durariam no máximo um ano e meio e podem custar entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões. Para mais detalhes sobre o projeto, basta acessar aqui.

Salgueiro será segunda cidade a debater interligação dos Rios Tocantins e São Francisco

  1. Sempre Atento disse:

    Sabe quando isto vai acontecer,só quando a galinha extrair todos seus dentes,isto ai é coisa de políticos que passa 4 anos no mundo da lua,quando chega perto vem enrolar os abestalhados dos eleitores,pra poder coloca-lo no poder novamente,vamos colocar todas estas raposas velhas pra fora da política,já estão com os bolsos muitos cheios e viciados na moleza com o dinheiro da nação.

  2. Jeronimo São Luis MA disse:

    O nível das águas do rio Tocantins, em Tocantinópolis, região norte do estado, voltou a baixar e prejudica quem trabalha com o turismo e também os pescadores que tiram dele o sustento. Os moradores lamentam a situação da seca. Em alguns trechos, turistas conseguem fazer a travessia caminhando.
    Muitos barcos estão encalhados às margens do rio. Os pescadores dizem que esta é a pior seca dos últimos tempos. A situação é difícil para quem depende da pesca. “Não estamos conseguindo pegar nada nesse rio. A gente passa a noite, não pega nada, bota a rede e está no seco”, disse um dos pescadores. Fonte: Gl Tocantins de 17/07/2017

  3. Leonardo disse:

    Esse deputado Gonzaga deveria ter elaborado outros projetos como criação de reservas, revitalização do rio São Francisco ou trazer verbas para o incentivo de energias renováveis para o estado, e não esse projeto sem futuro, que só vai servi para lavagem de dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários