Representante do STR Petrolina não descarta greve na fruticultura irrigada se pauta não avançar

por Carlos Britto // 27 de janeiro de 2015 às 12:46

simone paim_640x480A diretora de política salarial do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, Simone Paim, admitiu a possibilidade de uma greve na fruticultura irrigada, após um impasse com a classe patronal durante a rodada de negociações acerca da pauta de reivindicações da categoria para 2015.

Em entrevista ao programa ‘Manhã no Vale’, da Rádio Jornal, Simone afirmou que as conversas estavam sendo satisfatórias até ontem (26), quando o patronato decidiu “impor” alguns itens.

Um deles é a implantação do banco de horas, que na visão da sindicalista traz prejuízos aos trabalhadores porque estes vão apenas tirar folga pelas horas extras, ao invés de receber em dinheiro. Outra proposta rejeitada pela categoria é o trabalho aos domingos e feriados, sem direitos em troca.

Simone disse ainda que o STR também se mostrou contra o fato de os empresários do setor quererem se recusar a receber atestados médicos concedidos por especialistas que não sejam o médico da empresa. “Isso é um absurdo. Os trabalhadores não querem adoecer, e só adoecem pelas próprias condições de trabalho”, afirmou.

A sindicalista disse estar alertando os trabalhadores nas empresas sobre a “situação crítica” nas negociações, mas frisou acreditar que na próxima rodada, amanhã (28), o consenso possa prevalecer. Ela deixou claro também que o STR não quer a greve, no entanto argumentou que num debate como esse “apenas uma parte saia no lucro”. “Não queremos ver 20 anos de convenção coletiva jogada no lixo. Esperava-se um pouco mais de sensibilidade da classe patronal. Não é justo com a economia do Vale do São Francisco, que é uma referência na produção de frutas e na mão de obra qualificada”, pontou. A pauta foi construída em conjunto com entidades sindicais de Pernambuco e Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários