Preocupante: Vazão do Rio São Francisco será reduzida ainda mais a partir de 1º de abril

por Carlos Britto // 27 de março de 2015 às 17:29

rio são francisco_640x360A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) autorizaram à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a praticar vazão de 1.000 m³/s dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, nos dias úteis e sábados, no horário de 0h às 7h, e durante as 24h, nos domingos e feriados, conforme solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A operação terá início no dia 1 de abril.

A necessidade dessa prática visa a segurança hídrica dos usuários das águas da Bacia do Rio São Francisco em virtude da longa estiagem que vem ocorrendo  nos últimos três anos, ocasionando o baixo armazenamento nos reservatórios. Atualmente, a vazão mínima praticada é de 1.100m³/s, valor que vem sendo mantido desde o ano de 2013.

Mais de quinhentos municípios ao longo da Bacia do Rio São Francisco são afetados por uma das maiores secas dos últimos 100 anos. Todas as medidas tomadas pela Chesf vêm sendo no sentido de preservar o nível dos reservatórios para o uso múltiplo das águas.

As informações sobre a redução de vazão estão sendo comunicadas para poderes públicos estaduais e municipais, comunidades ribeirinhas e, também, para a mídia e podem ser acessadas no blog www.chesf.gov.br/riosaofrancisco/. O acompanhamento dos níveis dos reservatórios pode ser feito pelo portal da Chesf (www.chesf.gov.br).

No último dia 17, durante reunião na sede da ANA, em Brasília, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Paraíba e do São Francisco (Codevasf), Alaôr Grangeon Siqueira, reforçou a gravidade por que passa a bacia do São Francisco atualmente. Segundo ele, muitos produtores rurais estão na iminência de parar de produzir, pois dependem unicamente da água do Velho Chico e a captação está cada vez mais difícil.

Vale ressaltar que o Lago de Sobradinho encontra-se com pouco mais de 18% de sua capacidade total de armazenamento.

Preocupante: Vazão do Rio São Francisco será reduzida ainda mais a partir de 1º de abril

  1. Tabosa disse:

    Carlos Brito, Eu já vi empresario que veio e tem seus parentes no interior,brigar e xingar porque estava chovendo na região e ia prejudicar seu parreiral,será que agora eles vão reclamar de chuvas?

  2. Maria do Socorro - 1° de abril, dia da Dilmentira disse:

    No dia 1º de abril, dia da mentira, os brasileiros vão fazer um apitaço, buzinaço e baterão panelas para protestar contra as mentiras de Dilma, o PT e a corrupção.
    Os protestos pacíficos começam às 20 hs e vão durar um minuto.
    Onde você estiver nessa noite e nessa hora, faça a sua parte!!

  3. Josival Amorim disse:

    Incríivel, como se desencontram as informações! A vasão de 1.100m3/seg foi determinada e se praticou por muito tempo. quando a ANA determinou 1.000m3, a aparência em Petrolina é que a Chesf soltava 1.400m3/seg.
    Acho que nem a ANA nem a ONS fiscaliza de fato. Eles trabalham as informações passadas pela Chesf..Todas as manhãs aparecem em Petrolina muitas baronesas no meio do rio e um volume parece ser maior do que o autorizado. Há muito tempo a chesf deveria administrar melhor o volume em Sobradinho. O perímetro Nilo Coelho poderá pagar muito caro por tudo e em consequência toda a região. A prioridade é energia. O resto é pura enrolada. Os produtores do Nilo Coelho vão se ferrar e a região sofrerá o grande trauma sócio econômico.

  4. cicero lima disse:

    Essa é uma ação importante é esta no limite operacional do sistema. Mesmo assim o consumo mensal de 4% indica caos em agosto
    Precisamos de mais ações pra ter água na barragem. Cadê a Dilma?

  5. Palhaçada disse:

    kkk A Dilma e o Julio Lossio estão rindo da nossa cara, quer dizer, em quem votaram neles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários