Para Guilherme Coelho, aumentar a cobrança do uso da água do Rio São Francisco é “um absurdo”

por Carlos Britto // 22 de dezembro de 2018 às 09:00

Guilherme Coelho. (Foto: Duda Oliveira/Blog o Carlos Britto)

O ex-deputado Guilherme Coelho (PSDB) falou sobre o fim do chamado ‘Dia do Rio’, que suspendia a captação de água no Rio São Francisco às quartas-feiras, devido à situação crítica da bacia do São Francisco. A medida, adotada pelo Governo Federal, foi suspensa neste mês de dezembro, após os reservatórios ao longo da bacia mostrarem recuperação.

Essa medida foi comemorada pelo ex-deputado, mas ele demonstrou preocupação, pois se comenta que a taxa de K1 (cobrança da água aos produtores) pode aumentar ainda mais. Para Guilherme, “isso é um absurdo“.

O ex-deputado disse que essa medida precisa ser revista. “Isso é um encaminhamento do Comitê de Bacia do Rio São Francisco. Isso precisa ser revisto, pois a atividade não aguenta esse aumento, que chegou a mais de 500%. Como não cabe aumento de imposto em nosso país, não existe aumentar taxa de irrigação“, declarou.

Para Guilherme Coelho, aumentar a cobrança do uso da água do Rio São Francisco é “um absurdo”

  1. Luiz Dourado disse:

    No Brasil todo mundo paga luz, impostos etc. Só não tem consciência de que se deve pagar pela água, cuja cobrança retorna por meio de ações que melhoram a quantidade, qualidade e a sociedade ribeirinha.
    Guilherme Coelho precisa entender que o rio não e propriedade dele para fazer o que bem quer como fizeram a tropa de Coelhos em Petrolina com recursos do BNDES para as indústrias Coelho que foram a falência

  2. Edilberto disse:

    Acho que recursos naturais do pais é propriedade do povo do pais e, a prioridade tem que ser agua pra beber no caso do Rio, agua para a sobrevivência. Já presenciei na região do salitre a uns 40 anos atrás casos de morte, por ganâncias de empresários em querer se apoderar desses recursos como donos absolutos. Portanto acho que tem haver uma melhor gestão dos recursos do nosso Rio S. Francisco, dando prioridade a sobrevivência, o uso desordenado deixa uma uma pequena parcela milionários com sistemas de irrigação avançados e exportação, enquanto a maioria nem agua pra beber tem.

  3. Rosa Maria disse:

    Aqui no baixo São Francisco em Sergipe divisa com Alagoas o descaso e generalizada ,abuso dos empresários que faz uso da água mas não criam projeto para implementação do desacoriamento do rio ,como também formação de ilhas no rio com mor
    adias de overnaria e também nas margens. Onde está a fiscalização?…

  4. Wellington disse:

    O GOVERNO FEDERAL TEM QUE COBRAR DOS ESTADOS MÁS INVESTIMENTOS EM SANEAMENTOS E TRATAMENTO DOS ESGOTOS PARA DIMINUIR A POLUIÇÃO NOS RIOS, MARES E PRAIAS VAI DOMINUIR a escaceis de água no NORTE E NORDESTE. ACORDA PERNAMBUCO JÁ.

  5. Wellington disse:

    ÁGUA TEM PARA TODOS FALTA INVESTIR NAS BARRAGENS E EM SANEAMENTO COM CENTRAIS PARA TRATAMENTO DOS ESGOTOS . A FALTA DE SANEAMENTO E TRATAMENTO DOS ESGOTOS FAZ CRESCER A POLUIÇÃO E COM ISSO A ESCACEIS DE ÁGUA POTÁVEL. O POVO TEM QUE SE UNIR PARA ACIONAR E DENUNCIAR OS PARTIDOS E POLÍTICOS CORRUPTOS E OMISSOS QUE USAM E ABUSAM DO PODER. ACORDA PERNAMBUCO JÁ. SE TIVER ÁGUA VAI TER AVANÇO NO AGRESTE E SERTÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários