O forró de Irah Caldeira abençoado por Maciel Melo

por Carlos Britto // 07 de maio de 2013 às 22:06

Irah CaldeiraA cantora Irah Caldeira esteve no Vale do São Francisco na última semana para divulgar a grande novidade do seu próximo CD, que será gravado em outubro deste ano. Toda a produção do disco, desde a orientação das músicas até acompanhamento da gravação, será feito pelo cantor e compositor Maciel Melo. De acordo com Irah, a admiração pelo trabalho de Maciel é antiga, com vários encontros e desencontros.

“Eu conheci a obra de Maciel Melo em 1994, quando eu ainda morava em Minas Gerais, minha terra natal. Eu ouvi duas músicas do disco de Fagner, de autoria de Maciel, e me apaixonei. Dez anos depois, em 2004, gravei meu terceiro CD ‘Irah Caldeira canta Maciel Melo’. Coincidentemente, quase dez anos depois, ele irá produzir um disco meu”, conta Irah.

A escolha, segundo ela, se deve à identificação com o trabalho do artista. “Sou muito fã de Maciel, de toda sua obra. Eu me identifico com a poesia dele”. De acordo com a cantora, o novo repertório está sendo escolhido por ela mesma, com a orientação de Maciel.

“O grande diferencial deste CD é a participação mais intensa de compositores de Minas Gerais. Nos últimos trabalhos, 98% das canções são de artistas do Nordeste, por isso neste disco eu quero mesclar mais um pouco, trazer canções de nomes expressivos da música mineira”, explica.

Mesmo morando há 15 anos em Pernambuco, Irah não deixa de lado as raízes de Minas Gerais. “Quem conhece meu forró percebe a influência da música mineira. Eu uso a viola, a pegada do calango mineiro. Existe um toque de Minas em tudo que eu faço”, ressalta.

Semelhança com Elba

“Quem escuta pela primeira vez pode até confundir, mas nós somos muito diferentes”. É assim que Irah responde ao ser questionada sobre os comentários de que pareceria com a cantora paraibana Elba Ramalho. De acordo com ela, as duas têm o mesmo timbre e alcance vocal, mas são diferentes na interpretação.

Para a artista, ser comparada a Elba Ramalho é sinal de que seu trabalho está no caminho certo, já que, segundo Irah, a cantora é a referência feminina em música no Nordeste.

“As pessoas comparam muito, mas acho totalmente natural. Elba influenciou sim a minha história musical, assim como a história de outras mulheres. Essa comparação me deixa orgulhosa, ela é uma das grandes representações da música brasileira, e para as mulheres nordestinas, ela é número um”, elogia.

Por Monyk Arcanjo

O forró de Irah Caldeira abençoado por Maciel Melo

  1. Maira disse:

    Irah Caldeira. Nossa rainha! Tudo de bom!!!

  2. Everson Aguiar disse:

    Excelente cantora, só canta forró de 1ª!!!

    PS: Ela é bem mais bonita que Elba.

  3. Andrea maciel disse:

    Irah é um encanto, quem a conhece sabe!

  4. Carol disse:

    Mistura de Irah Caldeira com Maciel Melo. Que maravilha! Vai ficar bom demais. Forró de 1ª.

  5. Fatima disse:

    Irah Caldeira, cantora maravilhosa! Super talentosa.

  6. Irah Caldeira disse:

    Foi extremamente prazeroso nosso bate papo. Bom, muito bom, conversar com quem tem sensibilidade. Obrigada por tudo. 
    Um “xêro”. 

  7. ana soraya disse:

    Que conhece de perto o trabalho de Irah sabe do cuidado que ela tem ao escolher o repertório dos seus cds,ao mesmo tempo que ela valoriza a nossa cultura,ela também valoriza o papel do compositor.O seu show é muito bem muito bem produzido, ninguém consegue ficar parado,sem falar no cuidado e atenção que ela tem com seus fãs.Admirável!

  8. Ricardo Rodrigues disse:

    CANTA DEMAIS!

  9. Janeide disse:

    Irah é linda demais! Estou ansiosa pra dançar muito forró no seu show no São João aqui de Petrolina!!!

  10. João Emidio disse:

    Irah faz parte de um grupo seleto de artistas que além de só cantar o que presta, é dona de uma voz maravilhosa e um carisma louvável!! eu sempre tiro o chapéu pra quem defende a boa música, a nossa cultura. Mesmo em condições de desigualdade perante a mídia que as vezes toca muito “fulano safadão”, calcinha furada e tantas outras bandas que achincalham os nossos ouvidos. O meu apreço a um montão de artistas fiéis ao seu propósito: Irah Caldeira, Maciel Melo, Petrucio Amorim,Flávio Leandro, Flávio José e tantos outros que nem cabe no papel(João Sereno). Espero que no São João os prefeitos das cidades do nordeste continuem dando oportunidade a esses artistas, visto que o povo só ouve o que não presta por falta de oportunidade, e dá pra conciliar o forró autentico com os demais artistas. Um grande abraço!!!!!

  11. cesar otoni pimenta disse:

    ….Além de boa cantora e muito bonita!!! eu já dei ate um cheiro nelakkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários