Ministro da Integração inaugura trecho da Transposição em Cabrobó e fala em antecipar conclusão da obra

por Carlos Britto // 12 de setembro de 2017 às 12:00

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoriou, ontem (11) o andamento das obras da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que passam pelos estados de Pernambuco e do Ceará. Em Cabrobó (PE), o ministro e equipes técnicas acompanharam os serviços na primeira estação de bombeamento (EBI-1), responsável por impulsionar as águas do Velho Chico por mais 43,9 quilômetros subsequentes até chegar ao reservatório Terra Nova, no mesmo município. O enchimento das estruturas nesse trajeto deverá ser finalizado em até 15 dias.

Nossa meta é antecipar os prazos. Estamos trabalhando para que a água chegue ao reservatório de Jati até o final de janeiro do próximo ano, garantindo a funcionalidade ao estado do Ceará, já atendendo Pernambuco e seguindo rumo à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2018 as águas estejam na última estrutura do Eixo Norte em direção ao estado potiguar“, explicou Helder Barbalho.

Após inspecionar o funcionamento dos equipamentos hidromecânicos e elétricos da estação (EBI-1), Helder Barbalho acompanhou a chegada da água ao reservatório Tucutu – primeiro do eixo – situado após sete quilômetros da EBI-1. Na ocasião, foram abertas as comportas desse açude, para que as águas avancem pelos canais até o reservatório Terra Nova, completando 45 quilômetros com água no Eixo Norte. Ao longo desse trajeto, o Velho Chico passará por quatro aquedutos (Logradouro, Saco da Serra, Mari e Terra Nova) do projeto – implantados entre as duas barragens. “Nosso prazo estimado é acionar a segunda estação de bombeamento em cerca de 30 dias“, acrescentou o ministro.

Depois de Tucutu, a comitiva técnica realizou um sobrevoo nos mais de 100 quilômetros da etapa da Meta 1 Norte, para acompanhar de perto os trabalhos das frentes de serviço concentradas em Penaforte, no Ceará. Ao longo de todo esse trecho, quase 1.000 profissionais estão contratados para finalizarem as obras – metade do efetivo previsto para o pico de atividades que será de 2.000 operários até outubro deste ano. A expectativa é de ampliar os turnos para 24 horas ainda neste mês de setembro, para cumprir o cronograma de entrega do Eixo Norte até o início do próximo ano. (fotos/divulgação)

Ministro da Integração inaugura trecho da Transposição em Cabrobó e fala em antecipar conclusão da obra

  1. Maria Maria disse:

    Parabéns para o Ministro, se houver água suficiente para chegar até o destino final da obra. Eu pergunto : Por não revitalizaram primeiro o velho chico para que ele tivesse volume de água o bastante para abastecer todo esses quilometros de canal ? claro que sei a resposta, como todo brasileiro que tem um minimo de lógica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários