Evangélicos de Sobradinho (BA) dizem sentir-se perseguidos após prefeitura destruir muros do templo

por Carlos Britto // 07 de agosto de 2013 às 15:30

IMG00321Um impasse envolvendo a Prefeitura de Sobradinho, no Norte da Bahia, e a Igreja evangélica Batista Restauração está gerando uma grande polêmica na cidade. Os integrantes da Igreja acusam a administração de “perseguição” e dizem que a prefeitura teria violado direitos dos religiosos ao derrubar – sem notificação – os muros da Igreja. A denúncia chegou ao Blog através do relato da missionária Karine Oliveira.

Acompanhem:

A prefeitura de Sobradinho-BA se levantou contra a instituição a qual Deus constituiu na terra e contra maior obra social, que é a Igreja. Violou direitos, leis e executou um ato de desumanização contra os fiéis da Igreja Batista Restauração e por que não dizer também contra a comunidade, tendo em vista o papel que a igreja exerce na sociedade: transformando, recuperando vidas, famílias, reintegrando à sociedade os que se encontravam à margem. Temos título de doação, solicitação de alvará de construção, dentre outros.

Um tal de Milton de Oliveira Nunes Filho dizia ser o responsável pelo expediente da Secretaria de Obras e, juntamente com os que o acompanhavam, dizia que estava cumprindo ordem do procurador do município. Agora me pergunto com que poder e autoridade isso dentro da lei é concebido?

Já havíamos investido uma quantia considerável no terreno, que se encontrava com os muros erguidos. Nós, como pastores do ministério (Pr. Gilmar e Missionária Karine), não recebemos nenhuma notificação prévia, fomos avisados por um membro que se encontrava perto do local, que nos informou indignado. Ao chegarmos lá, constatamos que não havia nenhuma determinação judicial por partes dos executores, onde consideramos o fato repudiante e monstruoso!

Eles não só passaram a máquina nos muros, mas também na alma da Igreja/fiéis! Com tantas irregularidades gritantes em nosso município, de caráter de urgência, com ações interventivas na saúde pública dessa cidade, tais como alcoolândia instalada no mercado público municipal, fechamento do matadouro, nenhum apoio às casas de recuperação de viciados, PSFs fechados, ausências constantes de médicos no “hospital”, medicamentos, dentre outras coisas…

Estamos correndo com o processo/apresentação de todos os documentos, em juízo. Minha estima pelo prefeito da cidade caiu por terra. Não votei no mesmo, mas particularmente esperei atitudes mais assertivas. Oro para que seja minimizada a mão de Deus sobre o seu governo e suas vidas, pois este ato não ficará impune diante de Deus. Vocês se levantaram contra a instituição errada, ainda há tempo de corrigir o erro, levantem os muros de volta e deixe a igreja caminhar.

 Karine Oliveira/Missionária

Evangélicos de Sobradinho (BA) dizem sentir-se perseguidos após prefeitura destruir muros do templo

  1. Verdade disse:

    Os muros do terrenos estavam desobedecendo o alinhamento do prédio já existente o hotel lago de sobradinho, como também, com esse avanço ficou dentro dos limites da BA 210 que faz a entrada da cidade, além de não existir nem um projeto na Secretária de obras sobre loteamento naquele local, depois de tudo isso a doação de terreno público a qualquer instituição evangélica é proibido pela constituição federal pois o estado é laico e não pode favorecer a nenhuma igreja em detrimento de outra. Sabemos também que o terreno publico mesmo quando pode ser doado tem que passar pela votação na câmara o que também não aconteceu.

    1. aluna disse:

      INFELISMENTE ESSA GESTAO SE PRECIPITOU E MUITO AS COISAS NÃO RESOLVEM ASSIM….OS MESMOS ESTÃO MOSTRANDO UM GRANDE DESCASSO COM A POPULAÇÃO, VC FALOU BEM O BRASIL É UM PAIS LAICO, MAIS CADA UMA COM SUA ESCOLHA DE RELIGIÃO, POREM A PREFEITURA TERIA QUE TENTRA RESOLVER ESSE POBLEMA SEM MAIS PREJUISOS…E SEUS ELEITORES TAMBEM NÃO TINHA ALGUNS EVANGELICOS E NEM POR ISSO DEIXARAM DE EXERCER O ATAO DEMOCRATICO QUE É O VOTO!!!

    2. Coco Seco disse:

      A informação existe para os desinformados! Todas as igrejas católicas foram erguidas em terrenos doados. Então, não seja tolo.
      Ainda que tal construção estivesse irregular, seria sensato da parte da administração pública uma notificação e um prazo para corrigir alguma possível irregularidade.
      O pior da política é a miopia que assola os eleitores, que deveriam se comportar como “patrões” desta classe, cobrando seus direitos (sempre usados nas campanhas mas nunca realizados) e dando a resposta certa nas urnas.

    3. absurdo disse:

      É incrível como tem gente desinformada. O estado é laico sim, mas isso não quer dizer que o estado é anti-religião, muito pelo contrário, a laicidade do estado significa que ele não tem uma religião oficial, mas protege todas elas, nos termos do art. 5º, inc. VI da Constituição. O estado pode sim doar um terreno para uma igreja, contanto que o faça também para as outras religiões. Mas aberrante é um município doar terreno para a iniciativa privada, coisa muito comum neste país, onde o único objetivo do beneficiário é o lucro. A despeito dos problemas por que passa qualquer instituição humana, a igreja exerce papel fundamental na construção de uma sociedade pacífica, ordeira, solidária e desenvolvida; assumindo, em diversas situações, as vezes do estado, este sim, falido, vendido idelogicamente, corrupto e despreparado para as necessidades sociais, e, no caso apresentado, fora da lei.

  2. Terra dos Impossiveis disse:

    “Oro para que seja minimizada a mão de Deus sobre o seu governo e suas vidas, pois este ato não ficará impune diante de Deus.”
    Esses evangélicos não acreditam em perdão não !!??

  3. Snoop disse:

    Só porque é evangélico não pode estar irregular? Vão vir com papinho de perseguição, como sempre?

    1. Coco Seco disse:

      Ô Chihuahua, pode haver irregularidade sim, mas isso não justifica a atitude desastrada da prefeitura…

    2. Diêgo Santos disse:

      Se estava irregular eles deveriam apresentar uma notificação para correção do mesmo. Se trata de perseguição sim, ou política ou religiosa. A igreja deveria mover uma ação indenizatória contra esses cães ferozes!!!

    3. absurdo disse:

      Os evangélicos neste país sempre foram perseguidos e discriminados, isto é fato. Agora, quem tem mania de se achar discriminado e perseguido são os ativistas da “sociedade conteporânea”, quais sejam, os grupos lgbtwxyz, marcha da maconha, marcha das vadias, femem, pro-aborto , anarquistas, entre outros, dos quais vc faça parte. Agora surgiu mais uma nova, no programa superpop da redetv do dia 07.08.13, grupos de naturalistas estavam reinvidicando o direito de andarem nus nas praças públicas. Isso mesmo, eles queriam ter o direito de mostrarem seus órgãos sexuais pra todo mundo ver, e sabe qual foi o argumento principal levantado? eles estavam sendo discriminados por não poderem andar nus. Uma piada. Em uma sociedade relativista, sem estabelecimento de padrões morais de certo e errado, estará, indubitavelmente fadada à ruína.

  4. aluna disse:

    OS GOVERNANTES E SEU BANDO SEMPRE POE A MÃO EM NOSSO DINHEIRO, DINHEIRO ESSE QU E É PÚBLICO…E NÃO PÓRQUE TENTARAM SE QUER RESOLVER ESSE CONSTRANGIMENTO SEM ESSE ATO , TEM TANTOS MEIOS DOS DOIS LADOS AFETADOS CHEGAREM A UMA CONCLUSÃO…NA MINHA OPINIÃO A PREFEITURA SE PRECIPITOU POIS ESSES MEUS CRISTÃOS PODEM ATE MESMO TEREM VOTADO NESSA ATUAL GESTAL!!

  5. JAMES WILLIAM disse:

    SOBRADINHO A CADA DIA Q PASSA VAI DE MAL A PIOR, E ESTE GOVERNO Q A MAIORIA APOSTOU Q SERIA A MUDANÇA PARA NOSSA CIDADE, JA PERCEBERAM Q SERÁ TAO SOMENTE MAIS UM Q PASSARÁ E NADA MUDARÁ, ATÉ AS IGREJAS AGORA SÃO ALVO DE PERSEGUIÇÃO, SABEMOS Q TODAS AS IGREJAS DESTA CIDADAE TIVERAM SEUS TERRENOS DOADOS SEM PASSAR PELA CAMARA, AGORA PERGUNTO? PQ SO COM ESTA IGREJA Q TEVE ESTA BUROCRACIA TODA, Q DEUS TENHA MISERICORDIA DOS Q FIZERAM ISSO, POIS NAO DERRUBARAM UM IMOVEL COMUM,MAIS SIM A CASA DE DEUS.

  6. Verdade disse:

    Será que o terreno desta igreja, não passou por uma proteção política quando sabemos que foi doado no final da administração passada simplesmente porque o pastor era o chefe de gabinete e aproveitou as doações irregulares em toda a cidade para pegar em nome da igreja um terreno.

  7. luiz disse:

    recentemente eu estive em sobradinho depois de 12 anos fique chocado com a cidade de sobradinho nada mudou uma cidade turística sem uma infraestrutura o hospital nei tem uma maquina de raio-X as ruas faz vergonha estrada de terra eu gostaria de saber em que o prefeito de sobradinho ta investido o primeiro prefeito de sobradinho ja tem 25 anos e a cidade não
    mudo nada o que o sr. prefeito tem a dizer saúde,escola,as ruas não tem um saneamento básico vamos investi mais na cidade sr.prefeito de sobradinho.

  8. luiz disse:

    e pior que pleno final de ano a cidade de sobradinho parecia que estava abandonada.o vandalismo deixava as pessoas preocupadas com um descontrole total do vandalismo, se vc se dirigisse ao único caixa eletrônico para fazer um saque não conseguia fazer os caixas estava quebrados devido o vandalismo. teria que se desloca ate a cidade de Juazeiro para fazer um saque bancário.que unico caixa estava quebrado devido o vandalismo em sobradinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários