Lojistas promovem campanha contra tributação exagerada no 9º Dia da Liberdade de Impostos

por Carlos Britto // 27 de maio de 2017 às 14:45

Para conscientizar a sociedade sobre a excessiva carga tributária que recai sobre a população, no próximo dia 1º de junho a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) alertará para o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), que este ano está na  9ª edição. A ação acontecerá em 12 Estados, mais o Distrito Federal. Neste dia, comerciantes dos mais variados segmentos venderão produtos com o desconto referente ao valor dos impostos incidentes.

A carga tributária no Brasil é um peso alto na sociedade. Um bom exemplo está na simples rotina de um cidadão: quando acorda pela manhã, acende a luz (45%); vai ao banheiro e escova os dentes (os impostos com água são 45%, com pasta de dentes 31,37% e com escova de dentes, 48%); toma banho (sabonete 31,13% e  shampoo 44,20%); vai tomar um café (36%), coloca açúcar (40%) e come um pão (25%) com manteiga (37%); prepara-se para ir ao trabalho, coloca uma roupa (37%), pega a chave do carro (média de 45%), resolve fazer uma ligação no celular antes de sair de casa (41%) e, por fim, lembra que precisa abastecer o carro antes de chegar ao trabalho (57%).

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros precisam trabalhar 151 dias, em média, para pagar impostos. Entre os 30 países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil é o que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o diretor executivo da CDL Petrolina, Valdivo Carvalho, o Dia da Liberdade de Imposto é uma ação do comércio para conscientização sobre a alta carga tributária brasileira que incide em produtos e serviços e é onerosa para a população. “O objetivo é chamar a atenção sobre a aplicação correta dos impostos em benefício para toda a sociedade. Infelizmente o valor que pagamos pelo imposto não é utilizado como deveria, em saúde, infraestrutura, escolas, segurança, transporte e saneamento básico para toda população. Precisamos nos unir para cobrar mais atenção a aplicação dos impostos em beneficio da sociedade”, afirmou.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários